LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celulares pós-pagos já são maioria comparado a linhas pré-pagas, diz Anatel

02 de abril de 2024 10

Os usuários de planos de dados de smartphones — popularmente chamados de “pós-pagos” — já são maioria no Brasil, de acordo com levantamento feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Pelos números divulgados pelo órgão, o volume de assinantes dos planos mais básicos de linhas pós-pagas superaram em 100 mil aqueles que preferem carregar créditos antecipadamente — especificamente, são 107,2 milhões para o primeiro, e 107,1 milhões para o segundo. É a primeira vez na história do setor nacional que isso acontece.


É importante ressaltar, antes de tudo, que esses números contemplam apenas “planos humanos” — ou seja, uma pessoa que adquiriu a assinatura — e estão excluídos da conta os planos empresariais (estes também têm um número próprio, porém: 214,3 milhões de ativações confirmadas em fevereiro).

Os números da Anatel também foram quebrados por operadora, com a Claro aumentando seu volume de clientes pós-pagos (245 mil clientes em fevereiro, 37 milhões no total) e a TIM mantendo-se a única com maioria pré-paga (33,3 milhões no consolidado). Entretanto, a agência ressaltou que mesmo a operadora italiana teve um crescimento maior nas linhas com mensalidade: 156 mil ativações em fevereiro.

Finalmente, a Vivo manteve sua liderança em volume de clientes, com 235 mil ativações pós-pagas em fevereiro (46,4 milhões de usuários consolidados) contra 37 milhões de linhas “com crédito”.

Os números totais, no entanto, apontam para uma retração no mercado de telefonia móvel brasileiro, que teve 397 mil novas ativações totais. Para fins de comparação, em janeiro — apenas um mês antes — este número foi de 663 mil.

A Anatel ainda indica um avanço de planos 5G, com 1,1 milhão de novas conexões registradas em fevereiro (22,7 milhões de acessos totais) – um aumento de 5,3% no mês. Novamente, a Vivo liderou este crescimento, com 428 mil novas ativações, frente a 409 mil da Claro e 259 mil da TIM.


10

Comentários

Celulares pós-pagos já são maioria comparado a linhas pré-pagas, diz Anatel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista