
Economia e mercado 03 Mai
A Comissão Europeia anunciou hoje que o sistema operacional iPadOS da Apple foi enquadrado na Lei de Mercados Digitais, uma medida que provavelmente forçará a Apple a adotar todas as mudanças recentes da loja digital no iPhone em seu tablet.
No início de março, a Apple foi forçada pela União Europeia a lançar uma nova App Store no iPhone que permite a instalação de aplicativos de terceiros, sendo uma mudança enorme no modelo de negócios que a Apple adotou desde o início de sua loja digital.
Esta semana, a União Europeia aplicou medidas ainda mais drásticas para a gigante de Cupertino, forçando-a a realizar as mudanças na loja também nos dispositivos que usam o iPadOS.
A UE afirma que a Apple tem seis meses “para garantir a total conformidade do iPadOS com as obrigações da DMA". A medida vem após uma investigação de mercado para descobrir se o sistema operacional iPadOS da Apple “constitui uma porta de entrada importante para os usuários empresariais chegarem aos usuários finais e, portanto, deve ser designado como um gatekeeper", apesar do ecossistema iPadOS da Apple não atender ao limite quantitativo estabelecido no DMA.
A CE afirma ter descoberto que “o número de usuários empresariais da Apple excedeu onze vezes o limite quantitativo” e que “o número de usuários finais estava próximo do limite e prevê-se que aumente no futuro próximo”.
A CE afirma ainda que descobriu que os usuários finais “estão presos ao iPadOS”, alegando que “a Apple aproveita seu grande ecossistema para desincentivar os usuários finais de mudar para outros sistemas operacionais para tablets”. Finalmente, a Apple é acusada de restringir os usuários empresariais ao iPad “devido à sua grande e comercialmente atraente base de usuários e à sua importância para certos casos de uso, como aplicativos de jogos”.
A mudança significa que a Apple provavelmente terá que adotar muitas das mudanças que fez com o iOS 17 e seus melhores iPhones da UE também em sua linha de iPads. Isso pode significar uma mudança para mercados de aplicativos alternativos, bem como distribuição na web (sideload) e novas regras para aplicativos de streaming de música, emuladores de jogos e aplicativos de streaming de jogos também.
Em um comunicado oficial, um porta-voz da Apple disse ao iMore:
Continuaremos a colaborar de forma construtiva com a Comissão Europeia para cumprir o DMA, em todos os serviços designados. O nosso foco continuará a ser o fornecimento dos melhores produtos e serviços aos nossos clientes europeus, ao mesmo tempo que mitigamos os novos riscos de privacidade e segurança de dados que o DMA representa para os nossos usuários.
Ainda que as mudanças na App Store para iPadOS não sejam extremamente drásticas, tendo em vista que o sistema já compartilha de muitas similaridades com o iOS, é curioso ver a Apple finalmente se rendendo ao "livre mercado".
Será que veremos essas mudanças sendo aplicadas em outras regiões?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários