
Economia e mercado 30 Abr
06 de maio de 2024 144
O mercado chinês de smartphones voltou a crescer após 11 trimestres em queda. Os números revelados pela TechInsights mostram que o começo de 2024 marcou o retorno da Huawei e também a queda da Apple ao ponto da empresa "sumir" do pódio e entrar na categoria "outros".
Segundo dados coletados de janeiro a março deste ano, a OPPO lidera a venda de smartphones na China, sendo que a empresa tem 16,9% de participação. Já a segunda e a terceira colocação estão "emboladas" em um quase empate entre Honor e Huawei.
A primeira tem 16,7% de quota de mercado, enquanto a segunda traz 16,6%. No entanto, o que mais chama a atenção é o fato da Huawei crescer impressionantes 118,8% neste começo de 2024, sendo que esse é apenas um reflexo das vendas da linha Mate 60 do ano passado.
A quarta posição é ocupada pela vivo, com 16,1% de participação de mercado, e a Xiaomi fecha o pódio com 15% de fatia e um crescimento de consideráveis 11,8%.
Apesar de estar na categoria outros, a Apple soma 13,7% de mercado, com uma queda considerável quando levamos em consideração que a empresa chegou a liderar no ano passado.
Comentando o assunto, os analistas da TechInsights apontam que esse pódio dominado por marcas chinesas é fruto de um consumo "nacionalista" para priorizar marcas locais. Além disso, os dados mostram claramente que a linha iPhone 15 não "empolgou" os chineses.
No momento, a expectativa é ver qual será o reflexo do lançamento da família Pura 70 na participação da Huawei no segundo trimestre, sendo que as vendas globais dos aparelhos é outro fator que pode fazer a chinesa ganhar participação no mercado global em uma lenta recuperação.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários