
Tech 24 Mai
Após lançar um núcleo de rede 5G independente na nuvem da AWS para fornecer serviços com latência ultrabaixa na Alemanha, a Nokia realizou hoje a primeira ligação imersiva com o novo codec 3GPP Immersive Voice and Audio Services (IVAS) que promete revolucionar as chamadas de voz e vídeo via 5G.
Segundo o comunicado oficial da Nokia, o IVAS permite que os usuários façam chamadas de voz e vídeo com som espacial 3D em tempo real ao invés do áudio monofônico utilizado nas ligações até hoje.
A primeira ligação feita com a tecnologia foi realizada hoje no campus da Nokia em Espoo, na Finlândia por Pekka Lundmark, CEO da Nokia, para Stefan Lindström, embaixador de digitalização e novas tecnologias do país.
O local da ligação foi escolhido a dedo: a mesma sala onde a primeira ligação via 2G foi realizada pela Nokia em 1991. Durante a ligação, o CEO da Nokia disse:
Demonstramos o futuro das chamadas de voz. Essa tecnologia de áudio inovadora leva você ao ambiente do chamador, criando uma experiência de audição espacial e massivamente aprimorada para chamadas de voz e vídeo, oferecendo benefícios significativos para aplicações empresariais e industriais.
Em resposta, Stefan Lindström disse:
Estou orgulhoso do papel de liderança que os pesquisadores e engenheiros da Nokia desempenharam na criação dessas tecnologias inovadoras de voz e áudio imersivas. Graças à padronização, o mundo inteiro agora se beneficiará dessa inovação.
O codec IVAS foi criado com a colaboração pública de 13 empresas participantes de um consórcio para definir um formato que será utilizado por celulares, tablets e PCs em ligações imersivas, pois apenas é necessário ter dois microfones habilitados no aparelho para captação e transmissão de áudio 3D.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários