
Economia e mercado 05 Ago
29 de julho de 2024 0
Atualização (29/07/24) - JB
O HarmonyOS Next deve trazer como grande novidade a assistente pessoal Celia ainda mais proativa graças a integração da Inteligência Artificial na ferramenta.
Comentando o assunto, um conhecido vazador revelou que o atual beta do sistema já traz uma prévia das funções que a Celia poderá realizar.
Um exemplo citado é que basta arrastar um item da lista de tarefas para que a Celia possa oferecer uma série de opções relevantes: como chegar no local, trânsito no caminho e reagendar compromisso.
A Celia também será capaz de responder perguntas complexas, aprendendo o contexto da conversa para que tudo se pareça com uma interação natural.
Para isso, a assistente receberá integração com a IA Pangu Large Model 5.0, que tem aspectos lógicos e de raciocínio 90% mais eficientes.
Assim, o usuário também poderá traduzir conteúdo, pedir informações relevantes e até mesmo para a Celia compor músicas ou textos mais complexos.
No entanto, a nova assistente só estará completa na liberação da versão estável do HarmonyOS Next, que deve acontecer no fim do ano.
Texto original (11/06/24)
A Huawei deve lançar uma nova "super assistente", unindo a velocidade da nova conexão 5.5G com os recursos de Inteligência Artificial generativa. A ferramenta recebeu o nome de "Celia".
Comentando o assunto, o vice-presidente sênior da fabricante chinesa, Cao Jibin, disse que a empresa tem trabalhado na assistente há algum tempo, sendo que ela deve usar a linguagem de IA "Pangu Model 5.0".
Essa novidade deve ser apresentada na conferência de desenvolvedores HDC 2024, sendo que a assistente deve equipar smartphones, notebooks e outros dispositivos com HarmonyOS Next.
A Huawei é a primeira empresa a introduzir a IA em smartphones. Na próxima etapa, construiremos a Celia, que é um super assistente baseado no modelo Pangu, integrando os recursos do 5G + IA para fornecer aos usuários dispositivos melhores.
Para o executivo da Huawei, a chegada da Celia só deve acontecer agora porque a rede 5.5G garantirá mais velocidade para processamento das informações fornecidas pelos usuários.
Com isso, a Celia deve apresentar respostas complexas em um formato de diálogo com o usuário. Por fim, Jibin também ressaltou que a Huawei tem trabalhado em várias frentes para se tornar autossuficiente em diversas tecnologias.
A Huawei está trabalhando com a indústria para coletar, classificar e apresentar informações de forma mais científica por meio da colaboração em chips, software, hardware, terminais, redes e nuvens, e para organizar a construção da infraestrutura digital.
Por ora, não há previsão para lançamento da Celia, mas, ainda assim, essa é uma proposta muito parecida com a da nova Siri, que foi apresentada pela Apple no evento WWDC.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários