LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China protesta contra possíveis novas sanções dos EUA no mercado de chips

19 de julho de 2024 23

Atualização (19/07/24) - JB

Após diversas fontes confirmarem que o governo dos Estados Unidos está se preparando para penalizar até mesmo as empresas que vendem máquinas de chips para a China, o governo chinês se posicionou duramente contra a medida.

Em comunicado oficial divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, Pequim disse que as medidas estudadas pela Casa Branca prejudicam gravemente as regras do comércio internacional.

Os Estados Unidos exageram no conceito de segurança nacional, politizam questões comerciais e tecnológicas e as usam como armas para apertar o controle sobre a exportação de chips para a China e coagir outros países a irem atrás da indústria chinesa de semicondutores.

Imagem/reprodução: acervoTC.

O porta-voz do ministério chinês, Lin Jian, ainda pediu que Holanda e Japão "façam a coisa certa" e resistam firmemente à coerção dos EUA.

Além disso, ele instou esses países a defender uma ordem comercial justa e aberta para proteger os interesses das suas empresas "no longo prazo".

Por enquanto, a Casa Branca não comentou o assunto. Mesmo assim, dificilmente ASML e Tokyo Electron possam fazer alguma coisa caso os EUA ativem a regra FDPR.

Isso porque ela prevê que o governo americano assuma o controle total das máquinas produzidas por essas empresas.

Texto original (18/07/24)

EUA podem penalizar ASML e outras fabricantes de chips por não aplicar sanções duras a China

O governo dos Estados Unidos tem considerado aplicar uma espécie de "penalidade" para a ASML e empresas japonesas que seguem fornecendo máquinas de chips para a China.

Segundo pessoas que possuem acesso ao Departamento de Comércio, o governo Biden quer usar a "regra do produto estrangeiro direto" (FDPR) para evitar que equipamentos produzidos por ASML e Tokyo Electron sejam entregues aos chineses.

Introduzida na legislação americana em 1959, a FDPR dá total poder para que o governo dos EUA possa interferir no comércio de tecnologias que foram desenvolvidas inicialmente no país, mesmo que elas sejam usadas em outros países.

Na prática, caso seja aplicada, a FDPR tirará a ASML do controle dos equipamentos que ela mesmo produz, uma vez que eles contém tecnologias e patentes dos EUA.

Imagem/reprodução: acervoTC. O uso da FDPR é uma medida extrema que está sendo considerada pela Casa Branca.

Em reuniões realizadas em Tóquio e Haia, representantes do governo dos EUA tem alertado que a Casa Branca está disposta a aplicar a FDPR caso as empresas dos países não endureçam as sanções contra os chineses.

O governo dos EUA ainda exige que a ASML deixe de dar assistência a equipamentos que foram vendidos para os chineses antes das sanções.

Por enquanto, ASML, Tokyo Electron e o Departamento de Comércio não comentaram o assunto.

De toda forma, o governo americano quer ampliar as sanções contra os chineses antes das eleições deste ano, que serão realizadas em novembro.

Analistas de mercado também consideram que a tendência é de que a "disputa comercial" entre China e EUA fique ainda mais acirrada em 2025, independente do presidente que assumir a Casa Branca.

Veja mais


23

Comentários

China protesta contra possíveis novas sanções dos EUA no mercado de chips
  • O sol brilha para todos. Mas o que percebo é que se E.U.A sempre vão querer estar no controle e ser a maior potencia do planeta, seja em questões financeiras, tecnológicas, militares ou o que for. Se eles não estão dominando ou sentem que algum outro país está se destacando, não tem jeito, vão tentar derrubar de alguma maneira.

      • O meu mundo é o ocidental por isso, defendo o ocidente das garras malignas dos chineses pq, o ocidente sempre vence pq, é mais inteligente, democrático e não usa trabalho escravo. GO USA %uD83C%uDDFA%uD83C%uDDF2.

          • O Brasil é ocidental?

            Quando se fala em Brasil como parte do Ocidente se está falando sobre a "teoria das civilizações".

            Não é sobre geografia, tampouco sobre geopolítica, menos ainda sobre economia ou raça. E no que concerne a teoria das civilizações, o Brasil não é ocidental.

            O Brasil não é ocidental porque as raízes culturais do Brasil não estão na modernidade iluminista, à diferença da civilização ocidental, que é a civilização do individualismo, do racionalismo, do Iluminismo, do cálculo de interesses, etc.

            Infelizmente, o grau de confusão em relação a esse tema, fruto de um incomensurável analfabetismo no que concerne as civilizações e suas distinções, faz com que eu seja como um profeta pregando sozinho no deserto.

            Porque entre neocons falando que o Brasil é ocidental, terceiro-mundistas falando que ele não é ocidental porque é "do Sul Global", ressentidos e supremacistas pardos falando que ele não é ocidental porque não é branco, vira-latistas que se apoiam nos EUA para tudo falando que não é ocidental porque "os EUA não nos consideram ocidentais, eles nos veem como latinos", etc., ninguém domina os termos e conceitos desse debate.

            O primeiro sinal da indigência intelectual é considerar que os EUA, por um lado, e Roma, Grécia e o Medievo europeu pertencem à mesma civilização. Evidentemente não pertencem. A essência dos EUA não é nenhum mero aprofundamento da decadência europeia, mas a inversão de boa parte das concepções civilizacionais europeias, isso quando não inclui a infiltração de elementos completamente alienígenas.

            Trata-se, aí, de dois universos civilizacionais distintos, um ocidental e um europeu. Isso é largamente e amplamente abordado por todos os europeístas, desde por exemplo Martin Heidegger e Ernst Jünger, passando por Alain de Benoist e Julius Evola, e chegando a todos os autores contemporâneos que abordam a identidade civilizacional europeia.

            Nesse sentido, está certo quem diz que "temos a ver" com a Europa. Mas já de partida não podemos nos considerar ocidentais porque nem mesmo a Europa é ocidental. Mas mesmo o "ter a ver" com a Europa, afinal, nossa civilização é filha da sua civilização, não nos torna europeus.

            Afinal, sem ser a inversão da civilização europeia, nos enraizamos nas Américas de forma diferente, nos misturamos com outras civilizações e o resultado é uma diferente maneira de viver no mundo, tudo isso demarcado por alguns elementos que, segundo o filósofo Alberto Buela, moldam a nossa consciência: uma catolicidade integral (de caráter não confessional, ou seja, que determina até quem é ateu ou de outra religião), um sentido hierárquico da vida (que se apega a valores objetivos e vê o cosmo e a sociedade como totalidade orgânica), uma preferência de si mesmo (ou seja, uma segurança identitária que leva ao respeito pela diferença e facilidade de integração, absorção e mestiçagem) e uma concepção do tempo própria - o tempo visto como "maturação" (uma percepção telúrica de origem indígena que implica tanto uma tendência à ociosidade, como uma predisposição para a ação rápida no momento necessário).

            Tudo isso nos torna uma civilização própria, em distinção da europeia, da ocidental, e de todas as outras.

            • Aprendam uma coisa, todo este ataque contra a China não tem nada a ver com segurança nacional e sim porquê a China esta crescendo muito, ela cresce o dobro dos americanos e com isso ela se tornará a maior potência econômica do mundo, isso é medo entendeu, medo, e outra armas como mísseis precisam de chips, se a China não tiver chips ela e a Rússia não poderão fabricar suas armas e se defender, pelo menos acho que isso pode ter alguma ligação.

              • China finalmente está arregando, o melhor que ela faz é se render, não adianta, as grandes invençoes desde a corrente alternada até a internet é dos EUA !

                AMERICA FIRST !

                  • Arregando em quê meu caro, existe um minério importante para fabricação de Chips que só a China tem e a Rússia, se eles pararem de vender os americanos não terão como fabricar chips.

                  • Eua são o câncer do mundo

                      • Ain%u2026 Holanda e Japão eu preciso de vocês. Me vendam suas máquinas de chips.

                          • Todo e qualquer país que querer autonomia primeiro terá que cortar laços com esse país

                            • Querem garantir q serão os únicos a espionar o mundo e os únicos q podem ser a maior economia de todas. Nada disso vem a força se não investirem e forem competitivos vão perder o posto por mais birra q fizerem isso é inevitável. Só q fazendo assim além de perder o posto não vão participar do sucesso do crescimento chinês como sempre fizeram pois eles serão auto suficientes desenvolvendo sua própria tecnologia.

                                • Os EUA não respeitam ninguém, nem seus aliados, os usam de toda forma acham certo para eles! Não respeitam a soberania alheia! Os imperialistas nunca mudam, está no sangue, descendentes de ingleses, não perdem o costume!
                                  Nunca fui segurança nacional, é medo de perder para outro país o seu posto de mais rico do mundo!

                                    • kkkkk
                                      Ninguém respeita mais os EUA.

                                        • Manda quem pode, obedece quem tiver JUÍZO. Afinal é em PRO de Segurança Nacional para um mundo livre de comunistas.

                                            • O que é comunismo, poderia nos dizer o que é, o significado e etc? Americanos já mataram muito mais gente fornecendo armas ou entrando em guerras do que os comunistas, se liga na história desinformado.

                                                • O comunistas de fantasia criado na cabeça de pessoas tem mentes fraca e manipulado, o mundo é grande para caber todos tipos de raça humana e tambem pessoas que tem ideologia diferentes, seja humana humilde aceitar diferenças dos outros

                                                  • Vão interferir nas receitas de um monte de empresas mundo afora por causa de uma birrinha delirante rs. Mas o grande inimigo do mundo é a China né? %uD83E%uDD21

                                                      • Eita que o negócio tá ficando melhor ainda.
                                                        Os EUA se intrometendo na soberania de um país.

                                                        Se eles usam essa lei para um país, pode fazer para todos!

                                                        Isso é bizarro! Quem é vilão nessa história mesmo?

                                                        Android

                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                        Android

                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                        Especiais

                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                        Software

                                                        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2