LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Motorola Edge 50 Neo: design premium e câmeras vão conquistar? | Vídeo Hands-On

04 de setembro de 2024 12

Lançado no exterior no fim de agosto, o novo Motorola Edge 50 Neo deve ser lançado no Brasil a qualquer momento e, a depender do preço, o consumidor estará diante de uma ótima opção para as compras de fim de ano.

Esse smartphone tem design considerado premium com cores certificadas pela Pantone, especificações equilibradas com chipset MediaTek Dimensity 7300 e um conjunto de câmeras digno, que agora ganha um sensor telefoto.

Será que ele vai "fazer bonito" contra seus principais concorrentes da Samsung ou até mesmo contra as diversas opções da Xiaomi?

O TudoCelular traz agora um rápido hands-on feito em parceria com os irmãos do HDBlog. Saiba mais rolando a página para baixo ou assista ao vídeo anexado no topo da página.

Design e construção

O novo Motorola Edge 50 Neo segue um padrão já conhecido da fabricante ao adotar módulo de câmeras levemente saltado na traseira com três sensores e flash LED.

Para passar aquela sensação de smartphone premium, o Edge 50 Neo adota acabamento traseiro em "Vegan Leather", que basicamente imita couro.

Nesta geração, temos quatro cores certificadas pela Pantone: vermelho, pêssego, azul e bege, sendo que a primeira é, sem sombra de dúvidas, a mais chamativa.

No entanto, por mais que esse acabamento belo e suave ao toque faça parecer com que o Edge 50 Neo é um aparelho extremamente premium, a construção em plástico pode decepcionar quem esperava por carcaça em metal.

Anda assim, a estrutura é sólida graças a resistência no padrão militar (MIL-STD-810H) e o usuário vai encontrar ainda certificação IP68 para proteção contra água e poeira.

Ou seja, são pontos positivos que basicamente anulam o "negativo" da escolha pelo plástico.

O peso total do Edge 50 Neo é de apenas 171 gramas e segurar esse smartphone é muito tranquilo, principalmente para quem tem mãos menores. Na prática, esse aparelho é muito compacto e fino.

Os botões de volume e energia estão na lateral direita, e a porta USB-C na parte inferior.

Por fim, na caixa a Motorola manda o smartphone, cabo USB-C, manuais, ferramenta para remoção da gaveta de chip e capinha protetora.

É preciso lembrar que na Europa não há carregador na caixa, mas no Brasil certamente esse acessório será entregue em conjunto com o aparelho.

Tela e hardware

O Motorola Edge 50 Neo abandona a tela curvada e agora aposta em painel pOLED plano de 6,4 polegadas, com resolução que a empresa chama de Super HD e taxa de atualização de até 120 Hz.

Um detalhe importante é que esse painel é LTPO, garantindo taxa variável entre 1 e 120 Hz.

O pico de brilho é de 3.000 nits, algo suficiente para ver conteúdo sob incidência de raios solares. Outro destaque importante é que o Edge 50 Neo traz leitor de digitais sob o display.

Em testes preliminares, podemos dizer que ele é bem responsivo e não deve decepcionar o usuário, mesmo em momentos onde o dedo está levemente molhado.

Para multimídia, temos som estéreo com certificação Dolby Atmos, graças ao uso do alto-falante superior como canal secundário, garantindo bons níveis de volume para quem deseja assistir os vídeos do TudoCelular no YouTube.


O Motorola Edge 50 Neo foi anunciado com a plataforma MediaTek Dimensity 7300, que trabalha em conjunto com 8 GB ou 12 GB de RAM (LPDDR4x) e armazenamento interno de 256 GB ou 512 GB (uMPC)

Esse conjunto se mostra competente para quem vai navegar em redes sociais, tirar fotos, responder mensagens ou até mesmo jogar games casuais. Ou seja, quem vai fazer o uso típico de um usuário padrão do Android.

Até mesmo quem gosta de se aventurar mais com games pode aproveitar bastante a experiência no Edge 50 Neo, uma vez que o gerenciamento de calor é bem competente.

O Motorola Edge 50 Neo ainda tem conexão 5G em dual SIM, sendo um chip virtual, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e NFC para pagamentos por aproximação com a Carteira do Google.


Em autonomia, o Edge 50 Neo tem um componente de 4.310 mAh. Ou seja, algo que fica abaixo do padrão atual da indústria de vender celulares intermediários com bateria de 5.000 mAh.

Ainda assim, em testes preliminares feitos pelo HDBlog, foi possível notar que isso não deve fazer muita diferença graças a tela menor em relação à geração passada e também ao o processador mais econômico por ter sido montado pela TSMC no seu processo de 4 nanômetros.

Este smartphone ainda conta com carregamento rápido de 68W, algo que deve fazer com que, em meia hora, seja possível conquistar algumas horas extras de autonomia.

Esse smartphone também tem suporte para carregamento sem fio de 15W e isso é algo muito positivo para um celular intermediário.

Mais detalhes sobre cenários de uso, teste de carregamento e bateria, teremos na análise completa do TudoCelular.

Especificações técnicas

71.2 x 154.1 x 8.1 mm
6.4 polegadas - 2670x1220 px
Ir para página de comparação
  • Tela pOLED de 6,4 polegadas FHD+ (2670 x 1220 pixels), taxa de atualização de 120 Hz, pico de brilho de 3.000 nits e proteção Gorilla Glass 3
  • Plataforma MediaTek Dimensity 7300
  • 12 GB de RAM
  • 512 GB de armazenamento interno
  • Câmera traseira tripla:
    • Principal LYT-700C de 50 MP com OIS
    • Ultrawide de 13 MP com autofoco e modo macro
    • Telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e OIS
  • Câmera frontal de 32 MP
  • Certificação IP68 e MIL-STD 810H, som estéreo com Dolby Atmos, leitor de digitais sob a tela
  • 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, NFC
  • Bateria de 4.310 mAh com recarga de 68W
  • Dimensões de 154.1 x 71.2 x 8.1mm
  • Peso de 179 gramas
  • Sistema operacional Android 14
Software

O Motorola Edge 50 Neo sai da caixa com Android 14 nativo e a fabricante garante que vai entregar cinco atualizações de versões do Android e também de segurança.

Ou seja, estamos diante de uma clara evolução e que certamente foi muito comemorada pelos fãs da Motorola, uma vez que a empresa sempre apostou numa interface mais próxima da experiência Pixel.

Na prática, este aparelho vai até o Android 19 e a Hello UI está bem "recheada" de recursos interessantes, para dizer o mínimo. Isso sem falar que ela é bem fluída, com animações ricas e sem qualquer tipo de engasgo.

A Hello UI oferece ícones que se adaptam facilmente ao Material You, tela de bloqueio mais personalizável, uma nova central de controle e diversas melhorias espalhadas pelas configurações.


A Motorola também oferece neste smartphone toda a gama de gestos que os usuários já conhecem para ativar a câmera ou a lanterna, o Smart Connect, Moto Secure e muito mais.

Também pode criar papéis de parede usando a Inteligência Artificial generativa e fazer edições de fotos para remover objetos indesejados, por exemplo.

Em resumo: o software do Edge 50 Neo é um ponto extremamente positivo não apenas pelas mudanças e funcionalidades, mas também pela sua nova política de atualizações.

Isso faz com que este smartphone da Motorola possa competir em condições de igualdade com os intermediários da Samsung, que oferecem quatro grandes atualizações do Android a partir do Galaxy A55.

Ou seja, apenas celulares topo de linha, como os Galaxy S24 e Pixel 9, devem receber sete anos de updates.

Câmeras

O Motorola Edge 50 Neo traz algumas evoluções importantes no departamento de câmeras, uma vez que ele agora recebe um sensor inédito.

A câmera principal é de 50 MP (OIS) e usa um sensor Sony Lytia, enquanto a ultrawide é de 13 MP. Esses sensores já foram usados no Motorola Edge 50 Fusion, sendo que o segundo pode se aproveitado para fotos macro.

Inclusive até mesmo a câmera frontal de 32 MP é a mesma, mas a grande novidade do Edge 50 Neo é, sem sombra de dúvidas, a presença de uma lente telefoto de 10 MP, que tem estabilização óptica e garante zoom de até 3 vezes.

Em testes preliminares, foi possível notar que esse sensor telefoto surpreende pelos bons resultados nos mais diversos ambientes. Isso, com toda certeza, é fruto de uma boa calibração no software e na estabilização.

Outro detalhe importante é que é possível gravar vídeos na resolução 4K com a câmera telefoto e isso coloca o Edge 50 Neo muito próximo de muitos smartphones topo de linha.

Já a câmera principal vai super bem em ambientes bem iluminados, registrando bons níveis de detalhes, cores no padrão próximo da realidade e com foco bem preciso.

Na prática, os resultados chegam perto de um Galaxy S23 ou Xiaomi 14. Já a câmera ultrawide não será muito usada, principalmente no modo macro, mas o sensor é competente, mesmo em cenários mais difíceis, como em fotos noturnas.

Por fim, temos as selfies, que embora o foco automático esteja ausente, o sensor de 32 MP até que faz um bom trabalho.

Inclusive, temos que citar ainda que é possível gravar vídeos em 4K a 30 fps com a lente de selfies, algo que é uma limitação muito comum em intermediários de algumas marcas concorrentes.

Primeiras impressões

Certificado na Anatel, o Motorola Edge 50 Neo deve chegar ao Brasil a qualquer momento, mas ainda não temos uma data exata para que isso aconteça.

Mesmo assim, ele já está sendo vendido lá fora por cerca de R$ 3 mil. Caso o preço seja nessa faixa mais competitiva, o Edge 50 Neo deve conquistar muitos consumidores aqui no Brasil.

Isso porque ele é compacto, tem tela OLED LTPO brilhante, certificação IP68, acabamento premium, um chipset competente e câmeras que encostam no segmento superior.

Além disso, precisamos destacar que a nova política de software definitivamente deve mudar o jogo para quem está a procura de um smartphone da Motorola.

Mas é claro que tudo vai depender do preço que ele vai chegar aqui no Brasil, uma vez que temos algumas opções interessantes da Samsung e até mesmo da POCO.

Eu suma, vamos dar tempo ao tempo e aguardar a Motorola confirmar o lançamento do Edge 50 Neo no Brasil e ficar de olho na faixa de preço, uma vez que ele pode se tornar uma ótima opção para quem vai fazer as tradicionais compras de fim de ano.

O Motorola Edge 50 Neo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

12

Comentários

Motorola Edge 50 Neo: design premium e câmeras vão conquistar? | Vídeo Hands-On
Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia