Google 02 Out
Há pouco mais de uma semana, a Samsung anunciou a sua mais nova proposta de computador para o mundo dos notebooks com ChromeOS. O Samsung Chromebook Plus chegou ao mercado internacional com design fino e processador Intel Core 3. Mas ao que parece, a empresa não revelou tudo o que tinha.
Assim como identificado na loja online da marca em território britânico, a sul-coreana deve comercializar uma segunda variante do ChromeBook Plus. Esta, com a mesma quantidade de RAM e armazenamento, mas com processador Intel Core 5 120U.
O novo processador traz uma frequência não muito maior do que a vista no Core 3 100 U, que equipa a versão anunciada no último 1º de outubro. Sua frequência base é de 1.4 GHz, com aumento até 5.0 GHz; enquanto seu rival, por outro lado, aponta com 1.2 GHz, com aumento até 4.7 GHz.
Segundo benchmarks, o processador da nova variante possui desempenho semelhante, em single-core, quando comparado ao Core 3 100U. Seu destaque (ou quase isso), vai para o desempenho em multi-core, onde pontua quase 2.000 pontos a mais (7.600 vs. 5800).
Mas claro que essa sopa de números e letras não necessariamente reverte em desempenho real ou utilidade no dia a dia. Afinal, esses computadores não foram projetados para serem máquinas de alta performance. Além disso, ainda não está claro como o Core 5 impactará a autonomia do Galaxy Chromebook Plus – que foi prometida, independente de processador, para 13 horas.
Mas esse avanço com certeza é revertido em preço. Apesar de ainda não ser oficial, em território britânico, a variante com o novo chip deve chegar custando £ 100 a mais do que a sua versão com Core 3 – mais de R$ 700 de diferença em conversão direta.
Como no lançamento, ainda não há nenhuma previsão da chegada do Galaxy Chromebook Plus ao Brasil. Mas se fossemos converter os preços vistos no Reino Unido para a nossa moeda, a versão mais básica do computador sairia por algo em torno dos R$ 4.700 por aqui – valor salgado se consideramos que se trata de um Chromebook, não?
Comentários