28 Outubro 2024
Chegou a hora de ficar bem informado sobre tudo o que rolou de mais importante nos últimos dias em mais uma edição do Plantão TC, o nosso "jornal" semanal onde separamos as melhores notícias da semana para que você fique por dentro de tudo em um só lugar.
Nesta semana vamos destacar um estudo que mostra que o iPhone está se desvalorizando mais rápido, além de uma imagem real do Xiaomi 15 Pro nas mãos de um executivo da empresa.
Outros destaques importantes incluem o Galaxy S25 FE com Dimensity 9400 e mais fino, a POCO encerrando seu site oficial globalmente e o design da Xiaomi Smart Band 9 Pro.
No último fim de semana, tivemos vazamentos de renderizações que mostram que a Xiaomi Smart Band 9 Pro não terá muitas mudanças em relação a sua antecessora.
Por isso, teremos caixa quadrada com cantos arredondados, pulseira de silicone, laterais com textura mais fosca e tela que aparenta ser levemente curva.
Em termos de especificações, a Xiaomi Smart Band 9 Pro deve entregar tela AMOLED de 1,74 polegadas e certificação até 5 ATM.
No monitoramento de saúde, devemos ter suporte para acompanhamento dos batimentos cardíacos, oxímetro, contagem de passos, rastreamento do sono e estresse.
Por enquanto, não há data de lançamento para a pulseira.
Um case vazado recentemente trouxe o que pode ser o design final do iPhone SE 4, que é considerado popularmente como o smartphone "menos caro da Apple".
Conforme é possível identificar nas imagens, o módulo de câmeras do iPhone SE 4 pode ser posicionado na horizontal. Ou seja, algo que já vimos no iPhone 7 Plus, enquanto que a capinha também apresenta um recorte para a chave de acionamento do modo silencioso.
Na prática, o aparelho não terá o novo botão de ação. Pelo menos nessa geração tudo indica que a Apple usará mais de uma câmera na traseira do dispositivo.
Por fim, comentando o possível lançamento desse smartphone, o analista Mark Gurman aponta que o iPhone SE 4 deve ser lançado com chipset A18, tela OLED com entalhe para Face ID e suporte para a suíte Apple Intelligence.
A apresentação dele deve acontecer em 2025.
Em comunicado divulgado neste fim de semana, a POCO confirmou que encerrará seu site oficial em 31 de dezembro de 2024.
Com isso, o site global, bem como as opções regionais da França e Reino Unido, também serão desativados de forma permanente.
A partir dessa mudança, todos os produtos, serviços e atendimento pós-venda da POCO serão hospedados no site oficial da Xiaomi.
Em seu comunicado, a POCO também explica que nada mudará para seus clientes, uma vez que até mesmo os pontos de fidelidade serão transferidos para o novo domínio "mi.com/global".
Após o dia 31 de dezembro, todos os acessos ao site oficial da POCO serão redirecionados automaticamente para a página da Xiaomi.
Ou seja, algo que contradiz o discurso da chinesa de que suas subsidiárias são "marcas independentes".
O Nubank começou a testar a sua própria operadora de telefonia celular. Segundo informações liberadas nesta semana, um grupo restrito de clientes já recebeu convites para testar a rede.
O lançamento oficial da "NuCel" ainda não tem data para acontecer, mas a ideia é usar essa primeira fase de testes para corrigir eventuais falhas e para acelerar a apresentação do produto aos demais clientes.
Além disso, esses testes serão feitos apenas no Brasil, uma vez que o foco da empresa será inicialmente no mercado nacional.
Cabe lembrar que o Nubank deve atuar no mercado de telefonia como uma Operadora de Rede Móvel Virtual.
Para isso, a fintech deve usar a rede da operadora Claro, sendo que, neste modelo de negócios, a MVNO compra o direito de usar a estrutura e vender planos aos seus clientes.
Em postagem compartilhada na rede social Weibo, um executivo da Xiaomi revelou porque os celulares estão cada vez mais caros.
Wang Teng, vice-gerente geral do departamento de marketing da Xiaomi, disse que os chips com litografia em 3 nanômetros são naturalmente mais caros.
E, como a linha Xiaomi 15 usará o novo Qualcomm Snapdragon 8 Elite, o valor precisa ser repassado aos clientes.
Além disso, o preço da memória subiu e a maioria dos novos celulares precisam de no mínimo 256 GB de armazenamento, mas o executivo garantiu que a Xiaomi seguirá apostando em preços competitivos.
Além de poder contar com chipset MediaTek Dimensity 9400, o Samsung Galaxy S25 FE também pode trazer uma alteração de design muito interessante para os usuários.
Segundo pessoas que possuem acesso aos planos da Samsung, o smartphone de 2025 deve ser mais fino que o seu antecessor, que atualmente tem 8 milímetros.
Na prática, a fabricante coreana pode lançar o S25 FE com 7,6 mm, incluindo até mesmo uma bateria de maior capacidade que pode elevar os atuais 4.700 mAh para 5.000 mAh ou mais.
Para que o Galaxy S25 FE consiga ser mais fino, a Samsung provavelmente fará alterações drásticas no design interno do smartphone e na sua placa-mãe.
Outro detalhe importante é que o S25 FE deve manter a tela Super AMOLED de 6,7 polegadas do atual Galaxy S24 FE.
Mas, precisamos ressaltar que estamos falando de um rumor porque o Galaxy S25 FE só deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2025.
Em um estudo publicado nesta semana, a empresa SellCell revelou que os iPhones estão perdendo valor mais rápido após o lançamento da linha iPhone 16, algo que vem acabando com aquela premissa de que os celulares da Apple retém valor por mais tempo.
Citando como exemplo, a empresa diz que o iPhone 16 perdeu 41,2% do seu valor, em comparação com a perda de 33,2% do iPhone 15 no mesmo período.
Ainda assim, apesar de manter um forte valor de revenda em geral, a tendência mostra que cada novo lançamento do iPhone, ele se desvaloriza mais rapidamente do que o anterior.
Diversos fatores podem explicar essa mudança, incluindo o aumento da concorrência, a saturação do mercado e o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos.
Por outro lado, os celulares da Samsung estão se desvalorizando menos, com o Galaxy S23 perdendo 61,1% do seu valor em 12 meses, algo que é melhor que os 66,7% do S22 no mesmo período.
Claro que é um número bem maior que o dos iPhones, mas talvez por isso a Apple esteja pensando em diminuir o ritmo de lançamentos e aumentar o tempo de uma geração para outra do iPhone.
Faltando pouco tempo para o lançamento oficial da linha Xiaomi 15, uma foto publicada nas redes sociais trouxe o design final do modelo Xiaomi 15 Pro.
O aparelho foi flagrado nas mãos de um executivo da fabricante chinesa, sendo que o módulo de câmeras é parecido com o do Xiaomi 14 Pro, mas o flash LED agora fica posicionado fora do conjunto de lentes.
Rumores indicam que o acabamento traseiro do Xiaomi 15 Pro será feito em vidro, enquanto o módulo usa cerâmica na sua construção.
Além disso, conforme disponibilizado anteriormente, o Xiaomi 15 Pro deve ser um dos primeiros smartphones no mundo a usar a plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Elite.
Ele ainda terá tela OLED de resolução 1,5K, câmera principal de 50 MP, bateria de 6.000 mAh com carregamento de 90W e Android 15 nativo com HyperOS 2.0.
Comentários