
Android 09 Out
O Grupo Globo firmou a compra dos canais Telecine. Esse movimento da empresa foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A partir disso, a companhia passou a ser a única proprietária da rede de filmes premium na TV paga e no streaming. Essas informações vêm do NaTelinha.
No caso, os estúdios Paramount, MGM e Universal sinalizaram que não queriam mais manter a sociedade nascida em 1991 para competir com os canais HBO no Brasil. Dessa forma, a Globo passou a ter 100% da operação no mercado do Telecine. Vale lembrar que a emissora já era sócia majoritária com 53,125%.
Os estúdios mencionados entenderam o modelo de sociedade não faz mais sentido atualmente, visto que cada um possui sua própria plataforma de streaming. Segundo o Cade, a Globo e o Telecine possuem juntos 20% do mercado de streaming de vídeo no Brasil, atualmente dominado pela Netflix.
Em outras palavras, a integração dos canais lineares do Telecine e do conteúdo sob demanda da Globoplay não traria um impacto negativo à concorrência no mercado, já que a participação total do Grupo Globo fica abaixo de 30%:
Considerando a integração vertical entre o mercado de licenciamento de canais lineares e conteúdo VoD para plataformas OTT do Telecine (a montante) e as atividades de distribuição de conteúdo audiovisual via Globoplay do Grupo Globo (a jusante), constata-se que a participação do Grupo Globo ora em análise situa-se abaixo do patamar de 30%, indicando-se ausência de capacidade de fechamento também deste mercado após a Operação.
A aquisição também não muda as relações entre as empresas. Portanto, o cenário competitivo atual não sofre nenhuma grande mudança com a operação.
Confira também: os novos preços dos planos do Globoplay e o acordo firmado entre a empresa e o Watch Brasil.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários