Lançamentos 07 Jan
Ao final de 2023, a Microsoft finalmente concluiu sua fusão com a Activision Blizzard, permitindo que a gigante de Redmond iniciasse uma nova etapa em sua divisão de games e em sua empreitada de atrair novos assinantes para o Game Pass.
Ainda que muitos jogadores enxerguem o Game Pass como algo maravilhoso, muitas publishers não fazem questão de colocar seus lançamentos no serviço no mesmo dia que o jogo chega às lojas, e o jornalista financeiro Christopher Dring parece ter explicado como isso é prejudicial para a receita dos jogos.
Segundo o jornalista Christopher Dring, os jogos de Xbox inclusos na assinatura do Game Pass podem perder até 80% de sua receita de vendas.
Durante uma sessão de perguntas e respostas nos fóruns da InstalBase, Dring foi questionado sobre sua opinião sobre o Game Pass e seu impacto no mercado.
Curiosamente, os jogos que estão no Game Pass podem esperar perder cerca de 80% de suas vendas premium esperadas no Xbox.
Esse é o número que trabalhamos na indústria. Ele é menor se for um grande lançamento mainstream, mas geralmente… veja o quão baixo foi o Hellblade 2. Ou para onde Indiana Jones chegou. Ou mesmo Starfield. O Game Pass prejudicou claramente as vendas desses títulos no Xbox.
Mas… se for um jogo em múltiplas plataformas, pode ser benéfico. Esse aumento no número de jogadores em um Xbox pode ter um forte impacto nas vendas do PlayStation, por exemplo.
Dring afirma que se sente “dividido” quanto à eficácia dos modelos de assinatura e que isso depende muito do gênero e tipo de jogo.
Tente ser um jogo independente no Xbox agora mesmo que não esteja no Game Pass…
Mas também, fazer com que as pessoas joguem o seu jogo em 2024/2025 é muito, muito, muito difícil. E a assinatura faz com que muitas pessoas se sintam motivadas a jogar.
Sabemos pelos dados que há muitas pessoas que só jogam Call of Duty. E se algumas dessas pessoas decidiram obter o Call of Duty este ano via Game Pass, e essas mesmas pessoas aproveitaram a oportunidade para jogar outros jogos do Game Pass, jogos que de outra forma não teriam jogado… é difícil argumentar que isso é uma coisa ruim.
Em outras palavras, Dring quer dizer que os grandes lançamentos no Game Pass são uma forma de motivar os assinantes a explorar títulos menores do catálogo. De todo modo, o analista deixa claro que os jogadores de Xbox não se sentem motivados a comprar os jogos, o que acaba reduzindo a receita que a Microsoft obteria com o modelo de vendas tradicional.
A grande pergunta é: os lucros obtidos pela Microsoft com as assinaturas do Game Pass são o suficiente para cobrir as perdas com as vendas dos jogos? Vale notar que, por mais que ela tenha perdas com as vendas no Xbox, ela ainda obtém lucro com as vendas no PS5, PC e Switch, o que pode acabar equilibrando a situação, mas ainda assim, será que os executivos da Microsoft irão se contentar em continuar abrindo mão de parte dos lucros?
Por enquanto, nos resta aguardar para descobrir o que vai acontecer com a indústria dos videogames nos próximos anos
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