
09 Fevereiro 2025
15 de janeiro de 2025 0
Lançado em conjunto com o OnePlus 13, o OnePlus 13R é aquele celular indicado para quem até deseja o modelo mais poderoso, mas está com orçamento apertado.
Para agradar a esse público, ele entrega uma linguagem de design semelhante a do OnePlus 13, chipset Snapdragon 8 Gen 3 e uma bateria grande aliada a uma câmera atualizada.
Claro que, para atingir o preço competitivo, a chinesa também fez alguns cortes.
Quer saber quais e conhecer mais esse smartphone? Então role a página para baixo.
O OnePlus 13R traz algumas pequenas mudanças em relação ao seu antecessor e temos que destacar que a principal é o fim das bordas curvas, tanto na tela quanto na tampa traseira.
Ainda assim, para provar que ele é de uma categoria superior, a OnePlus disponibiliza uma estrutura de alumínio. Ou seja, algo para passar sensação de robustez no dia a dia.
Já o conjunto de câmeras está alocado dentro do mesmo módulo redondo do OnePlus 13 e ele também não é centralizado, mas sim deslocado para o canto superior esquerdo.
Dentro dele, temos três câmeras e flash LED, sendo que, como esperado, estamos falando de um módulo levemente saltado.
O peso desse smartphone é de 206 gramas e ele é relativamente grande, algo que pode atrapalhar aquelas pessoas que tem mãos menores.
Ainda assim, para a alegria dos fãs da OnePlus, temos a tradicional chave de acionamento do modo silencioso, enquanto que no topo há sensor infravermelho para você controlar seus dispositivos domésticos.
Outro detalhe importante é que o OnePlus 13R tem certificação IP65 para garantir proteção contra água, além do Aqua Touch 2.0 para que você possa mexer no smartphone com ele molhado.
Na caixa, a OnePlus manda o smartphone, guia de início rápido, manuais, cabo USB, chave de remoção de chip e carregador SuperVOOC.
Contando com tela AMOLED LTPO de 6,78 polegadas, o OnePlus 13R entrega nesse painel resolução de 1,5K e taxa de atualização de até 120 Hz.
O painel suporta pico de brilho de 4.500 nits em conteúdo HDR, tem suporte para Dolby Vision e traz proteção com vidro Gorilla Glass 7i.
Ou seja, estamos diante de um bom display e que vai garantir brilho máximo de 1.600 nits no dia a dia, algo mais do que suficiente para ver conteúdo em locais externos e sob luz solar.
O modo Aqua Touch funciona muito bem e há também um modo luva que permite o uso do celular, mesmo em dias frios.
Para desbloqueio, há sensor de digitais integrado ao painel que funciona muito bem, identificando a digital facilmente. Já o som é estéreo e entrega volume alto para consumo multimídia.
Passando para o poder de processamento, temos no OnePlus 13R a presença de chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3. Por isso, podemos até te dizer que estamos diante de um celular topo de linha do ano passado.
Em suma, esse aparelho roda qualquer conteúdo da Play Store com muita facilidade e ele não aquece muito graças ao bom sistema de arrefecimento da OnePlus.
No modelo testado, temos 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Curiosamente, não há versões com mais memória que isso e, como não há suporte para cartão MicroSD, você terá que se contentar com essa capacidade.
Em conectividade, há 5G, Bluetooth 5.4, Wi-Fi 7 e NFC para pagamentos por aproximação com a Carteira do Google.
Alimenta todo esse conjunto, a bateria de 6.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 80W. Infelizmente, como corte de custos, não há compatibilidade com carregamento sem fio.
Ainda assim, o OnePlus 13R deve garantir com tranquilidade coisa de 2 dias de autonomia em uso moderado. Isso porque o Snapdragon 8 Gen 3 está mais otimizado que o Snapdragon 8 Elite.
E, caso você esteja na correria, o carregador rápido ajuda bastante, fazendo com que o celular vá de zero a 100% de carga em menos de uma hora.
O OnePlus 13R sai da caixa com Android 15 rodando sob a nova OxygenOS 15, sendo que a fabricante promete quatro grandes atualizações do Android e seis anos de updates de segurança.
Na prática, esse aparelho será atualizado até o Android 19 e receberá updates até 2031. Ou seja, estamos diante de uma boa política de software.
Quanto a OxygenOS 15 em si, podemos dizer que a interface está muito madura, entregando animações fluídas e ágeis, poucos apps pré-instalados e funções proprietárias úteis.
Isso sem falar que a OxygenOS 15 agora também conta com Inteligência Artificial fornecida pelo Google.
Assim, você pode usar aquele pacotão que inclui o Circule para Pesquisar, as opções para remover objetos indesejados de fotos e remoção de reflexos de imagens.
A pesquisa inteligente ajuda a encontrar parte de textos em PDF, DOC ou Excel armazenados no smartphone, há também resumo de páginas da web e a opção que permite pedir ajuda a IA para melhorar textos.
Ou seja, tudo que é possível encontrar dentro da suíte Gemini Pro.
Começando pelos números, temos no OnePlus 13R sensor principal de 50 MP com abertura de f/1.8 e estabilização óptica de imagem.
Há também um telefoto de 50 MP para zoom de 2 vezes e ultrawide de 8 MP, enquanto as selfies são garantidas pela lente frontal de 16 MP.
Em testes iniciais foi possível perceber que o OnePlus 13R traz algumas melhorias sensíveis em relação ao seu antecessor, uma vez que a troca de sensor principal foi acompanhada de ajustes no pós-processamento.
Em locais bem iluminados e ensolarados, as fotos saem boas com bons níveis de detalhes e cores ajustadas, mas as coisas podem piorar em cenários mais desafiadores, principalmente em ambientes escuros.
O OnePlus 13R também tira boas fotos com o sensor telefoto e certamente ele é bem mais útil que o macro da geração passada.
Temos bons registros nos mais diversos cenários, enquanto a lente ultrawide é meio que um "quebra-galho" para quem deseja tirar fotos de paisagens.
As selfies também trazem qualidade decente para redes sociais, mas a filmadora só permite gravar em 4K a 60 fps com o sensor principal. O resto está limitado a Full HD, enquanto os vídeos de selfie ficam mais limitados ainda.
Isso porque estamos falando de 1080p a 30 fps.
Lançado por US$ 599, algo em torno de R$ 3.700 em conversão direta e sem considerar nossos impostos brasileiros, o OnePlus 13R é um bom smartphone para quem deseja um top de linha do ano passado capaz de entregar muito desempenho em 2025.
Ele tem tela competente, bateria que entrega ótima autonomia, um processador que dá conta de rodar tudo da Play Store, um software com nova política bem duradora e construção robusta.
Isso sem falar que o suporte para chip virtual de operadora também é algo importante.
Contudo, temos que pontuar que quem comprar o OnePlus 13R perde o carregamento sem fio, a porta USB-C com saída de vídeo e a certificação IP68 do modelo mais caro.
Inclusive, é preciso destacar que o OnePlus 13R tem enfrentado um concorrente de peso dentro de casa: o OnePlus 12, que ainda é vendido na Europa e nos Estados Unidos por um preço bem parecido e entregando mesmo processador, além de câmeras melhores.
Por isso, para esse aparelho brilhar, é necessário que o OnePlus 12 saia do mercado e o seu preço caia um pouquinho mais para enfrentar as opções da realme, OPPO e Xiaomi.
Inclusive, a série POCO F7 pode ser a maior "pedra no sapato" desse OnePlus.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários