LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo publica MP que equipara o Pix ao dinheiro vivo e proíbe taxação

17 de janeiro de 2025 16

O governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) que proíbe a cobrança de taxas e valores adicionais em transações realizadas via Pix. O texto saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (16) e é uma resposta a péssima repercussão da normativa da Receita Federal.

Com isso, o Pix passa a ser equiparado ao uso do dinheiro físico, sendo que a MP também classifica como "prática abusiva" a exigência, pelo fornecedor de produtos ou serviços, de um preço superior ou encargo adicional em razão da realização de pagamento via Pix.

A classificação é válida para estabelecimentos físicos ou virtuais, sendo que o infrator estará sujeito as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Fornecedores de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, deverão informar os consumidores, de forma clara e inequívoca, sobre a vedação de cobrança de preço superior, valor ou encargo adicional para pagamentos por meio de Pix à vista.

Imagem/reprodução: O Pix está sendo equiparado ao uso de dinheiro físico.

A MP entra em vigor imediatamente, mas precisará ser analisada pelo Congresso Nacional dentro de um prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 60.

No texto, o governo ainda incluiu um artigo que garante o "sigilo" do Pix, algo que também é encarado como sendo uma resposta aos danos provocados pela boataria em torno da normativa da Receita Federal.

Esta Medida Provisória dispõe sobre medidas para ampliar e garantir a efetividade do sigilo e a não incidência de preço superior, valor ou encargo adicional sobre os pagamentos realizados por meio de arranjo de pagamentos instantâneos - Pix, instituído pelo Banco Central do Brasil.

Por fim, o governo deixa bem claro que o Pix é equivalente a qualquer outro tipo de quitação.

O pagamento realizado por meio de Pix à vista equipara-se ao pagamento em espécie. Não incide tributo, seja imposto, taxa ou contribuição, no uso do Pix.

Veja mais


16

Comentários

Governo publica MP que equipara o Pix ao dinheiro vivo e proíbe taxação
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2