
Curiosidade 14 Fev
A partir do próximo dia 26 de fevereiro, a Amazon irá remover o recurso que permite o download de livros para o computador para transferência via USB para o Kindle. A partir da data, os livros comprados na loja só poderão ser colocados no e-reader via Wi-Fi.
Talvez você não conheça a função, mas ela é o que permite aos usuários transferir livros comprados na loja para seus Kindles mais antigos ou com alguma falha pontual, sem a capacidade de se conectar ao Wi-Fi. O recurso também é bastante utilizado para fazer o backup local dos livros comprados ou para realizar a conversão de formato para leitura em outros dispositivos que não o Kindle.
A função é um vestígio de quando os leitores da Amazon não vinham com Wi-Fi, possibilitando aos usuários carregarem livros no Kindle com o auxílio do computador. Mas apesar de ser um tanto datada, ainda pode ser muito importante para algumas pessoas.
Primeiro, ela pode ser o alívio de ter uma cópia local do livro, da mesma forma como se tem uma cópia física de um exemplar guardado na sua estante. Recentemente, a Amazon teve casos de remoção e atualização de livros, e isso afetou inclusive as cópias já compradas, sincronizando a ação nos Kindles.
Uma espécie de lembrete de que você não possui boa parte do conteúdo digital que consome, e sem uma cópia própria do livro, baixada no computador ou impressa, o seu acesso pode ser revogado caso a obra seja removida ou banida.
Em segundo, a função é a forma mais fácil encontrada por alguns usuários de ler os livros comprados na Amazon em leitores não Kindle, realizando a conversão do arquivo. Livros baixados da Amazon atualmente estão no antigo formato AZW3, que permite que o DRM seja removido facilmente com algumas ferramentas.
Kindles mais antigos também guardam os livros no mesmo formato, permitindo a extração simplificada com auxílio do computador e dos softwares corretos. Leitores mais atuais da Amazon, no entanto, usam o formato KFX, que foi introduzido em 2015, e que além de trazer melhorias para renderização e layout, torna o DRM praticamente impossível de ser contornado.
Mas o recurso está com os dias contados. Agora, ao fazer o uso da função para download no computador, o site da Amazon dá o alerta de que a partir do dia 26 de fevereiro de 2025, a opção ‘Baixar e transferir via USB’ não estará mais disponível. Acrescenta que você ainda pode enviar livros Kindle para seus dispositivos habilitados para Wi-Fi selecionando a opção ‘Entregar ou remover do dispositivo’.
Em comunicado, Jackie Burke, porta-voz da companhia, confirmou a remoção da função:
“Os clientes podem continuar lendo livros baixados anteriormente em seus dispositivos Kindle e acessar novos conteúdos por meio do aplicativo Kindle, Kindle para web, bem como diretamente por meio de dispositivos Kindle com capacidade WiFi”.
Mesmo com a remoção do recurso, ainda será possível copiar ebooks e documentos para o Kindle pelo aplicativo da Amazon ou via programas como o Calibre, no computador. No caso, apenas o download de cópias dos livros comprados na Amazon para o computador não será mais permitido.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários