
Curiosidade 17 Fev
17 de fevereiro de 2025 3
Informações do portal sul-coreano Donga reforçam que o aguardado iPhone SE 4 (ou iPhone 16E, como apontaram alguns rumores) deve realmente adotar um modem 5G proprietário da Apple, reduzindo a dependência da Qualcomm que a gigante possui. No entanto, apesar de reduzir custos, a solução deve trazer limitações e ser inferior aos rivais Snapdragon.
O desejo da Apple de trazer a produção da maior parte possível de componentes para si própria não é novidade, como prova a existência da linha Apple Silicon. No geral, a transição tem ocorrido de forma tranquila, mas ainda há uma peça em que a companhia parece ter sofrido: o modem de redes móveis.
A iniciativa de desenvolver uma alternativa começou em 2019, com a aquisição da divisão de modems da Intel, mas desde então, a Maçã parece não ter feito progresso, a ponto de renovar a parceria que possuía com a Qualcomm. Rumores apontaram que a marca enfrentava sérios problemas, diante da dificuldade adicional que os modems apresentam.
No entanto, após muito esforço, a gigante parece ter conseguido resultados satisfatórios, e conforme reforçam as informações do Donga, o primeiro modem 5G da Apple deve estrear com o iPhone SE 4. A mudança seria um passo importante para a Apple, que poderia começar a se afastar da Qualcomm e reduzir custos de fabricação.
Dito isso, há uma má notícia: o desempenho da novidade seria inferior ao oferecido pelo Snapdragon X75, empregado na linha iPhone 16. Mais do que isso, a aposta da Maçã não teria compatibilidade com 5G mmWave, mais veloz, e contaria com limitações na agregação de bandas, um mecanismo importante para intensificar as taxas de transferência de dados.
Ao que parece, a empresa não estaria preocupada — o novo iPhone "acessível" serviria como um teste para avaliar o desempenho do modem na prática. A expectativa é que gerações futuras tragam melhorias consideráveis, possibilitando que a Apple abandone as soluções Snapdragon com o fim do contrato com a Qualcomm, esperado para ser encerrado em 2027.
Se este será mesmo o caso, falta pouco para descobrirmos, considerando que o iPhone SE 4 será apresentado nesta quarta-feira, 19 de fevereiro. É bastante provável que a Apple queira destacar o novo modem, levando em conta o histórico da marca, portanto podemos esperar que a apresentação traga alguns detalhes do componente.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários