
Segurança 27 Fev
Em busca de fugir das sanções dos Estados Unidos e reduzir a sua dependência da britânica ARM, a China deve publicar uma nova rodada de orientações para fomentar o desenvolvimento de chips RISC-V.
Conforme informações publicadas pela Reuters, Pequim já tem trabalhado em um texto que deve prever esse maior foco das empresas chinesas na solução de código aberto.
A publicação deve acontecer ainda neste mês, sendo que diversos órgãos governamentais chineses trabalham em conjunto para acelerar a adoção da arquitetura RISC-V em toda a China.
Por enquanto, o governo chinês não dá detalhes sobre quais estratégias usará para que as empresas do país ampliem a pesquisa e desenvolvimento de chips em RISC-V.
Ainda assim, muito provavelmente Pequim oferecerá incentivos fiscais e até mesmo financiamento estatal para que chips para smartphones, PCs e GPUs de Inteligência Artificial abandonem a arquitetura da ARM.
Isso porque, além de não depender de uma empresa que pode seguir as sanções dos EUA, os chineses ganham a possibilidade de produzir chips acessíveis.
Comentando o assunto, um gerente de uma empresa de chips disse:
Mesmo que uma solução RISC-V com preço de 10 milhões de yuans atinja apenas cerca de 30% do nível da NVIDIA ou da Huawei, comprar três conjuntos significa que o custo total ainda pode ser menor.
Cabe lembrar que o uso da arquitetura RISC-V por empresas chinesas tem preocupado os Estados Unidos e congressistas americanos defendem que as big techs do país deixem de colaborar nos projetos em RISC-V.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários