LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Campanha do iPhone 15 da Claro é contestada pelo Conar por estereótipos de gênero

12 de março de 2025 15

Recentemente, a Claro começou uma campanha para promover a venda do iPhone 15 e com ela um novo vídeo comercial foi divulgado tanto na TV, quanto no YouTube, mas agora a operadora está enfrentando alguns problemas, pois o Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (Conar) acabou pedindo alterações no vídeo após uma denúncia.

O motivo da denúncia seria motivada por ser potencialmente “ofensiva” ao reforçar estereótipos de gênero no esporte feminino ao mostrar duas atletas jogando tênis. O consumidor que fez a denúncia diz que o vídeo destaca mais a imagem das competidoras e não do jogo em si.

Essa denúncia então levantou um debate sobre o impacto deste tipo de campanhas publicitárias em temas sensíveis, como a objetificação do corpo feminino e por isso a representação (n° 168/24) foi julgada pela Segunda Câmara do Conar em dezembro do ano passado pela conselheira Priscilla Ceruti, que foi relatora.

A propaganda que foi denunciada mostrava dois homens competindo para saber quem tirava as melhores fotos com o celular da Apple e nela temos fotos das jogadoras, suas jogadas e até mesmo da raquete. O vídeo foi deletado em respeito ao Conar, mas é possível ver abaixo no canal do Minha Operadora abaixo:

Para argumentar em sua defesa, a Claro disse que “houve um nítido exagero” na denúncia feita pelo consumidor e que a ideia da propaganda era focar em um tom bem-humorado, assim como também ressaltava o desempenho das jogadoras presentes e sua paixão pelo esporte.

Entretanto, a relatora do caso não comprou a explicação dada pela operadora e seguiu com a denúncia. O Conar então determinou que a Claro fizesse alterações em sua campanha para eliminar elementos que reforçassem a interpretação de objetificação feminina. Veja outras notícias da Claro.

Veja também

O Apple iPhone 15 está disponível na Amazon por R$ 4.548. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 61 ofertas clique aqui.
(atualizado em 21 de março de 2025, às 19:58)

15

Comentários

Campanha do iPhone 15 da Claro é contestada pelo Conar por estereótipos de gênero
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2