LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple iPad Air M3: o melhor equilíbrio entre desempenho e preço? | Vídeo Hands-On

22 de março de 2025 6

Lançado no Brasil no começo deste mês, o iPad Air M3 é a nova aposta da Apple no segmento de tablets.

Esse dispositivo fica posicionado entre o iPad básico e o iPad Pro, sendo que nesta edição ele tem chipset M3, que é o mesmo dos Macs da geração passada.

Além disso, a Apple promete pequenos ajustes para produtividade por um preço mais acessível que o cobrado pela linha iPad Pro.

Será que vale a pena apostar nesse iPad? Conheça todos os detalhes desse tablet no texto abaixo!

Design e construção

A primeira vista, o novo iPad Air de 13 polegadas fornece aquela sensação de "déjà vu", uma vez que a Apple não fez mudanças drásticas quando o assunto é design.

Inclusive, se você colocar esse iPad ao lado de um modelo do ano passado, vai ser difícil saber qual é o mais novo.

O iPad Air M3 é construído em alumínio reciclado e isso ajuda a passar aquela sensação de rigidez e elegância. A espessura de apenas 6,1 milímetros até pode assustar no papel, mas, na prática, o iPad é muito bem construído e não demonstra fragilidade.

Inclusive, segurar o iPad Air M3 é até tranquilo com as duas mãos, mas é claro que o tamanho de 13 polegadas adiciona uma camada de dificuldade no dia a dia. Até porque não estamos falando de um smartphone.

Pelo menos o peso de 617 gramas ajuda no transporte na mochila, principalmente para quem usa o iPad na escola ou trabalho.

Na parte superior do iPad Air M3, temos o sensor do touch ID para autenticação biométrica, uma vez que esse modelo não tem o Face ID, algo que só está disponível no iPad Pro.

Ainda assim, mesmo com uso na horizontal, é fácil posicionar o dedo no sensor e fazer o reconhecimento da digital.

Nas laterais, temos os botões de volume, há saída de áudio inferior ao lado da porta USB-C e na superior também, mas apenas duas delas realmente tem alto-falante para som estéreo.

Na parte traseira, temos a presença de um único sensor de câmera levemente saltado, enquanto a lente frontal fica posicionada na lateral direita para uso na horizontal.

Por fim, há os pinos para conexão do teclado na parte traseira e a Apple Pencil pode ser conectada magneticamente no topo do iPad.

Na caixa, a Apple manda o iPad, manuais, cabo USB-C e carregador de 20W.

Tela e hardware

O iPad Air M3 oferece opções em dois tamanhos: 11 e 13 polegadas. O modelo deste hands-on tem painel Retina de 13 polegadas, sendo basicamente um IPS LCD.

A resolução de 2.732 por 2.048 pixels é muito boa e, como sempre acontece, a Apple oferece um ótimo display, uma vez que a calibração de cores é uma das melhores do mercado. Se não, a melhor em definitivo.

Uma pena que a taxa de atualização seja de apenas 60 Hz, algo bem diferente do iPad Pro que tem a tecnologia ProMotion, que fornece 120 Hz.

O brilho máximo é de 600 nits, algo mais do que suficiente para consumo multimídia em ambientes fechados, mas que pode ficar um pouco abaixo do necessário para uso sob incidência de raios solares.

Para consumo de conteúdo multimídia, você encontra no iPad Air M3 som estéreo de ótima qualidade, com volume alto e frequências bem calibradas.


Em desempenho, temos no novo iPad Air a presença da plataforma Apple M3, que trabalha em conjunto com 8 GB de RAM devido à suíte Apple Intelligence.

As opções de armazenamento começam em 128 GB e podem chegar a até 1 TB no site oficial da Apple.

Nos testes iniciais, o chip M3 se mostrou muito potente e tem um desempenho 20% superior ao do M2, fazendo com que qualquer aplicativo e ferramenta de produtividade execute sem qualquer tipo de engasgo ou problema.

Inclusive, o iPad Air M3 também se sai bem em games, uma vez que o iPadOS é extremamente otimizado para esse conjunto. Na prática, a navegação é fluida e o multitarefas é eficiente.

Claro que os 8 GB de RAM podem ser insuficientes para atividades mais pesadas, como edição de vídeos em 4K, mas esse público certamente acabaria escolhendo um iPad Pro.


No campo da conectividade, temos Wi-Fi 6E, versão com 5G e Bluetooth 5.3 para conexão de acessórios.

Já a bateria pode oferecer até 10 horas de uso misto. Esses são dados oficiais fornecidos pela Apple, é claro.

Nos testes preliminares feitos pelo HDBlog é possível chegar tranquilamente ao fim do dia se você fizer um uso mais moderado.

Especificações técnicas

  • Tela Liquid Retina de 11 ou 13 polegadas com resolução de 2360 x 1640p/ 2732x2048p
  • Display com taxa de atualização de 60 Hz e brilho máximo de 500 nits (11") ou 600 nits (13")
  • Plataforma Apple M3
  • 8 GB de RAM
  • 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento interno
  • Câmera frontal ultrawide de 12 MP
  • Câmera traseira ultrawide de 12 MP (f/1.8)
  • Conexão 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e eSIM
  • Touch ID, Som estéreo e USB-C (3.0 com vídeo de 6K a 60 Hz)
  • iPad Air 11": bateria de 28,93 Wh
  • iPad Air 13": bateria de 36,59 Wh
  • Acessórios: Apple Pencil Pro, Apple Pencil (USB-C), novo Magic Keyboard
  • iPadOS 18.3 como sistema operacional
  • Cores: cinza espacial, azul, roxo e estelar
  • Dimensões:
    • iPad Air 11": 178,5 × 247,6 × 6,1 mm, peso 460g (Wi-Fi e Wi-Fi + Cellular)
    • iPad Air de 13": 214,9 × 280,6 × 6,1 mm, peso 616g (Wi-Fi), 617g (Wi-Fi + Cellular)

Software

Assim como os iPhones deste ano, a Apple vende o iPad Air M3 como preparado para a sua suíte de Inteligência Artificial.

Mas, os recursos ainda não foram ativados aqui no Brasil, uma vez que a previsão é de que as funções aportem em terras tupiniquins em meados de abril.

De toda forma, só citando rapidamente, o software deve oferecer o recurso para remover objetos indesejados de fotos, ferramenta para criação de emojis, escrita assistida e novas maneiras de interagir com o dispositivo.


O iPadOS 18.3 pode ser considerado o melhor sistema operacional para tablets, uma vez que o Android ainda apresenta algumas inconsistências e que as fabricantes precisam correr atrás para ajustar por meio das suas interfaces proprietárias.

A abertura de aplicativos é ágil, as animações são ricas e o sistema permite o uso de até três janelas abertas ao mesmo tempo. Tem um Mac? Você pode usar o iPad como segunda tela por meio de conexão sem fio.

Você também pode compartilhar o teclado e mouse do seu Mac com o iPad para maior produtividade, mas o iPadOS ainda precisa de alguns ajustes porque nada é perfeito.

Um exemplo que podemos citar é a função que tenta preencher a falta de um recurso dedicado a experiência desktop. Por mais que ela funcione bem, a curva de aprendizado é grande e muitos usuários sequer sabem da existência.

Acessórios

O iPad Air M3 também pode ser usado com a Apple Pencil Pro e, mesmo na falta da tela ProMotion de 120 Hz, você tem um ótimo desempenho no reconhecimento de escrita ou desenhos.

A fluidez é muito boa e o reconhecimento de caligrafia funciona bem para você transformar textos escritos a mão em caracteres digitais, mas é claro que isso depende muito da sua letra.

A Apple Pencil ainda permite modificar a espessura do traço de forma simples e o feedback tátil também é ótimo, podendo ser definido como um dos melhores do mercado.


Já o teclado deste ano traz um design muito parecido com o da geração anterior e a conexão é feita por meio dos pinos traseiros do tablet, mas há um redesenho para deixar o trackpad maior.

Isso ajuda muito na navegação, principalmente para quem tem dedos mais grossos, sendo que a adição das teclas de função na parte superior é uma mudança muito bem-vinda.

Contudo, a Apple removeu a retroiluminação. Ou seja, uma perda considerável em relação ao modelo do ano passado.

Por fim, você pode conectar um adaptador na porta USB-C para transmissão de vídeo em monitores de até 6K a 60 Hz.

Câmeras

No iPad Air M3 temos sensor frontal de 12 MP posicionado na lateral mais larga do display, ajudando em chamadas de vídeo horizontais.

Claro que isso também facilita na centralização do usuário no vídeo e garante uma experiência mais natural.

Por outro lado, o sensor traseiro tem 12 MP e vai ser um bom "quebra galho" para registrar imagens no ambiente de trabalho, por exemplo. Esse sensor também permite gravar vídeos em 4K.

Mas, sempre salientamos que câmeras em tablets são mais voltadas para chamadas de vídeo e registro de fotos esporádicas ou de documentos.

Por isso, mesmo os iPads apresentam sensores mais básicos.

Primeiras Impressões

Lançado nas cores cinza-espacial, azul, roxo e estelar, o iPad Air M3 já pode ser comprado aqui no Brasil.

O modelo de 11 polegadas parte de R$ 7.499 na versão com 128 GB de memória. Por outro lado, o iPad deste hands-on tem 13 polegadas e custa R$ 9.999 no site oficial da Apple Brasil.

Sim. Como qualquer outro produto da Apple, o iPad também não é muito barato.

De toda forma, o iPad Air M3 é um ótimo tablet, com tela bem calibrada, chipset M3 muito poderoso, suporte para Apple Pencil Pro e um design elegante.

Nos pontos negativos, a falta de Wi-Fi 7 é algo que decepciona, o preço do tablet e dos acessórios é bem salgado no Brasil e o teclado perdeu a iluminação.

Se você tem orçamento sobrando e não precisa de um iPad Pro, o Air M3 é uma ótima escolha, que agrega muito mais a experiência do que o iPad padrão com chip A16.

Por isso, vale a pena investir um pouco mais neste modelo. Agora, caso o seu orçamento seja mais apertado, um Galaxy Tab atende a todos os tipos de atividades do dia a dia e custa muito menos.


6

Comentários

Apple iPad Air M3: o melhor equilíbrio entre desempenho e preço? | Vídeo Hands-On
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2