
Segurança 16 Mai
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve iniciar a consulta pública sobre as faixas da rede 6G em agosto deste ano e a previsão é de realizar o leilão das frequências em 2026.
Comentando o assunto para a CNN, Carlos Baigorri, presidente da Anatel, disse que a agência pretende divulgar o edital do leilão em outubro do próximo ano.
Assim, as principais operadoras do país poderão se preparar para disputar as faixas que serão disponibilizadas, sendo que a previsão inicial é de que o leilão movimente aproximadamente R$ 50 bilhões em investimento.
Em termos de valor, isso é uma avaliação preliminar do Vinícius [Caram]. Isso só será definido após a consulta pública, discussão com o Tribunal [de Contas da União], definição das metas - disse Baigorri.
Com lançamento previsto para acontecer em meados de 2030, a rede 6G deve proporcionar mais velocidade de conexão e menor latência em comparação com o 5G.
Atualmente, empresas como Huawei, Nokia e Ericsson trabalham no desenvolvimento da tecnologia e testes de equipamentos que serão fornecidos para as principais operadoras do mundo.
Assim, caso tudo aconteça dentro do previsto, há chances do 6G ser ativado antes da previsão inicial em alguns países, mas apenas em teste experimental.
Por conta disso, muito provavelmente os primeiros smartphones compatíveis com o 6G devem chegar ao mercado entre 2029 e 2030.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários