
Economia e mercado 27 Mai
28 de maio de 2025 23
Contrariando pesquisas iniciais que apontavam para um início lento das suas vendas, o iPhone 16 acaba de ser apontado como o smartphone mais vendido do primeiro trimestre de 2025.
O ranking dos 10 modelos mais vendidos globalmente conta com mais 4 smartphones da Maçã, 4 da Samsung e um aparelho da Xiaomi. O novo relatório foi divulgado pela Counterpoint Research, empresa global de pesquisa de mercado e indústria.
Segundo a companhia, o modelo base da Apple teve um ótimo desempenho no Oriente Médio e África (MEA), e no Japão. No país asiático, melhores condições econômicas e revisões de regulamentações de subsídios favoreceram os negócios da empresa americana, fortalecendo o apelo pelo modelo.
Representando uma inversão em relação ao mesmo período do ano passado, o iPhone 16 Pro Max aparece em segundo lugar no ranking, seguido de perto pelo iPhone 16 Pro. A mudança no topo da tabela seria justificada por dificuldades encontradas pela série Pro no mercado chinês, já que subsídios do governo para aparelhos abaixo da faixa dos US$ 1.000 e a forte concorrência no segmento premium, de empresas como a Huawei, teriam desacelerado as vendas dos modelos.
Mas apesar da forte presença da Apple, a empresa não aparece sozinha. A Samsung emplacou quatro aparelhos no ranking, figurando com o Galaxy A16 5G na 4ª posição, o Galaxy A06 na 5ª, o Galaxy S25 Ultra na 6ª e o Galaxy A55 na 9ª; logo acima de outro modelo da Maçã (iPhone 16 Plus).
O Galaxy A16 tomou o lugar que era até então ocupado pelo modelo Ultra, subindo uma posição em relação ao seu antecessor. O aparelho registrou um crescimento nas vendas de 17% em comparação ao mesmo período do ano passado, apoiado pela ampla disponibilidade no mercado norte americano, que representou 1/3 de suas vendas, e por um impulso da América Latina (LATAM) e da MEA, onde ganhou popularidade no segmento 5G de baixo custo.
O Galaxy A06 também teve um desempenho significativo nas vendas, pulando 4 posições no ranking em relação ao mesmo período do ano passado com seu antecessor. O crescimento teria sido motivado pela alta demanda por smartphones de baixo custo em todas as regiões; setor responsável por capturar quase 20% do total das vendas globais de smartphones.
Mas um dos maiores destaques do ranking foi a Xiaomi, que conseguiu um lugar entre Apple e Samsung ao emplacar o Redmi 14C 4G na 8ª posição da tabela. O aparelho apresentou um crescimento nas vendas de 43% em relação ao seu antecessor direto, Redmi 13C 4G, no mesmo período do ano passado. A maior parte das vendas se originou de mercados emergentes, especialmente MEA e LATAM, evidenciando a força da marca no segmento.
A Counterpoint ainda fez questão de destacar as vendas do iPhone 16e, que foi lançado no começo de fevereiro, mas teve suas vendas iniciadas praticamente no final do primeiro trimestre. Segundo a empresa, o aparelho teve um forte desempenho em sua estreia, garantindo a 6ª posição no ranking de mais vendidos do mês de março. A expectativa é que a nova linha de aparelhos supere a antecessora, apesar de custar mais caro que os dispositivos da antiga linha SE.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários