
Economia e mercado 08 Abr
Após inúmeros rumores, a Apple apresentou nesta quarta-feira (19) o iPhone 16e, sucessor do iPhone SE 3 que chega recheado de novidades. Além de um novo visual, inspirado no iPhone 14, o aparelho promete alta performance por contar com especificações próximas às do iPhone 16, embarca recursos avançados como o botão de ação e a suíte Apple Intelligence, e chama atenção por adotar o primeiro modem 5G desenvolvido pela própria Maçã.
O lançamento se destaca logo de cara pelo nome, que encerra a série SE e acaba adicionando o dispositivo à linha principal da gigante de Cupertino. A mudança parece estar alinhada com o visual e as especificações, bem diferentes do visto nas gerações anteriores da linha "acessível" da companhia.
A nova aposta da marca abandona o design do iPhone 8 para empregar a aparência do iPhone 14, com tela de bordas reduzidas, entalhe tradicional na região das câmeras e biometria via Face ID, mas com o diferencial de haver apenas uma câmera traseira, junto de duas opções de cores: preto e branco.
Como boa notícia, o interior é herdado do iPhone 16, fazendo deste o "iPhone SE" mais próximo da linha principal em processamento. Temos por aqui o chip A18, com 6 núcleos de CPU e um downgrade na GPU, que embarca 4 núcleos, em vez dos 5 vistos no iPhone 16 padrão. Na prática, as diferenças devem ser mínimas, considerando o desempenho robusto da plataforma.
A quantidade de RAM não é confirmada, mas é garantido que há ao menos 8 GB de RAM, diante da presença dos recursos de Inteligência Artificial da suíte Apple Intelligence — um diferencial de peso em comparação ao iPhone 15, por exemplo. Já no armazenamento, as alternativas incluem 128 GB, 256 GB e 512 GB.
Uma grande novidade que pode ditar o futuro da família iPhone como um todo é o C1, primeiro modem 5G desenvolvido pela própria Apple, confirmando o que diversos rumores haviam apontado. Não há detalhes sobre o componente no momento, mas a gigante promete conectividade rápida e confiável, com eficiência energética superior.
A tela também se assemelha à do iPhone 14, munida de painel OLED de 6,1 polegadas com resolução de 2532 x 1170 pixels e taxa de atualização de 60 Hz. Mesmo não trazendo maior fluidez, ao menos há suporte a brilho intenso, de até 1.200 nits, e tecnologias avançadas como o vidro Ceramic Shield e HDR com HDR10+ e Dolby Vision.
Nas câmeras, o iPhone 16e adota a mesma lente de selfies de 12 MP dos outros modelos da linha, enquanto utiliza uma única lente traseira com sensor de 48 MP, abertura de f/1.6 e estabilização óptica (OIS). O sistema seria "2 em 1", por aproveitar a alta resolução para aplicar um zoom digital de 2x "sem perdas" e oferece funções premium como gravação em 4K Dolby Vision a 60 FPS.
A bateria ainda não possui informações sobre capacidade, mas ao menos temos uma promessa ambiciosa de 26 horas de reprodução de vídeo, algo que colocaria o iPhone 16e à frente até mesmo do iPhone 16 e sua promessa de 22 horas. É difícil dizer o que pode gerar essa diferença, mas é provável que envolva a capacidade da célula de energia.
No mais, o novo celular "acessível" da Apple embarca porta USB-C 2.0, o mesmo botão de ação configurável presente nos "irmãos" mais premium, sistema de comunicação via satélite (a depender da região), Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3, NFC, recarga sem fio no padrão Qi com potência de 7,5 W — não há MagSafe no modelo —, certificação IP68 de resistência à água e poeira, e sistema operacional iOS 18.
O iPhone 16e começa a ser vendido em pré-venda em 28 de fevereiro, com os preços sugeridos partindo de US$ 599 (~R$ 3.420) no exterior, e os seguintes valores para o Brasil:
Mais detalhes de disponibilidade devem ser divulgados nos próximos dias.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários