
Economia e mercado 11 Jul
Apesar de ter sido um dos grandes nomes em um mundo que ainda não conhecia os smartphones, as últimas décadas para a marca Nokia não foram exatamente um sucesso. Agora, a empresa parece estar aberta a novas parcerias, buscando licenciar sua marca de celulares e smartphones para um novo fabricante.
A confirmação para isso veio de uma fonte um tanto quanto inesperada. Em uma comunidade no Reddit dedicada à marca, um Gerente da Comunidade Nokia respondeu a um outro usuário que a companhia está aberta a colaborar com um “fabricante de dispositivos móveis em grande escala”. Confira a captura:
Claro que as palavras de um gerente de contas de mídia social não têm o peso de um comunicado oficial emitido pela empresa e o Reddit não é exatamente o lugar ideal para encontrar um novo parceiro do tipo. Ainda assim, fez com que a novidade chegasse a vários cantos da internet, espalhando a ideia.
Mas a Nokia não estava licenciada para a HMD? – é a pergunta que você pode estar se fazendo neste exato momento, e a resposta é “sim”. No entanto, embora a empresa continue a lançar telefones sob a marca Nokia, a parceria entre as duas tem uma data muito bem estabelecida para terminar: março de 2026.
Apesar de reforçar a força da marca finlandesa, neste caminho, a própria HMD já deixou de vender aparelhos sob a assinatura da Nokia na Europa, buscando reforçar sua própria marca. Inclusive, os últimos aparelhos a serem lançados pela companhia sob a Nokia deverão ser apenas celulares básicos; provavelmente, os novos 3510 e 7510XA.
Mas apesar de tudo isso, não dá para dizer que os negócios da HMD estão indo de vento em polpa. Afinal, ainda no começo deste mês de julho, a empresa anunciou que sairia dos Estados Unidos frente ao atual “cenário geopolítico e econômico desafiador”. Com certeza, uma grande perda para a companhia.
De toda forma, não seria uma novidade a Nokia se alinhando a outra empresa para o licenciamento de sua marca. Afinal, ainda em 2023, vimos outros parceiros que detinham os direitos de uso da marca encerrando lançamentos assinados por ela – como a Streamview (TVs), RichGO (áudio) e OFF Global (laptops). Inclusive, a OFF Global encerrou suas atividades de forma definitiva.
Em seu site oficial, citado na postagem, a Nokia indica claramente que está aberta a colaborações em licenciamentos, desenvolvimento em conjunto e até mesmo lançamentos em parceria. Porém, diferente de ocasiões anteriores, é estabelecido que o parceiro deve ser um fabricante com capacidade industrial sólida, não apenas um experimento ou startup qualquer.
Apesar de não ter atuação própria no mercado de smartphones, a Nokia segue como um dos grandes nomes no mercado de tecnologia, com presença de destaque em redes e infraestrutura de telecomunicações; principalmente em relações B2B.
Ao que tudo indica, a empresa divulgará seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2025 já na próxima quinta-feira. No primeiro trimestre do ano, a companhia registrou um lucro operacional de € 156 milhões, com vendas líquidas de € 4,39 bilhões.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários