LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Internet no espaço: Nokia faz primeira conexão de rede celular 4G na Lua

12 de março de 2025 6

Atualização (12/03/2025) - EB

A Nokia Bell Labs anunciou hoje que conseguiu entregar a primeira conexão de rede celular 4G na Lua após o pouso do módulo Athena com o Sistema de Comunicações de Superfície Lunar na última segunda-feira (10). Esta é uma nova etapa da missão Intuitive Machines IM-2 com foco no polo sul do satélite natural.

A operação da rede foi validada pela Nokia, que confirmou a transmissão de dados para a estação terrestre da Intuitive Machines e o Centro de Controle de Missão da Nokia na Terra como parte da iniciativa Commercial Lunar Payload Services da NASA, que também financiou a demonstração por meio da iniciativa Tipping Point.

Apesar do sucesso, a Nokia diz que não foi possível realizar a primeira chamada de voz devido a limitações energéticas pela orientação dos painéis solares do módulo da Athena. Felizmente, o sistema da Nokia foi capaz de concluir os testes durante os 25 minutos em que recebeu energia.

Segundo a Nokia, a Athena enviou e recebeu dados para o controle de missão localizado em Sunnyvale, Califórnia, que o conectou a rede terrestre da Intuitive Machines e confirmou o funcionamento bem-sucedido da rede sem qualquer tipo de interrupção.

Thierry E. Klein, presidente da Bell Labs Solutions Research da Nokia, comentou o sucesso da missão dizendo:

Entregamos e implantamos a primeira rede celular na Lua e estamos incrivelmente orgulhosos dos resultados que alcançamos, apesar das circunstâncias muito desafiadoras. Se nossos módulos de dispositivo estivessem funcionais quando nossa rede em uma caixa foi ligada, todas as indicações nos dizem que teríamos sido capazes de concluir a primeira chamada de celular na Lua.

Klein também ressalta que esta não será a última colaboração da Nokia com a NASA:

Os sucessos que conseguimos alcançar ainda são significativos. Conseguimos pegar componentes comerciais prontos para uso que conectam bilhões de pessoas na Terra e fortalecê-los para operar na Lua. Esses marcos iniciais demonstram que as tecnologias celulares têm um papel fundamental a desempenhar na exploração espacial, e estamos ansiosos para futuras missões com a NASA, Intuitive Machines, Lunar Outpost e outros parceiros da indústria espacial.

Apesar do sucesso, a temperatura do módulo Hopper caiu abaixo da faixa operacional por restrições energéticas e extremas do local de pouso, o que impediu que a conexão fosse reestabelecida.

Atualização (08/01/2025) - PF

Internet até no espaço: Nokia está prestes a levar cobertura celular 4G para a Lua

Há pouco menos de dois anos, a Nokia anunciou durante a Mobile World Congress (MWC) 2023 que levaria internet à Lua em parceria com a Nasa. Agora, esse grande plano parece que está prestes a se realizar.

Em comunicado a imprensa, a gigante finlandesa anunciou que completou a integração final de seu Sistema de Comunicação da Superfície Lunar (que atende por ‘LSCS’ em inglês) ao módulo de pouso da Athena, que fará a próxima missão lunar no final do mês de fevereiro. A missão ganhou o nome de IM-2.

Logotipo da Nokia aparece ao lado de marca da Intuitive Machines em módulo lunar - Imagem: reprodução

Após meses de testes e validação, os engenheiros da Intuitive Machines instalaram a “rede em uma caixa” do LSCS em um dos painéis superiores de compósito de carbono da Athena. A Intuitive Machines é a empresa de exploração espacial que, em conjunto com a Nasa, está por trás da nova missão.

O LSCS foi desenvolvido pela Nokia usando a mesma tecnologia 4G/LTE usada na Terra. O equipamento deverá ser implantado no polo sul lunar da Lua, marcando a primeira tentativa bem-sucedida de implantar uma rede celular no satélite natural.

Com a tecnologia, a intenção é agilizar a comunicação entre astronautas, módulos de pouso e veículos de forma geral. Dados de telemetria e streaming de vídeos em alta definição também devem circular de maneira facilitada. A Intuitive Machine espera retransmitir os dados do LSCS de volta à Terra usando seu próprio serviço de transmissão de dados.

“Pretendemos provar que as tecnologias celulares podem fornecer a conectividade confiável, de alta capacidade e eficiente necessária para futuras missões tripuladas e não tripuladas à Lua e, eventualmente, a Marte. A tecnologia celular transformou irrevogavelmente a maneira como nos comunicamos na Terra. Não há razão para que ela não possa fazer o mesmo com as comunicações em outros mundos.”, afirmou Thierry E. Klein, presidente da Bell Labs Solutions Research na Nokia.

Até chegar a Lua, o módulo desenvolvido pela Nokia passará por uma missão árdua. Além de sobreviver aos estresses da decolagem e do pouso, a cápsula percorrerá os mais de 384 mil quilômetros que separam nosso planeta do satélite natural.

Cada um dos 14 pontos de montagem do módulo foi isolado termicamente para manter a rede isolada das temperaturas extremamente baixas registradas no espaço. A rede foi integrada ao Sistema de Proteção Térmica da Athena, que expelirá calor quando a rede estiver operando e fornecerá calor para proteger a rede quando estiver ociosa.

Vale lembrar que a Nokia Corporation não tem relação com a marca Nokia vista em smartphones e feature phones atualmente. A divisão de celulares da empresa foi vendida para a HMD em meados de 2016. A Nokia citada aqui é um destaque no setor de infraestrutura de rede, detentora de várias patentes no mundo da tecnologia, e não fabrica mais celulares.

Texto original - 03/03/2023

A Nokia firmou uma parceria com a NASA para levar internet 4G à Lua. Esse audacioso projeto foi apresentado pela empresa durante no Mobile World Congress (MWC) 2023, em Barcelona, indicando os planos da gigante nórdica para o segmento de telecomunicações, mercado que ganhou destaque com a renovação no logotipo da empresa.

Segundo informações, o dispositivo desenvolvido pela Nokia deve ser enviado ao satélite terrestre através de uma missão espacial sob responsabilidade da agência norte-americana. A expectativa é de que o lançamento aconteça ainda este ano, porém ainda não há uma data confirmada e nem mais informações sobre isso.

O equipamento poderá ser usado para conectar por algum tempo os veículos de exploração que operam em solo lunar, no entanto, o principal foco dessa tecnologia é conectar as futuras bases lunares. O funcionamento do tipping point deve ter um alcance máximo de até 4 quilõmetros também possibilitando a comunicação com a Terra.

Conforme explica o diretor de tecnologia da Nokia para América Latina, Wilson Cardoso, nos experimentos feitos em laboratório o protótipo se comportou de acordo com o esperado, porém na Lua as condições de temperatura e outras características podem afetar o funcionamento e vida útil do dispositivo.

Representação de foguete sendo lançado. (Imagem: Reprodução).

Cardoso explica que a plataforma 4G usará a frequência de 2,6 GHz, mas ao contrário do que acontece na Terra, na Lua o dispositivo não poderá ser aterrado devido ao fato do solo lunar ser ionizado não permitindo o aterramento. Essa característica ímpar faz com que os equipamentos queimem, por isso a Nokia desenvolveu um tecnologia que deve contornar o problema.

Veja também

Acredita que esse plano dará certo? Conta pra gente, comente!


6

Comentários

Internet no espaço: Nokia faz primeira conexão de rede celular 4G na Lua
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2