
16 Agosto 2016
A Uber começará a aceitar pagamento de corridas em dinheiro em três cidades brasileiras. A partir de segunda-feira (11), usuários do serviço em Recife, Fortaleza e Salvador serão os primeiros a testar a mudança, como medida de impulsionar o número de cadastros de quem não tem cartão de crédito.
A novidade chega como uma surpresa, já que a Uber é conhecida por aceitar pagamento somente por meio de cartão registrado no aplicativo para celular. Segundo a empresa, porém, essa característica criou alta resistência por parte da maioria dos usuários no nordeste, onde se inicia o piloto.
Ao G1, o diretor de comunicação da Uber no Brasil, Fábio Sabba, declarou:
No Nordeste, mais de 60% dos usuários paravam o processo de se cadastrar no momento que precisava pedir um cartão de crédito. Então nós resolvemos soltar um piloto nessa região permitindo que os motoristas aceitem dinheiro
Embora a Uber seja reconhecida por estimular o uso de cartão de crédito, a aceitação de pagamentos em dinheiro é prática comum em outros países. A empresa concorrente de taxistas flexibiliza a cobrança da corrida especialmente em nações em desenvolvimento. São 86 que já aceitam dinheiro, como Índia, Quênia, Arábia Saudita, Cingapura e Peru.
Embora o pagamento em dinheiro não apresente qualquer empecilho para usuários da Uber - basta pagar o valor que aparece no aplicativo ao fim da corrida diretamente ao motorista - , o mesmo não se pode dizer de quem trabalha para a empresa.
Caso o piloto brasileiro funcione como em outros países, as taxas cobradas pelo serviço continuam deduzidas do pagamento digital depositado pela Uber na conta bancária do motorista. Isso quer dizer que o objetivo continuará sendo o de estimular pagamentos por cartão. Se as corridas em dinheiro forem sempre menores em volume, o valor devido à Uber será sempre descontado do saldo de cartão.
A cobrança em dinheiro começa nas três cidades nordestinas em 11 de julho, e deverá ser liberada aos poucos mesmo nesses locais. A Uber não deu previsão de expansão da novidade. Ainda deverá demorar, portanto, para que a vantagem chegue a São Paulo, mercado que segue gerando polêmica em torno da disputa com sindicatos de taxistas - e até com um candidato à Prefeitura.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários