LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft desenvolve software para otimizar a vida útil da bateria de tablets e laptops

04 de outubro de 2015 0

A Microsoft está sempre trabalhando em tecnologias que visam facilitar o dia-a-dia dos usuários de seus produtos. Neste fim de semana, a empresa revelou um novo projeto que poderia ajudar ainda mais aqueles que enfrentam problemas com a duração da bateria de seus laptops, e ainda otimizar a energia para momentos em que o usuário mais precisar dela.

As pesquisas da empresa se voltam agora para desenvolver uma nova tecnologia que faz com que as baterias dos laptops e tablets possam durar mais tempo com um software mais inteligente. O projeto, apelidado como "Software Defined Batteries" é um software que combina diferentes tipos de baterias que são otimizados para diferentes tarefas. A aplicação, em seguida, trabalha com o sistema operacional para descobrir o que o usuário deseja abrir e permite que a bateria seja mais eficiente, ou menos, para essa tarefa específica, dependendo do caso. Isso é, de fato, bastante interessante.

Além disso, o sistema também aprende os hábitos do usuário e usa várias técnicas para ampliar a vida útil da bateria, e não apenas isso, mas também otimizar a bateria para agilizar processos quando o usuário precisa. Há alguns exemplos de como esta nova tecnologia poderia aumentar a vida útil da bateria de dispositivos como laptops ou tablets.

Um dos exemplos, segundo a própria Microsoft, é que o sistema pode reconhecer que o usuário conecta o tablet todos os dias em torno 14:45, e depois realiza uma apresentação no PowerPoint longo todos os dias às 15:00. Isso significa que o computador precisa estar pronto para fazer carga rápida naquele tempo, para que a pessoa pode fazê-lo através dessa reunião à tarde.

No segundo exemplo especificado no post da companhia, um usuário pode usar o computador principalmente para ler e enviar e-mails e documentos do Word durante o dia e, em seguida, começar a navegar na web e assistir vídeos em quando estiver no trânsito de volta para casa. Com base nesses hábitos, o computador pode otimizar a carga para garantir que o usuário possa fazer as duas coisas com a economia necessária para que na "hora do rush" não seja preciso recarregar a bateria.

O sistema utiliza a técnica conhecida em inglês como machine learning, ou algo como "aprendizagem de máquina", para aprender os hábitos individuais de um usuário, para que o sistema possa então encontrar a melhor forma de prolongar a vida útil da bateria com base em como essa pessoa está usando o dispositivo.

O Software Defined Batteries" está sendo desenvolvido por pesquisadores da companhia, entre eles Bodhi Priyantha, Ranveer Chandra e Anirudh Badam, que trabalhavam na nova abordagem de otimização de vida da bateria. Chandra, o principal pesquisador da Microsoft Research, é um pouco obcecado com a prolongar a vida da bateria, logo faz sentido que ele esteja entre aqueles que encabeçam o projeto.

Ao invés de esperar a bateria perfeita, estamos usando toda a tecnologia disponível no momento

À medida que a pesquisa avança, Chandra disse que vê usos muito além de apenas laptops e tablets, o que não é difícil de imaginar. Esse tipo de abordagem poderia, eventualmente, ser aplicados a telefones, carros e qualquer outra coisa que usa uma bateria e possa rodar um sistema inteligente para a nova aplicação desempenhar seu papel.

Nós pensamos que você pode obter os benefícios dos diferentes tipos de pilhas que já foram inventadas, ao invés de ter que continuar esperando pela bateria final ser inventada

Vai ser interessante ver como a Microsoft desenvolve esta tecnologia, e não seria nenhuma surpresa se pudermos ver esta novidade em novos laptops com o Windows 10, a serem lançados nos próximos meses.


0

Comentários

Microsoft desenvolve software para otimizar a vida útil da bateria de tablets e laptops
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista