
06 Novembro 2019
Em julho deste ano, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou que a empresa estava passando por uma grande reestruturação. Agora, o primeiro passo dado está na venda de uma das principais fábricas da Nokia no Brasil, localizada em Manaus (AM) e que passará para as mãos da Flextronics. Esta mudança deixará o investimento no segmento móvel em troca de uma maior produção de consoles da fabricante, incluindo o Xbox 360 e o Xbox One.
Esta mudança visa trazer uma redução considerável nos custos para a Microsoft, que incluem uma reavaliação contábil dos ativos adquiridos da Nokia no ano passado, resultando na grande proporção de demissões recentes. A gigante de Redmond informa que os funcionários afetados estão recebendo todo o apoio necessário que incluem o período de transição ente uma empresa e outra até a Flextronics assumir totalmente a fábrica. No começo do ano foi revelado que a Microsoft tem cerca de 2,4 mil funcionários no Brasil, mas não sabemos quantos serão perdidos com esta venda.
“Como parte da reestruturação do negócio de dispositivos mobile anunciada previamente, a Microsoft está procurando meios de melhorar a eficiência de suas operações. Depois de uma avaliação cuidadosa, e sob a aprovação regulatória final, a Microsoft decidiu assinar um contrato com nossa parceira Flextronics para a produção do Xbox e de smartphones, a partir de janeiro de 2016”. O objetivo é que a Flextronics mantenha um nível semelhante de operações no Brasil, afirma o comunicado oficial divulgado pela companhia.
Essa venda acaba afetando o funcionamento da Fundação Nokia e da INDT, que passou a se chamar apenas Instituto de Desenvolvimento Tecnológico no final de 2014. Desde esta data, a Microsoft era a empresa responsável por apoiar o projeto. A Fundação realizou um processo de cancelamento de novos candidatos em seus cursos oferecidos, o que indica que não haverá criação de novas turmas em 2016.
“A Fundação Nokia e o INDT eram parte dos investimentos da fábrica. E por isso, com o apoio integral da Microsoft, a Fundação e o INDT estão a procura de outras frentes de financiamento. A Microsoft, no entanto, vai garantir que todos os alunos atualmente matriculados na Fundação Nokia finalizem o curso”, diz a companhia, que não detalha quantos alunos cursam ensino médio e técnico na instituição.
Estudantes organizaram um protesto no último sábado (03) contra essa mudança na direção pela Microsoft. Este manifesto vem chamando a atenção de várias empresas, além de autoridades governamentais. A situação ainda continua incerta, mas podemos ter mais notícias nos próximos dias sobre o futuro da Fundação Nokia e como a Flextronics irá afetar a situação atual.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários