LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G54 vs Galaxy M34: som e selfies são melhores que tela e bateria? | Comparativo

24 de dezembro de 2023 17

O Moto G54 chegou para ser um intermediário mais básico, voltado a oferecer um produto acessível ao consumidor, sem deixar de entregar alguns diferenciais. Mas para ser a melhor opção do segmento, ele precisará se mostrar superior ao seu principal concorrente, o Galaxy M34.

Neste confronto entre o smartphone da Motorola e o da Samsung, qual deles entrega mais por menos? O Comparativo do TudoCelular te conta a resposta agora.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Motorola Moto G54

Começando pelo design, temos dois visuais bem diferentes entre eles. O Moto aposta em um bloco quadrado menor na parte de trás, alinhado aos modelos mais caros, com um notch em furo na frente. O Galaxy também segue outros “irmãos” avançados, com as câmeras posicionadas individualmente, só que tem um entalhe em forma de gota já ultrapassado.

Como temos aqui dois modelos mais acessíveis, ambos possuem estrutura de plástico liso tanto nas laterais quanto na traseira. Mas não espere neles qualquer certificação que conceda resistência contra poeira e água.

Samsung Galaxy M34

Ambos ainda se assemelham pela presença de um leitor de impressões digitais integrado ao botão de energia. O aparelho da Motorola leva a vantagem por ter um corpo mais compacto e leve que o rival da Samsung.

As fabricantes oferecem expansão de armazenamento, porém em soluções distintas. O G54 fornece uma gaveta com apenas um espaço para chip de operadora e uma entrada para cartão de memória. Já o M34 vem com uma gaveta híbrida, que divide o segundo slot para cartão SIM com o microSD. Em conectividade, nada muda entre eles, com Wi-Fi de quinta geração, Bluetooth 5.3 e NFC, para pagamentos por aproximação.

Com o design mais moderno, compacto e leve, o G54 abre o placar.

Melhor construção

Nenhum

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Moto G54

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do notch

Moto G54

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência

Nenhum

Qual é mais fino e leve?

Moto G54

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Nenhum

Bluetooth mais avançado

Ambos

73.82 x 161.56 x 7.99 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
77.2 x 161.7 x 8.8 mm
6.5 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Os dois possuem uma tela com o mesmo tamanho de 6,5 polegadas. Eles ainda se assemelham pela presença da resolução Full HD+ e pela taxa de atualização de 120 Hz, para garantir uma ótima fluidez nas animações do sistema.

Mas as diferenças param por aqui. O display do Moto é do tipo IPS LCD, que fica bem atrás no nível de brilho e no ângulo de visão que o painel Super AMOLED do Galaxy. O coreano ainda tem o benefício do Gorilla Glass 5, para maior proteção contra arranhões.

A favor do G54, fica o maior aproveitamento frontal dele, graças às bordas menores. Mesmo assim, você não terá neles tecnologias como HDR10 ou Dolby Vision, que melhorariam a visualização em streamings compatíveis.

O coreano anota o ponto em tela.

Melhor tecnologia de tela

Galaxy M34

Melhor brilho de tela

Galaxy M34

Mais cores

Galaxy M34

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Moto G54

Suporte a HDR10+

Nenhum

Suporte a Dolby Vision

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy M34

Qualidade geral da tela

Galaxy M34

Som


Na parte de áudio, a Motorola apostou em um sistema estéreo, que aproveita o alto-falante de chamadas como canal secundário, para ampliar a imersão do usuário. Já a Samsung preferiu economizar aqui e deixou apenas uma saída de som mono na porção inferior do seu intermediário.

Mesmo com suporte a Dolby Atmos nos dois casos, o G54 acaba oferecendo uma potência sonora acima do concorrente, além de entregar uma qualidade superior, ainda que o M34 também tenha bom equilíbrio entre graves, médios e agudos.

A dupla vem com um conector físico de 3,5 milímetros para fones de ouvido, mas não há qualquer acessório padrão acompanhando o dispositivo na embalagem.

O som estéreo dá o ponto para o Moto.

Som é estéreo?

Moto G54

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Moto G54

Potência sonora

Moto G54

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes celulares saem da caixa equipados com o Android 13 como sistema operacional nativo. A Motorola promete apenas uma atualização de software para a linha G, o que acaba deixando a vida útil deste modelo bem atrás do concorrente da Samsung, com seus quatro updates do “robozinho” garantidos pela fabricante.

Eles não possuem problemas com fluidez do sistema, já que a interface MyUX do Moto é bastante limpa, enquanto a One UI do Galaxy tem suas boas otimizações. Fora a alta taxa de atualização que ambos oferecem. Já a tecnologia 5G garante uma rede móvel veloz nos dois.

O G54 tem como principais recursos os famosos gestos para ligar a lanterna e abrir a câmera, além do Início Inteligente de Aplicativos, que acelera os apps mais usados. Do outro lado, o M34 pode configurar o botão de energia para executar mais rápido alguma aplicação, sem falar no Always-on Display. Ambos ainda entregam atalhos no canto da tela, seja na Barra Lateral da Motorola, ou no Painel Edge da Samsung.

A longevidade desempata o quesito e deixa o coreano com mais um ponto.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy M34

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Motorola Moto G54
Samsung Galaxy M34

O G54 vem equipado com o chip Dimensity 7020 e 4 GB de RAM na variante que testamos. Do outro lado, o contém a plataforma Exynos 1280, acompanhada de 6 GB de memória. Qual deles é o mais rápido da dupla? Vimos que o coreano abre os apps mais rápido que o concorrente e ainda consegue segurar mais deles em segundo plano.

Os benchmarks já mostram um cenário mais equilibrado. Um exemplo disso está no AnTuTu, que o Galaxy vence por menos de 10 mil pontos de diferença. Pelo menos, ambos vão rodar os jogos mais exigentes em qualidade alta, ainda que não ofereçam o que há de melhor em GPU.

A Samsung fica com o ponto pelo multitarefas mais eficiente.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy M34

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy M34

Qual o processador mais atualizado?

Moto G54

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy M34

Qual tem mais armazenamento?

Moto G54

Bateria
Motorola Moto G54
Samsung Galaxy M34

O Moto é alimentado por uma bateria de 5.000 mAh, enquanto o Galaxy confirma o foco da linha M neste item e traz uma capacidade de 6.000 mAh. Dá a lógica na duração prática? Vimos nos nossos testes que sim. O coreano chega a quase 33 horas de autonomia, com uma folga de 8 horas para o concorrente.

Passando para a recarga, o G54 contém um TurboPower de 20 W que permite chegar nos 100% em pouco menos de 2 horas. Já o M34 demora 2 horas e 20 minutos até completar o processo, com seu acessório de 15 Watts.

A Samsung pontua pela maior autonomia; e a Motorola marca pelo carregamento mais rápido.

Qual tem mais bateria?

Galaxy M34

Qual recarrega mais rápido?

Moto G54

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy M34

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O conjunto fotográfico encontrado nos dois smartphones é liderado por uma câmera principal de 50 MP. Não espere muito deles em termos de qualidade. Mas ainda assim, você terá uma faixa dinâmica aceitável e um bom contraste no geral. Também vemos um equilíbrio nas fotos tiradas à noite. O Moto com um controle de ruídos superior, e o Galaxy com imagens mais claras.

A macro deles é a mais fraca do conjunto e peca pela falta de foco automático e pela baixa resolução. O que vai desempatar este quesito é a presença do sensor ultrawide no coreano. A lente ampla dele registra mais dos cenários e dá uma versatilidade maior que o rival da Motorola, ainda que tenha menos nitidez que a principal.

Damos mais um ponto para a Samsung.

Melhor conjunto de câmera traseira

Nenhum

Melhores fotos de dia

Nenhum

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Galaxy M34

Melhor ultrawide

Galaxy M34

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Moto G54

O Galaxy é o único da dupla que possui uma filmadora capaz de gravar em 4K a 30 fps. O Moto fica limitado à resolução Full HD nos seus vídeos. De toda a forma, ambos fornecem estabilização óptica de imagem, foco ágil e uma captura de som estéreo que não sofre com ruídos.

Com uma definição superior, o ponto vai para o M34.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Galaxy M34

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy M34

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M34

A câmera frontal do Moto tem 16 MP e acerta nas selfies em qualquer condição. Já a do Galaxy possui 13 megapixels de resolução e acaba ficando atrás em nitidez e contraste, seja durante o dia ou à noite. Ao menos, o desfoque da dupla funciona bem e apresenta poucos erros. A filmagem frontal deles não passa de Full HD a 30 fps.

Temos ponto para a Motorola.

Melhor conjunto de câmera frontal

Moto G54

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie de dia

Moto G54

Melhor selfie noturna

Moto G54

Preço

Os dois dispositivos desembarcaram de maneira oficial no Brasil. O Moto G54 foi lançado por valores a partir de R$ 1.500, abaixo dos R$ 2.700 cobrados pelo Galaxy M34 no seu lançamento. No cenário recente, a Motorola segue mais vantajosa no mercado, por cerca de R$ 1.100, contra mais de R$ 1.200 do modelo da Samsung.

Como qualquer economia faz a diferença no bolso do consumidor, o G54 fecha o Comparativo com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Moto G54

Qual tem menor custo atual?

Moto G54

7.5 Hardware
8.6 Custo Benefício

Motorola Moto G54

Comparar Aviso de preço
8.1 Hardware
8.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy M34

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Como é possível observar pelo placar, houve um grande equilíbrio entre estes intermediários, apesar de o smartphone da Samsung ter vencido o da Motorola por um ponto de diferença. O resultado é que a sua opção vai depender do que mais importa para você.

O Galaxy M34 prioriza o usuário que busca por uma tela AMOLED para maior qualidade, um sistema com maior tempo de atualizações, um desempenho mais rápido, câmeras traseiras com sensor ultrawide e filmadora que grava em 4K.

Já se a intenção for por um design mais moderno, um som estéreo, um carregamento mais rápido e selfies mais nítidas, o Moto G54 é a opção mais adequada para você. Este celular ainda tem o diferencial do seu preço menor no varejo brasileiro, que permitirá machucar menos o bolso na hora da compra.

RESULTADO

Motorola Moto G54: 5 PONTOS

  • Design mais moderno, compacto e leve
  • Som estéreo
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Selfies com maior nitidez e melhores cores
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Samsung Galaxy M34: 6 PONTOS

  • Tela Super AMOLED
  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com sensor ultrawide
  • Vídeos em 4K

Acha que o equilíbrio na prática é tão grande quanto mostrou o placar? Qual deles seria a sua opção de compra no momento? O que você prioriza quando procura por um novo smartphone? Pode comentar à vontade aí no espaço abaixo.

(atualizado em 28 de abril de 2024, às 16:44)

17

Comentários

Moto G54 vs Galaxy M34: som e selfies são melhores que tela e bateria? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista