LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Edge 40 Neo vs realme 11 Pro Plus: qual celular intermediário tem mais destaques? | Comparativo

16 de janeiro de 2024 12

O Edge 40 Neo e o realme 11 Pro Plus possuem algumas semelhanças conceituais e no público-alvo. Eles buscam entregar uma aparência especial a um consumidor que quer um aparelho premium, com mais benefícios que um intermediário comum, mas sem o preço dos tops de linha.

Neste embate entre o smartphone da Motorola e o da realme, temos mais destaques em qual destes modelos? É isso que vamos responder para você agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Motorola Edge 40 Neo

O design tende a ser o grande foco destes dispositivos. A Motorola manteve a parceria com a Pantone para cores diferenciadas, enquanto a realme apostou no ex-designer da Gucci, Matteo Menotto, para um visual mais sofisticado.

O 40 Neo vem com o clássico bloco saltado quadrado para abrigar as câmeras, com o logo da marca centralizado na tampa. Já o 11 Pro Plus traz um aro gigante com as lentes, além de uma textura no centro que imita um zíper e uma costura nas bordas. Ambos são feitos de plástico com pintura metálica nas laterais, e uma traseira de couro vegano, dependendo da cor escolhida.

realme 11 Pro Plus

O Edge é o único da dupla com resistência contra poeira e líquidos, graças à certificação IP68. Ele também possui o corpo mais compacto e leve da dupla. Na frente, a opção dos dois foi pelo notch em forma de furo centralizado e pelo leitor biométrico incorporado ao display.

Você não encontrará neles qualquer slot para cartão microSD. Isso significa que não há uma maneira de expandir o armazenamento local nestes celulares. Em conectividade, eles fornecem Wi-Fi de sexta geração e NFC, para pagamentos por aproximação. Para completar, o Bluetooth 5.3 do 40 Neo é mais avançado que a versão 5.2 do realme.

A Motorola inseriu mais benefícios que a rival chinesa e abre o placar.

Melhor construção

Nenhum

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Edge 40 Neo

Qual é mais compacto e leve?

Edge 40 Neo

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Edge 40 Neo

71.99 x 159.63 x 7.79 mm
6.55 polegadas - 2400x1080 px
73.9 x 161.6 x 8.7 mm
6.7 polegadas - 2412x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O 40 Neo contém uma tela de 6,5 polegadas do tipo pOLED, um pouco menor que o display AMOLED de 6,7 polegadas adotado pelo 11 Pro Plus. Mesmo assim, eles praticamente não têm diferença no aproveitamento frontal.

Os dois têm suas semelhanças. Ambos entregam a tecnologia HDR10+, para melhorar a exibição de filmes e séries nos serviços de streaming, mas deixam de lado o Dolby Vision. Fora a resolução Full HD+ e a capacidade de reproduzir mais de 1 bilhão de cores.

Só que o Edge tem os diferenciais do nível de brilho superior e da taxa de atualização de 144 Hz, para uma fluidez superior aos 120 Hz do concorrente chinês. Sem falar no vidro Gorilla Glass 3, para proteção adicional contra arranhões.

É mais um ponto para a Motorola.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Edge 40 Neo

Mais cores

Ambos

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Realme 11 Pro Plus

Melhor proporção tela/corpo

Realme 11 Pro Plus

Suporte a HDR10+

Ambos

Suporte a Dolby Vision

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Edge 40 Neo

Melhor proteção contra arranhões

Edge 40 Neo

Qualidade geral da tela

Edge 40 Neo

Som


As fabricantes não pouparam esforços na parte de áudio e colocaram um sistema estéreo nestes intermediários, para aumentar a imersão do usuário. Os smartphones aproveitam o alto-falante de chamadas como canal secundário, e o realme ainda tem uma terceira saída de som na porção superior.

Mesmo com um speaker a menos, o Edge não fica atrás em potência sonora em relação ao chinês. Os dois também entregam um bom equilíbrio de frequências, com destaque para os graves bem encorpados que entregam.

Não espere achar neles um conector do tipo P2 para fones de ouvido, nem qualquer acessório compatível na embalagem.

Sem grandes diferenças, damos um empate em som.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Ambos

Potência sonora

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa com o Android 13 de maneira nativa. Tanto a Motorola quanto a realme prometem duas atualizações do “robozinho” e três anos de updates de segurança para estes modelos.

A fluidez não será um problema neles, pelas otimizações e pelas elevadas taxas de atualização do painel de cada um. A presença da tecnologia 5G também garantem uma rede móvel mais veloz para o usuário.

A dupla ainda entrega recursos avançados. O 40 Neo se destaca pelos clássicos gestos para ligar a lanterna e abrir a câmera, pelas notificações e alertas luminosos com o Edge Light, pela proteção dos dados no Moto Secure e por se transformar em um PC portátil com o Moto Connect. Do outro lado, o realme permite expandir a RAM com parte do armazenamento, adicionar atalhos na Barra Lateral inteligente e ainda medir os batimentos cardíacos no sensor integrado ao leitor de digitais.

Mesma longevidade e boas ferramentas. Damos um ponto para cada em sistema.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Nenhum

Desempenho
Motorola Edge 40 Neo
realme 11 Pro Plus

Os dois celulares preferiram pela MediaTek como fornecedora da plataforma móvel. O Edge vem equipado com o Dimensity 7030 e 8 GB de RAM, contra o Dimensity 7050 e 12 GB de memória presentes no realme. Qual entrega o melhor desempenho? Os nossos testes mostraram um tempo mais rápido de cerca de três segundos para o chinês, que foi melhor para abrir o app e para segurar em segundo plano.

Os benchmarks repetem a performance deles, com o 11 Pro Plus ligeiramente acima do 40 Neo no AnTuTu e nos indicadores do Geekbench. Quando passamos para os jogos, estes dispositivos são capazes de rodar até os títulos mais complexos sem qualquer dificuldade e com boa fluidez.

Pelo multitarefas mais eficiente, o ponto vai para a realme.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Realme 11 Pro Plus

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Realme 11 Pro Plus

Qual o processador mais atualizado?

Edge 40 Neo

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Realme 11 Pro Plus

Qual tem mais armazenamento?

Realme 11 Pro Plus

Bateria
Motorola Edge 40 Neo
realme 11 Pro Plus

Estes são dois celulares alimentados por uma bateria de 5.000 mAh, uma capacidade padrão para o segmento. E como eles se comportam na prática? Fizemos os nossos testes e vimos uma vantagem de 1 hora e 40 minutos para o chinês, que registrou quase 26 horas de autonomia total.

Passando para o carregamento, o Edge precisa de 43 minutos para completar o processo, com seu adaptador de 68 W. Apenas sete minutos a menos que os 50 minutos necessários pelo realme, com seu SuperVooc de 100 W.

Como a diferença na recarga é pequena, a duração fora da tomada tem mais impacto e dá o ponto para o 11 Pro Plus.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Edge 40 Neo

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Realme 11 Pro Plus

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O conjunto fotográfico do Edge é formado por uma câmera principal de 50 MP e uma híbrida de 13 MP para servir como ultrawide, macro e de profundidade. Do outro lado, você vai encontrar um sensor primário de 200 MP no realme, acompanhado de uma ultrawide de 8 MP e uma macro de 2 MP.

Os dois tiram fotos com boa nitidez e o contraste um pouco exagerado, mas mesmo com a lente menos avançada, o 40 Neo oferece a melhor faixa dinâmica e o HDR mais eficiente. Em locais escuros, ambos se revezam em situações com mais detalhes preservados na imagem.

A ultrawide deles consegue bons registros mesmo com nitidez inferior e mantém as cores da principal. A do Edge tem foco automático, para macros de maior qualidade que o sensor dedicado do 11 Pro Plus. Sem falar no desfoque da Motorola com menos erros que o modo retrato apenas por software da realme.

Com um conjunto de maior qualidade no geral, o ponto vai para o Edge.

Melhor conjunto de câmera traseira

Realme 11 Pro Plus

Melhores fotos de dia

Edge 40 Neo

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Edge 40 Neo

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Edge 40 Neo (via ultrawide)

Melhor profundidade

Edge 40 Neo (via ultrawide)

Fotos tiradas com o Motorola Edge 40 Neo

A filmadora deles é capaz de gravar vídeos em 4K a 30 fps. Você vai ter boa qualidade na imagem deles, assim como na captura de som estéreo. Tanto um quanto o outro também entregam foco ágil e estabilização óptica, para lidar melhor com os tremidos.

Com bom equilíbrio neste quesito, ficamos no empate.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Estabilização mais eficiente

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Nenhum

Fotos tiradas com o realme 11 Pro Plus

Os duelistas contam com uma câmera frontal de 32 MP. Durante o dia, você terá melhores selfies no Edge, que acerta mais no nível de detalhes e nas cores, enquanto o pós-processamento do 11 Pro Plus acaba comprometendo o contraste. Já à noite, o chinês consegue controlar melhor o ruído e fornecer imagens mais nítidas. Pelo menos, ambos fazem um bom trabalho no modo retrato. Já nas filmagens de frente, o 40 Neo é o único com suporte a 4K.

A Motorola marca pelas melhores selfies de dia e vídeos em 4K; e a realme pontua pelas selfies noturnas superiores.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Edge 40 Neo

Melhor selfie diurna

Edge 40 Neo

Melhor selfie noturna

Realme 11 Pro Plus

Preço

Estes smartphones foram lançados de maneira oficial no Brasil. O Edge 40 Neo chegou ao país pelo preço sugerido de R$ 2.800, bem inferior ao custo inicial de R$ 4.500 do realme 11 Pro Plus. No mercado atual, ambos são encontrados por valores menores, porém o modelo da Motorola é o único que já baixou da faixa dos R$ 2.000.

Por isso, o Edge anota o último ponto do duelo.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Edge 40 Neo

Qual tem menor custo atual?

Edge 40 Neo

7.7 Hardware
6.6 Custo Benefício

Motorola Edge 40 Neo

Comparar Aviso de preço
7.8 Hardware
6 Custo Benefício

realme 11 Pro Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O embate entre intermediários premium da Motorola e da realme foi equilibrado, mas a empresa pertencente à Lenovo ainda conseguiu ficar um pouco à frente no placar. Mesmo assim, é importante entender que cada um conta com seus pontos fortes específicos e até algumas semelhanças, como no bom som estéreo, no sistema com recursos avançados e nos vídeos em 4K com estabilização óptica e foco ágil.

O Edge 40 Neo se mostrou a melhor opção para quem deseja um design mais resistente, compacto e leve; uma tela com maior fluidez e brilho; um conjunto de câmeras traseiras que tira melhores fotos e uma lente frontal que acerta mais nas selfies diurnas.

Do outro lado, o realme 11 Pro Plus se destaca no melhor desempenho multitarefas; na bateria com maior autonomia; e nas selfies noturnas com qualidade superior. Contudo, além de ter menos benefícios no geral, o chinês também é cobrado mais caro no varejo nacional.

RESULTADO

Motorola Edge 40 Neo: 8 PONTOS

  • Design mais resistente, compacto e leve
  • Tela com mais brilho e fluidez
  • Som estéreo com graves encorpados
  • Sistema com mesma longevidade e recursos avançados
  • Câmeras traseiras com melhores faixa dinâmica, HDR, macros e modo retrato
  • Vídeos em 4K com estabilização óptica e foco ágil
  • Melhores selfies de dia e filmagens frontais em 4K
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

realme 11 Pro Plus: 6 PONTOS

  • Som estéreo com graves encorpados
  • Sistema com mesma longevidade e recursos avançados
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Vídeos em 4K com estabilização óptica e foco ágil
  • Melhores selfies noturnas

Você considera qual destes aparelhos mais vantajoso? Compraria o Edge ou o realme, se tivesse que escolher? Diga tudo aí no espaço para comentários.

(atualizado em 20 de abril de 2024, às 12:42)

12

Comentários

Edge 40 Neo vs realme 11 Pro Plus: qual celular intermediário tem mais destaques? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista