LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A15 4G vs Moto G14: melhor celular básico é Samsung ou Motorola? | Comparativo

16 de março de 2024 24

O Galaxy A15 e o Moto G14 são dois smartphones que miram em um público similar. Estamos falando do consumidor que procura um aparelho básico, mas com alguns diferenciais que melhoram a experiência.

Neste confronto entre Samsung e Motorola, qual modelo leva a melhor dentro do segmento de entrada? O TudoCelular te mostra a resposta em detalhes a partir de agora, em mais um Comparativo.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy A15 4G

Temos em design dois visuais que se assemelham a outros dispositivos das respectivas marcas. O Galaxy aposta na traseira totalmente lisa, com as câmeras posicionadas individualmente. Do outro lado, o Moto aposta em um bloco de acrílico para abrigar as lentes, além de um acabamento fosco ou que imita couro, a depender da cor escolhida.

Mesmo com as diferenças, ambos possuem uma construção inteira de plástico. Também não espere nestes celulares qualquer certificação de resistência que conceda proteção contra poeira e líquidos.

Motorola Moto G14

O G14 possui o corpo mais compacto e leve da dupla. Ele aparenta ser mais moderno, principalmente ao usar o notch em forma de furo, enquanto o A15 adota o já ultrapassado layout em gota. A dupla ainda se assemelha pela presença de um leitor de impressões digitais incorporado ao botão de energia.

Ambos fornecem expansão do armazenamento, só que apenas a Motorola inseriu uma gaveta tripla, com slot dedicado ao cartão microSD. Em conectividade, os dois possuem Wi-Fi de quinta geração, mas somente a Samsung entrega a tecnologia NFC, para pagamentos por aproximação, e tem Bluetooth 5.3, mais avançado que a versão 5.0 da concorrente.

Com o design mais moderno, compacto e leve, o Moto larga na frente.

Melhor construção

Nenhum

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Moto G14

Slot é híbrido ou dedicado?

Moto G14

Melhor solução do notch

Moto G14

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência

Nenhum

Qual é mais fino e leve?

Moto G14

Tem emissor infravermelho?

Nenhum

Tem NFC?

Galaxy A15 4G

Tem Wi-Fi 5?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Galaxy A15 4G

76.8 x 160.1 x 8.4 mm
6.5 polegadas - 2340x1080 px
73.82 x 161.46 x 7.99 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Estes smartphones contam com uma tela de 6,5 polegadas, com resolução Full HD+. Nenhum deles suporta alguma tecnologia para melhorar a exibição de streamings nem possuem proteção extra contra arranhões.

Mas as semelhanças param por aí. Isso porque o painel do coreano é do tipo Super AMOLED, que possibilita um nível de brilho superior e um ângulo de visão mais amplo que o display IPS LCD do rival.

Outra vantagem do A15 4G está na taxa de atualização de 90 Hz, para uma fluidez maior nas animações do sistema que os 60 Hz presentes no G14.

Desta maneira, o Galaxy anota o ponto neste quesito.

Melhor tecnologia de tela

Galaxy A15 4G

Melhor brilho de tela

Galaxy A15 4G

Mais cores

Galaxy A15 4G

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Moto G14

Suporte a HDR10+

Nenhum

Suporte a Dolby Vision

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Galaxy A15 4G

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Qualidade geral da tela

Galaxy A15 4G

Som


A Samsung preferiu economizar em áudio e deixou apenas uma saída de som no seu básico. Do outro lado, a Motorola aproveitou o alto-falante de chamadas como canal secundário, para formar um sistema estéreo e com direito a suporte a Dolby Atmos, que garante uma experiência imersiva superior.

Apesar de o Galaxy não decepcionar na potência sonora, você terá um volume máximo maior e sem distorção no Moto. Este também fornece a melhor qualidade, graças ao bom equilíbrio entre frequências. Ao menos, eles trazem a tradicional entrada para fones de ouvido, ainda que não venha qualquer acessório na embalagem.

O Moto anota o ponto pelo som estéreo.

Som é estéreo?

Moto G14

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Moto G14

Potência sonora

Moto G14

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


O Galaxy sai da caixa com o Android 14 de forma nativa. Já o Moto ainda vem com a versão 13 do “robozinho” de fábrica. A Samsung garante três atualizações de software para o seu aparelho, enquanto a Motorola apenas promete um update, o que permite uma longevidade muito maior a favor da coreana.

As duas interfaces cortam algumas funcionalidades para melhorar a fluidez, mas somente o A15 tem uma taxa de atualização maior para impulsionar a suavidade na navegação. Além disso, nenhum deles é compatível com 5G para uma rede móvel mais veloz.

Entre os recursos que foram mantidos neles, o coreano traz os atalhos do Painel Edge, a exibição de notificações aprimorada, o app de câmera redesenhado e as novas opções de edição na galeria. Do outro lado, o G14 fornece os clássicos gestos para ligar a lanterna e abrir o app da câmera mais rapidamente.

O ponto vai para o Galaxy.

Sistema bem atualizado?

Galaxy A15 4G

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A15 4G

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Nenhum

Software mais fluido

Galaxy A15 4G

Desempenho
Samsung Galaxy A15 4G
Motorola Moto G14

O A15 4G vem equipado com a plataforma MediaTek Helio G99, contra o chip Unisoc T616 que alimenta o G14. Eles possuem os mesmos 4 GB de memória RAM. Qual deles acerta mais no desempenho? Mesmo sem grande eficiência para segurar os apps em segundo plano por parte dos dois, ainda tivemos uma velocidade mais rápida no Galaxy, que terminou as duas rodadas com 13 segundos a menos que o Moto.

A performance superior se confirma nos benchmarks. O coreano registrou quase 47% a mais na pontuação do AnTuTu. Já nos jogos, tenha em mente que a GPU básica deles vai rodar games mais complexos apenas em qualidade média.

O multitarefas dá o ponto para a Samsung.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy A15 4G

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy A15 4G

Qual o processador mais atualizado?

Nenhum

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy A15 4G

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Samsung Galaxy A15 4G
Motorola Moto G14

Estes dispositivos chegam com uma bateria de 5.000 mAh, capacidade que tem sido cada vez mais comum nos celulares. Mas isso não significa que eles fornecem a mesma duração. Os nossos testes padronizados deram uma vitória confortável para o Galaxy, que registrou 31 horas e meia de autonomia, com oito horas acima do Moto.

No carregamento, o A15 vem com um adaptador de 15 W, que leva mais de duas horas até completar o processo. Não muito acima do que o G14 alcança com seu TurboPower de 20 W.

A autonomia pesa mais aqui e dá o ponto para a Samsung.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Moto G14

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy A15 4G

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O conjunto fotográfico da dupla é liderado por uma câmera principal de 50 MP. Apesar da mesma resolução, é o A15 que fornece as melhores imagens, graças à sua faixa dinâmica mais ampla e ao melhor controle de ruídos, que permitem mais detalhes nas sombras e nitidez superior em relação ao rival.

Eles não empolgam em fotos noturnas, mas espere resultados dentro da média para o segmento. A macro da dupla também não agrada, por conta da baixa resolução e da falta de foco automático. Para completar, apenas o Galaxy possui uma câmera ultrawide, para capturar mais dos cenários e ainda manter as cores e o contraste próximos da principal.

Com o conjunto mais versátil e de melhor qualidade da dupla, o ponto vai para a Samsung.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy A15 4G

Melhores fotos de dia

Galaxy A15 4G

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Galaxy A15 4G

Melhor ultrawide

Galaxy A15 4G

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Galaxy A15 4G (via software)

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A15 4G

A filmadora destes aparelhos não passa da resolução Full HD a 30 fps. A qualidade dos vídeos do A15 fica acima do G14 tanto na imagem em si quanto na captura de som, por ser estéreo. Nenhum deles oferece algum sistema de estabilização para lidar com os tremidos, mas entregam foco ágil.

As gravações do Galaxy são melhores que as do Moto. Por isso, ele leva o ponto neste quesito.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Nenhum

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Galaxy A15 4G

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy A15 4G

Fotos tiradas com o Motorola Moto G14

A câmera frontal de 13 MP da Samsung se destaca por fazer boas selfies com detalhes acima da média e cores agradáveis. Do outro lado, a de 8 MP usada pela Motorola até tem capturas decentes, porém deixa a pele muito suavizada e conta com um modo retrato que limita o HDR e torna o fundo estourado. Já à noite, ambos sofrem com queda de nitidez. As gravações de frente destes smartphones também não passam de Full HD a 30 fps.

É mais um ponto para a coreana.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy A15 4G

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie de dia

Galaxy A15 4G

Melhor modo retrato

Galaxy A15 4G

Preço

As fabricantes lançaram estes básicos de maneira oficial no Brasil. O Galaxy A15 4G ficou disponível pelo preço sugerido de R$ 1.400, um pouco mais caro que os R$ 1.100 cobrados a princípio pelo Moto G14. No varejo atual, você vai encontrar os dois abaixo dos R$ 1.000, mas o modelo da Motorola ainda aparece por cerca de R$ 200 a menos que o rival da Samsung.

Desta forma, o G14 fecha o confronto com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Moto G14

Qual tem menor custo atual?

Moto G14

7.4 Hardware
8.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy A15

Comparar Aviso de preço
7.6 Hardware
9.6 Custo Benefício

Motorola Moto G14

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Nesta batalha do segmento de entrada, não deu para a Motorola superar a Samsung. O Galaxy A15 4G foi o mais completo nos benefícios. Ele tem a tela com melhor material e maior fluidez; o sistema com longevidade superior; o melhor desempenho multitarefas; a maior autonomia de bateria; e as câmeras com mais qualidade nas fotos traseiras, nos vídeos e nas selfies.

E o que restou para o Moto G14? Este celular é o que fornece o design mais moderno, compacto e leve da dupla, além de ser o único entre eles a vir com som estéreo. Você também poderá desembolsar menos para comprar o dispositivo da Motorola, mas vale colocar na balança nos benefícios de cada um para analisar se vale pagar um pouco a mais por um modelo que entregue mais vantagens e maior vida útil.

RESULTADO

Samsung Galaxy A15 4G: 7 PONTOS

  • Tela AMOLED com taxa de 90 Hz
  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com melhor faixa dinâmica e sensor ultrawide
  • Vídeos com melhor qualidade e captura de som estéreo
  • Selfies mais nítidas e com modo retrato superior

Motorola Moto G14: 3 PONTOS

  • Design mais moderno, compacto e leve
  • Som estéreo
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Você acha que o placar refletiu a distância entre o Galaxy e o Moto? Qual deles seria a sua opção de compra no momento? Prefere investir em mais benefícios ou economizar? Comente tudo aí no espaço abaixo.

(atualizado em 27 de abril de 2024, às 05:32)

24

Comentários

Galaxy A15 4G vs Moto G14: melhor celular básico é Samsung ou Motorola? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista