LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Edge 50 Pro vs Galaxy S23 FE: qual celular chega mais perto de um top de linha? | Comparativo

09 de junho de 2024 36

O Edge 50 Pro chegou como a versão do meio da família avançada da Motorola, para entregar um porte de top de linha em um intermediário premium. Do outro lado, temos o Galaxy S23 FE, que busca oferecer o melhor custo-benefício dentro da linha principal da Samsung.

Quando colocamos estes smartphones lado a lado, qual deles chega mais próximo de um verdadeiro flagship? Para essa e outras questões, você confere a resposta agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Motorola Edge 50 Pro

Como estamos falando de dois aparelhos avançados, temos neles uma construção de alumínio, mas com caminhos distintos na traseira. Enquanto o Edge utiliza o seu tradicional acabamento fosco que imita couro, para um toque suave; o Galaxy parte para o vidro de material premium, com proteção Gorilla Glass 5.

O 50 Pro utiliza um bloco de câmeras com curvatura, assim como todos os lados, para deixar a pegada mais confortável, assim como o seu peso mais leve. Por sua vez, o S23 FE adota o visual já conhecido da marca, com as lentes posicionadas individualmente na tampa, além de ser o mais compacto da dupla.

Samsung Galaxy S23 FE

Ambos não decepcionam na resistência contra água e poeira, graças à certificação IP68 presente neles. Os dois ainda se assemelham na presença de um notch em furo centralizado e no leitor de impressões digitais incorporado ao display.

Tanto a Motorola quanto a Samsung dispensaram o slot para cartão microSD, ou seja, nada de expansão do armazenamento nestes celulares. Em conectividade, eles fornecem Wi-Fi de sexta geração e tecnologia NFC, para pagamentos por aproximação. Já o Bluetooth 5.4 do Edge é mais avançado que a versão 5.3 usada pelo Galaxy.

Com bons benefícios para cada lado, começamos o confronto com um empate.

Melhor construção

Galaxy S23 FE

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S23 FE

Visual mais moderno

Edge 50 Pro

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Ambos

Qual é mais compacto e leve?

Ambos

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Edge 50 Pro

72.4 x 161.2 x 8.19 mm
6.7 polegadas - 2712x1220 px
76.5 x 158 x 8.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O 50 Pro traz uma tela de 6,7 polegadas, maior e com melhor aproveitamento frontal que a de 6,4 polegadas do S23 FE. Ambos contam com suporte à tecnologia HDR10+, mas ficam devendo o Dolby Vision para os serviços de stremaing.

O Edge utiliza um material OLED avançado, com cores melhores que reproduzem mais de 1 bilhão de tons diferentes e estreiam a certificação Pantone de fidelidade. O nível de brilho dele também está acima do pico entregue pelo display Dynamic AMOLED 2X do Galaxy.

A Motorola ainda colocou uma resolução de 1220p, para definição de imagens superior à Full HD+ da Samsung. Fora a taxa de atualização de 144 Hz, com melhor fluidez que a de 120 Hz do painel da coreana.

Este é um ponto fácil para o 50 Pro.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Edge 50 Pro

Mais cores

Edge 50 Pro

Melhor resolução de tela

Edge 50 Pro

Tela maior

Edge 50 Pro

Melhor proporção tela/corpo

Edge 50 Pro

Tela de Hz elevada?

Edge 50 Pro

Melhor proteção contra arranhões

Ambos

Qualidade geral da tela

Edge 50 Pro

Som


Como é de se esperar em dispositivos deste porte, ambos possuem um sistema de áudio estéreo. Eles aproveitam o alto-falante de chamadas como canal secundário, para uma ampliar a experiência imersiva do usuário.

O Galaxy tem uma potência sonora maior e uma qualidade superior em relação ao Edge, ainda que os dois apresentem um som bem equilibrado entre graves, médios e agudos. Nenhum deles contém uma entrada física para fones de ouvido nem mandam um acessório adaptado na embalagem.

O coreano anota o ponto neste quesito.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Galaxy S23 FE

Potência sonora

Galaxy S23 FE

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


O Edge sai da caixa com o Android 14 de fábrica, enquanto o Galaxy traz o Android 13 de forma nativa. A Motorola promete três atualizações de software, uma a menos que os quatro updates garantidos pela Samsung. Isso significa que a dupla terá vida útil até a versão 17 do “robozinho”.

As otimizações das respectivas interfaces e as elevadas taxas de atualização permitem uma ótima fluidez em ambos os casos. O suporte à tecnologia 5G também possibilita uma rede móvel mais veloz neles.

O 50 Pro tem como principais recursos a escolha de papel de parede por Inteligência Artificial, os clássicos gestos para ligar a lanterna e abrir a câmera, o Ready For que transforma o celular em um PC portátil e o Moto Connect para espelhar a tela a um monitor. Por sua vez, o S23 FE fornece as informações no Always-on Display, os atalhos do Tela Edge, o Samsung DeX para um modo desktop e as funções inteligentes do Galaxy AI.

Com experiência satisfatória dos dois lados, damos um ponto para cada.

Sistema bem atualizado?

Edge 50 Pro

Maior longevidade de sistema

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software fluido

Ambos

Desempenho
Motorola Edge 50 Pro
Samsung Galaxy S23 FE

O Edge vem equipado com a plataforma Snapdragon 7 Gen 3 e 12 Giga de memória, contra o chip Exynos 2200 que alimenta o Galaxy, acompanhado de 8 GB de RAM. Qual tem o melhor desempenho? Os dois são eficientes para reabrir os apps em segundo plano, porém o aparelho da Motorola foi cinco segundos mais rápido que o da Samsung no tempo total.

Nos benchmarks, vimos um cenário equilibrado. O 50 Pro levou a melhor por pouco no AnTuTu, e o S23 FE ganhou no Geekbench. Você vai conseguir rodar até mesmo os games mais pesados nestes smartphones, com gráficos habilitados e ótima taxa de quadros.

O multitarefas superior dá o ponto para Edge.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Edge 50 Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Ambos

Qual o processador mais atualizado?

Edge 50 Pro

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Edge 50 Pro

Qual tem mais armazenamento?

Edge 50 Pro

Bateria
Motorola Edge 50 Pro
Samsung Galaxy S23 FE

As fabricantes inseriram nestes celulares premium uma bateria com a mesma capacidade de 4.500 mAh. Mas isso não significa que eles possuem a mesma autonomia. O 50 Pro registrou uma duração de quase 30 horas, mais de cinco horas acima do resultado final do S23 FE.

Passamos para a recarga com uma nova vantagem da Motorola, que mandou na caixa um adaptador de 125 W, capaz de concluir a tarefa em apenas 22 minutos. É bem menos que o acessório de 15 W, com seu intervalo de mais de uma hora até completar o processo.

É mais um ponto para a Motorola.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Edge 50 Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Edge 50 Pro

Tem carregamento sem fio?

Galaxy S23 FE

Câmera

Encontramos nestes dispositivos um conjunto fotográfico triplo, liderado por uma câmera principal de 50 MP. Eles utilizam os mesmos tipos de sensores, com a presença de um ultrawide e de um telefoto para completar o trio.

Com a lente primária, temos fotos com boa nitidez e cores na dupla, mas o contraste exagerado do Edge deixa as imagens dele atrás dos registros do Galaxy, que ainda levam vantagem no nível de detalhes e na eficiência do modo noturno.

A teleobjetiva deles possui um zoom óptico de três vezes, o que permite fazer capturas nítidas mesmo de objetos distantes. Já a ultrawide da Samsung acerta mais na faixa dinâmica e não registra fotos tão escuras quanto o rival. A Motorola responde com o foco automático na câmera mais ampla, para macros de alta qualidade.

No geral, temos resultados melhores no celular da coreana. Por isso, ela fica com o ponto aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira

Nenhum

Melhores fotos de dia

Galaxy S23 FE

Melhores fotos noturnas

Galaxy S23 FE

Conjunto mais versátil

Nenhum

Melhor ultrawide

Galaxy S23 FE

Melhor teleobjetiva

Galaxy S23 FE

Melhor macro

Edge 50 Pro

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Edge 50 Pro

A filmadora do 50 Pro se restringe a vídeos em 4K a 30 fps. Por sua vez, a do S23 FE grava tanto em 8K a 24 fps quanto em 4K a 60 fps. A qualidade do coreano fica acima em qualquer condição, além de fornecer foco mais ágil. Ao menos, os dois entregam estabilização óptica para lidar com os tremidos e boa captura de som estéreo.

É mais um ponto para a Samsung.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Galaxy S23 FE

Grava em 8K a 24 fps?

Galaxy S23 FE

Grava em 4K a 60 fps?

Galaxy S23 FE

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy S23 FE

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S23 FE

O Edge vem com uma câmera frontal de 50 MP, contra uma de 10 MP do Galaxy. Mas não se engane pelos números. Ambos fazem selfies com muitos detalhes durante o dia e mantêm a boa nitidez à noite. Apenas no modo retrato o 50 Pro apresenta uma suavização da pele maior que o concorrente. As filmagens de frente deles são em 4K, mas somente o S23 FE também chega a 60 fps aqui.

A Samsung marca o ponto melhor modo retrato e pelas gravações superiores.

Melhor conjunto de câmera frontal

Edge 50 Pro

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

Galaxy S23 FE

Melhor selfie

Nenhum

Melhor modo retrato

Galaxy S23 FE

Preço

Estas fabricantes trouxeram oficialmente seus smartphones para o mercado brasileiro. O Edge 50 Pro foi lançado pelo preço sugerido de R$ 3.500, mais barato que os R$ 4.000 cobrados inicialmente pelo Galaxy S23 FE. No varejo atual, os dois aparecem por valores menores, só que apenas o coreano sai abaixo dos R$ 3.000.

Desta maneira, o último ponto vai para o Galaxy.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Edge 50 Pro

Qual tem menor custo atual?

Galaxy S23 FE

8.3 Hardware
6.5 Custo Benefício

Motorola Edge 50 Pro

Comparar Aviso de preço
8.1 Hardware
6.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy S23 FE

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O confronto entre Motorola e Samsung no segmento premium se mostrou bastante equilibrado, sem uma diferença grande no placar favorável para a coreana. A escolha provavelmente vai depender do que você mais prioriza em um celular.

O Edge 50 Pro é a melhor opção para quem deseja um design mais moderno, uma tela de melhor qualidade no geral, um melhor desempenho multitarefas e uma bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga.

Do outro lado, o Galaxy S23 FE agrada o usuário interessado em uma construção avançada, um som mais potente e equilibrado, melhores fotos no conjunto traseiro, vídeos com maior resolução, fluidez e agilidade no foco, além das selfies com modo retrato superior. Sem falar que este é a alternativa mais barata no mercado nacional.

RESULTADO

Motorola Edge 50 Pro: 5 PONTOS

  • Design mais moderno e leve
  • Tela com mais cores, brilho, resolução e fluidez
  • Sistema mais atualizado e com bons recursos
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga

Samsung Galaxy S23 FE: 7 PONTOS

  • Corpo mais premium e compacto
  • Som mais potente e equilibrado
  • Sistema com recursos mais avançados
  • Mesmo desempenho multitarefas
  • Câmeras traseiras com melhores contraste e ultrawide
  • Vídeos em 8K a 24 fps ou 4K a 60 fps com foco mais ágil
  • Selfies com melhor modo retrato e filmagens em 4K a 60 fps
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Você prefere as vantagens do Edge, ou os benefícios do Galaxy? Qual deles seria a sua escolha na hora da compra? Diga aí no espaço abaixo.

(atualizado em 17 de junho de 2024, às 17:34)

36

Comentários

Edge 50 Pro vs Galaxy S23 FE: qual celular chega mais perto de um top de linha? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos