
Economia e mercado 24 Abr
24 de abril de 2025 0
A Motorola oficializou nesta quinta-feira (24) em Nova York a chegada dos seus novos celulares dobráveis. O Razr 60 e o Razr 60 Ultra foram apresentados com a promessa de atualizar o hardware em relação aos antecessores e trazer outros diferenciais, especialmente na área de Inteligência Artificial.
E o que já é possível antecipar deles logo neste lançamento? O TudoCelular foi até o evento da marca para conferir de perto as novidades e mostra os destaques para você neste hands-on.
Começamos pelo design sem uma grande mudança do que já conhecemos da linha antecessora. Isso significa que tanto o Razr 60 quanto o 60 Ultra possuem um formato em concha, com um display interno dobrável e um externo menor na metade de cima da traseira, com as câmeras posicionadas em furos.
A Motorola inseriu neles uma certificação IP48, que garante resistência simples contra poeira e mais robusta contra água. A construção também permanece igual, com uma estrutura de alumínio e uma traseira de couro vegano, com aquele toque mais macio. Sem falar na dobradiça de aço inoxidável, para uma durabilidade maior.
O leitor biométrico deles fica incorporado ao botão de energia na lateral. Já as dimensões estão praticamente semelhantes aos antecessores, só que a espessura ganhou um pouco de tamanho, devido ao aumento da capacidade da bateria.
Mas o grande destaque do visual está nas novas cores Pantone. O Razr 60 Ultra traz o vermelho do Rio Red, um verde-escuro chamado Scarab, um tom mais amadeirado do tom Cabaret, além de uma espécie de laranja que ganhou o título de Mountain Trail. Já o Razr 60 oferece como opções o azul oceânico do Gibraltar Sea, o branco do Lightest Sky, o rosa Parfait Pink e o verde mais claro que vem com o nome Spring Bud.
Temos neles uma tela interna do tipo LTPO Foldable AMOLED com tecnologia 10-bit, para reproduzir mais de 1 bilhão de cores. A Motorola não alterou a resolução Full HD+ do Razr 60, mas ampliou a do 60 Ultra para 1224p. A taxa de atualização da principal na variante mais avançada também igualou a secundária com 165 Hz, para melhor fluidez, mas a versão modesta não modificou os 120 Hz.
Você vai encontrar um painel principal de 7 polegadas no Ultra, um ligeiro crescimento graças às bordas menores. Já o mais modesto tem um display de 6,9 polegadas. Na parte externa, encontramos um cenário similar ao ano passado, com uma tela secundária de 4 polegadas no mais avançado e uma de 3,6 polegadas no mais modesto.
Mas a maior atualização nestes aparelhos está nas configurações internas de hardware. O Razr 60 Ultra agora vem equipado com a plataforma móvel Snapdragon 8 Elite, que avança em processamento, na parte gráfica e principalmente na capacidade de executar aplicações de Inteligência Artificial. As memórias trazem até 16 GB de RAM e 512 GB ou 1 TB de armazenamento.
No Razr 60, é o chip Dimensity 7400X que está presente nas especificações, o que reforça a parceria entre a Motorola e a MediaTek para mais uma geração. Você também pode encontrar nele 8 GB ou 12 GB de memória RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno.
Como falamos há pouco, a bateria cresceu para esta geração. O 60 Ultra contém uma de 4.700 mAh, um salto considerável dos 4.000 mAh do 50 Ultra. A alta foi mais discreta do Razr 50 para o 60, que mesmo assim passou de 4.200 mAh para 4.500 mAh.
Uma novidade do celular mais avançado é o carregamento TurboPower agora com uma potência de 68 W. Mais que o dobro dos 30 W do antecessor. Mas se essas evoluções vão se traduzir em uma autonomia maior e uma recarga mais rápida, isso só saberemos nos testes padronizados que vamos fazer em breve.
Estes smartphones dobráveis saem da caixa com o Android 15 como sistema operacional nativo. Esperamos pelo menos três anos de atualizações do “robozinho” como em lançamentos recentes da marca, uma política que ainda fica atrás de concorrentes que já garantem até sete anos de updates.
Aqui você vai encontrar os recursos clássicos da Motorola. Estamos falando desde os gestos para ligar a lanterna ao sacudir o smartphone ou abrir o aplicativo da câmera ao girar o dispositivo, até Google Gemini como assistente virtual integrado.
A tela externa deles acaba sendo um diferencial também, por suportar a visualização de aplicativos como o Google Fotos, a Câmera e outros integrados ao sistema. Assim, você pode acessar essas ferramentas pelo lado de fora, sem precisar abrir o aparelho toda hora.
Mas o grande destaque de software destes lançamentos é o Moto AI, o tão esperado pacote de Inteligência Artificial da empresa pertencente à Lenovo. Uma delas está no já conhecido Smart Connect, que permite transformar o seu celular em um PC portátil e agora está mais inteligente para compartilhar arquivos e fazer a busca entre dispositivos, por meio da linguagem natural.
As funções presentes na versão beta do Moto AI também foram aprimoradas, seja no relatório com notificações importantes pelo recurso “O que rolou?”, nas transcrições de conversas com resumo dos assuntos pelo “Anote aí”, ou nas fotos ou capturas de tela como um diário inteligente pelo “Guarde para depois”.
Ainda encontramos novas funcionalidades criadas com base nos feedbacks de usuários. A lista inclui as sugestões inteligentes com base no contexto de uso pelo “Next move”; e a ativação da IA apenas ao olhar o aparelho com o “Look and talk”.
Sem contar o novo botão localizado na lateral, para fornecer acesso mais rápido às ferramentas de Inteligência Artificial. Para completar, temos na conectividade destes dobráveis a tecnologia 5G, o Wi-Fi de sétima geração, o Bluetooth 5.4 e o NFC para pagamentos por aproximação.
O conjunto fotográfico destes dispositivos continua liderado por uma câmera de 50 MP. O Razr 60 também traz de volta o sensor secundário ultrawide com resolução de 13 MP e um frontal de 32 MP.
Por sua vez, o Razr 60 Ultra dispensou a lente teleobjetiva do ano anterior e agora volta a apostar em uma câmera secundária ultrawide, com resolução de 50 MP. Fora o foco automático, para fazer macros de alta qualidade. Na frente, a câmera de selfies também evoluiu para uma de 50 MP.
Mas é claro que os testes mais detalhados de fotos e vídeos vão ficar para a nossa análise completa destes aparelhos.
E ainda não chegamos ao fim, porque tem um conteúdo bônus para você. A Motorola também oficializou seus novos acessórios no mesmo evento. Estamos falando dos fones de ouvido Moto Buds Loop e do relógio inteligente Moto Watch Fit. A gente te conta um pouco deles agora.
O Moto Buds Loop é um fone de ouvido TWS com um design aberto. Ele chega com um formato em C e um visual que lembra um par de brincos, que se prendem na orelha sem precisar entrar no canal auditivo. A intenção da fabricante é dar um encaixe melhor no ouvido, algo que poderemos saber com maior precisão em testes futuros.
Já o Moto Watch Fit abre mão do layout em círculo adotado pelo Watch 120 e traz uma caixa quadrada com cantos arredondados, assim como outros smartwatches mais básicos da marca, como o Watch 70.
Como o próprio nome “Fit” deste novo modelo já entrega, o foco aqui está no uso para esportes e atividades físicas. Até por isso, você pode encontrar este vestível com uma pulseira de tecido.
O Razr 60 e o 60 Ultra são uma combinação de permanências com algumas modificações pontuais. A Motorola mostrou estar satisfeita com o visual da geração passada e manteve o que já conhecemos para esta, com os aspectos mais modernos vindos em especial das novas cores Pantone.
As telas também seguem um padrão já visto, com algumas melhorias na fluidez da principal e nas menores bordas do modelo mais avançado. Assim como a maioria das câmeras, com a maior mudança por parte da troca do sensor telefoto pelo ultrawide no 60 Ultra.
Mas as grandes evoluções ficaram por parte das configurações internas. No hardware, temos plataformas atualizadas para melhor desempenho e baterias maiores que prometem mais tempo longe da tomada.
Já no software, a Inteligência Artificial parece ter chegado para ficar nos celulares dobráveis da Motorola, com o Moto AI recheado de recursos para melhorar a rotina dos usuários. Ainda é cedo para saber se todas essas mudanças vão resultar em uma melhor experiência no geral, porém a aposta da marca está feita nesse caminho da IA.
Em relação aos acessórios, o conforto parece ser a principal palavra para os dois produtos. O Moto Watch Fit deve agradar quem utiliza o relógio nos treinos e na prática esportiva, enquanto o Moto Buds Loop é uma investida ousada da empresa na busca por um fone de ouvido com um design bastante diferenciado.
A Motorola irá iniciar as vendas do Razr 60 Ultra e do Razr 60 no Brasil a partir do dia 15 de maio. Já os acessórios Moto Buds Loop e Moto Watch Fit ficarão disponíveis no mercado nacional apenas no mês de junho deste ano.
O que achou dos modelos da linha Razr 60? Acredita que eles sejam bons sucessores da série de dobráveis? Quais características mais chamaram a sua atenção? Conte tudo aí no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários