LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

HMD Global começa a investigar problema de segurança na biometria do Nokia 9 PureView

24 de abril de 2019 6

Atualização (24/04/19) - GL

O Nokia 9 PureView é o aparelho topo de linha da gigante finlandesa, e um dos seus principais diferenciais é o uso do leitor de impressões digitais sob o display.

Entretanto, vimos os primeiros relatos falando sobre problemas de segurança, com o aparelho apresentando falso-positivos com dedos não registrados. Depois, vimos um usuário mostrando ser possível desbloquear o smartphone com um chiclete, indicando ser um problema bem mais grave.

Agora, vemos os primeiros indícios de que a Nokia está correndo para resolver essa situação. Isso porque Juho Sarvikas, diretor de produtos da empresa, usou seu perfil no Twitter para afirmar que a equipe está procurando pela solução do problema.

Por isso, ele ofereceu para o usuário Decoded Pixel, dono do aparelho que desbloqueou com um chiclete, uma unidade de substituição. A HMD Global, em um primeiro momento, não conseguiu reproduzir o problema, e muitos outros usuários também, indicando que isso pode estar limitado a algumas unidades.

Atualização (22/04/19) - por JB

Ao que tudo indica, o problema de segurança do Nokia 9 PureView é muito mais grave do que muitos imaginavam. Mais cedo, nós mostramos que tudo começou quando a HMD Global liberou uma atualização de software que reduziu a precisão do leitor de impressões digitais, que está localizado sob o display.

Agora, para provar que o problema é ainda mais sério, um usuário postou no Twitter um pequeno vídeo no qual ele consegue desbloquear o seu aparelho usando apenas um chiclete. A falha é ainda mais abrangente, uma vez que outras pessoas relataram que o desbloqueio também é efetuado usando luvas e até mesmo dedos de outras pessoas.

Por enquanto, a HMD Global ainda não emitiu um comunicado oficial sobre o problema. De toda forma, o caso vem ganhando repercussão nas redes sociais. Com isso, muitos esperam que a empresa esteja trabalhando em uma segunda atualização para tornar o Nokia 9 seguro novamente.

Texto original (22/04/19)

O Nokia 9 PureView é o atual carro chefe da gigante finlandesa, apresentado para o público durante a Mobile World Congress após meses de rumores falando sobre as suas cinco câmeras traseiras e as outras novidades aguardadas para ele. Entre os destaques, vemos ainda o leitor de impressões digitais sob a tela, sendo o primeiro aparelho da marca a contar com tal funcionalidade.

Recentemente a Nokia liberou para o modelo uma atualização que continha algumas novidades, como melhorias gerais no aparelho, incluindo aprimoramentos para o leitor de impressões digitais, correções na interface, e o pacote de segurança de abril de 2019.

O problema é que após o update, diversos usuários começaram a reportar falso-positivos na autenticação biométrica, permitindo que pessoas não-autorizadas tivesse acesso ao aparelho. Ou seja, mesmo dedos não registrados na memória estavam sendo autenticados pelo smartphone.

Entre as possibilidades, pode ser que o novo algoritmo aplicado permita a liberação mesmo com uma porcentagem de correspondência menor.


Especificações técnicas - Nokia 9 PureView
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 845
  • Processador: Octa-core de até 2.8 GHz (Kryo 385)
  • GPU: Adreno 630
  • RAM: 6GB LPDDR4X
  • Armazenamento interno: 128GB
  • Tela: pOLED QHD+ de 5.99" com proteção Corning Gorilla Glass 5
  • Câmera frontal: 20MP
  • Câmera traseira: 5 sensores de 12MP cada, com abertura f/1.82 (2x RGB + 3x mono)
  • Bateria: 3.320 mAh
  • Sistema operacional: Android 9.0 Pie One Edition

Ainda não existe nenhuma informação sobre quando uma correção será liberada para resolver esse problema. Por isso, será preciso aguardar por novidades em breve.


6

Comentários

HMD Global começa a investigar problema de segurança na biometria do Nokia 9 PureView
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista