LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia 400 vaza na web em vídeo mostrando versão com Android Go em vez do KaiOS

05 de agosto de 2021 6

Atualização (05/08/2021) por PM

A suposta versão do Nokia 400 com Android Go acaba de vazar na web em um novo vídeo que mostra de perto como seria a experiência de uso do featurephone se ele tivesse sido lançado com o Android GO em vez do KaiOS.

Essa versão estava sendo desenvolvida em parceria com o Google, porém, a HMD Mobile acabou lançando o dispositivo com outro sistema operacional ainda mais limitado. O vídeo da versão não lançada pode ser conferido a seguir e mostra o portátil rodando o Android Go 8.1.0 Oreo com seus 512 MB de RAM.

A novidade abre suspeitas para o possível lançamento de uma versão mais robusta do Nokia 400 ou, na pior das hipóteses, trata-se apenas de um projeto abandonado pela Google que foi acolhido pela Nokia.

Artigo original (29/01/20)

Nokia 400 pode substituir KaiOS por versão mais simples do Android Go

O KaiOS é atualmente o terceiro sistema operacional móvel mais popular no mundo, perdendo para o Android e o iOS em número de usuários. Voltado exclusivamente para celulares básicos, os chamados featurephones, o sistema abraçou um nicho que foi deixado de lado pelo Google e se tornou rapidamente muito popular por oferecer recursos inteligentes em celulares simples, e pelo visto o Google finalmente notou que também pode entrar neste mesmo mercado.

De acordo com registros de certificação emitido por órgãos como o Bluetooth SIG e Wi-Fi Alliance, o Nokia 400 4G será o primeiro celular da HMD Global a oferecer o Android Go em versão completamente otimizada para featurephones.

Vale lembrar que em setembro do ano passado um celular da Nokia havia vazado em vídeo exibindo ícone do Google Chrome e YouTube e oferecendo suporte ao Google Assistente. No mesmo vídeo, que agora não se encontra mais disponível, o aparelho aparecia rodando o Android 8 Oreo, e claramente sendo uma versão mais simples da versão do sistema.

Nokia 2720 chamou atenção pelo seu design e roda o cada vez mais popular KaiOS.

Ainda não existe previsão de anúncio do novo Nokia 400, mas visto que estamos nos aproximando cada vez mais da Mobile World Congress 2020 que ocorre no fim do próximo mês, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, é possível que a HMD Global apresente o celular ao lado dos novos smartphones da empresa em evento dedicado.

Com a possibilidade do Google entrar no mercado de featurephones com uma versão adaptada do Android, é muito provável que novos celulares da Nokia e de outras fabricantes cheguem ao mercado nos próximos meses.


6

Comentários

Nokia 400 vaza na web em vídeo mostrando versão com Android Go em vez do KaiOS
  • Queria atende as minhas necessidades

      • Estratégia da Nokia é vender os feature phones para os países que não conseguem pagar muito em um aparelho. Vende barato mas vende bem, pelo visto.

          • O Symbian seria o melhor sistema para este nicho de telefone. Super completinho e não precisa de muito pra rodar.

            pena que na bagunça que a Microsoft fez, o sistema se perdeu no limbo, e tão pouco as patentes que estão nas mãos dela será utilizada para o mesmo.

            Mas seria lindo de se ver o Symbian de volta ao jogo, mesmo que fosse a esta plataforma.

              • Uns dois anos atrás li um livro intitulado "Operation Elop: The final years of Nokia%u2019s mobile phones (Pekka Nykänen)" e se bem me recordo, alguns dos engenheiros de Software da Nokia da época do declínio do Symbian como OS mobile com maior market share por conta da rápida ascenção do Android, relataram em entrevista ao autor do livro citado, que o Symbian, da perspectiva de desenvolvimento se tornou após tantas edições um "software ingerenciável", pois segundo ele partes do código precisariam ter sido reescritas, mas pela janela de lançamento entre a produção e a comercialização de um aparelho, que chegava a quase dois anos, havia tempo apenas para adicionar mais e mais layers, um sob o outro, sendo que em um determinado ponto do desenvolvimento "modificar algo no braço esquerdo, fazia com que a perna direita parasse de funcionar" e dentre milhões de linhas de código os programadores já não tinham muita idéia de como resolver os problemas de forma rápida e eficaz (evitando sobrepor mais código para tampar os furos que surgiam no OS cada vez que era implementado em hardware diferente ou modificado) e programar para o Symbian se tornou uma grande dor de cabeça. Por conta disso, não sei até que ponto isso seria viável, sem mencionar que o sistema parou num ponto em que sequer chegou a ter suporte a CPUs com mais de um núcleo, algo que havia sido prometido para o Symbian Carla que acabou se transformando em apenas um update menor (e o último suspiro do OS) para os aparelhos que rodavam o Symbian Belle. Seria um investimento enorme atualizar um código espaguéte como esse para ter suporte a chipsets modernos.

                  • E por incrível que pareca o Symbian era completo na usabilidade e funções, o problema seria na adaptação de novos hardwares.

                    Uma coisa é certa, se tivesse caido nas mãos de uma Huawei da vida, esse problema seria solucionado em uma velocidade absurda. Tinha Share importante e Não acreditaram no lucro que isso poderia dar, ou reverter os valores investidos.

                    Hoje a Nokia é uma vergonha no setor de mobile (Hmd) e LTE a qual não consegue nem o alcance da Ericsson.

                    Parece-me um projeto americano, em que não pode existir outro sistema operacional a nível global que não seja estadunidense.

                    Deste modo enterraran: Meego, Bada, Symbian, BlackBerry OS10, Tzen.

                    Mas duvido muito que consigam frear o HarmonyOS.

                      • Muito interessante teu comentário, eu não tinha essa visão. Eu achava que era um sistema bem escrito e leve, que foi abandonado por capricho do Elop e sua equipe. Eu adorava meu Nokia N8 com Symbian Belle e fiquei pistola com o cancelamento da Carla. Vou procurar esse livro que você comentou

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista