
Economia e mercado 20 Set
05 de agosto de 2021 6
Atualização (05/08/2021) por PM
A suposta versão do Nokia 400 com Android Go acaba de vazar na web em um novo vídeo que mostra de perto como seria a experiência de uso do featurephone se ele tivesse sido lançado com o Android GO em vez do KaiOS.
Essa versão estava sendo desenvolvida em parceria com o Google, porém, a HMD Mobile acabou lançando o dispositivo com outro sistema operacional ainda mais limitado. O vídeo da versão não lançada pode ser conferido a seguir e mostra o portátil rodando o Android Go 8.1.0 Oreo com seus 512 MB de RAM.
A novidade abre suspeitas para o possível lançamento de uma versão mais robusta do Nokia 400 ou, na pior das hipóteses, trata-se apenas de um projeto abandonado pela Google que foi acolhido pela Nokia.
Artigo original (29/01/20)
O KaiOS é atualmente o terceiro sistema operacional móvel mais popular no mundo, perdendo para o Android e o iOS em número de usuários. Voltado exclusivamente para celulares básicos, os chamados featurephones, o sistema abraçou um nicho que foi deixado de lado pelo Google e se tornou rapidamente muito popular por oferecer recursos inteligentes em celulares simples, e pelo visto o Google finalmente notou que também pode entrar neste mesmo mercado.
De acordo com registros de certificação emitido por órgãos como o Bluetooth SIG e Wi-Fi Alliance, o Nokia 400 4G será o primeiro celular da HMD Global a oferecer o Android Go em versão completamente otimizada para featurephones.
Vale lembrar que em setembro do ano passado um celular da Nokia havia vazado em vídeo exibindo ícone do Google Chrome e YouTube e oferecendo suporte ao Google Assistente. No mesmo vídeo, que agora não se encontra mais disponível, o aparelho aparecia rodando o Android 8 Oreo, e claramente sendo uma versão mais simples da versão do sistema.
Ainda não existe previsão de anúncio do novo Nokia 400, mas visto que estamos nos aproximando cada vez mais da Mobile World Congress 2020 que ocorre no fim do próximo mês, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, é possível que a HMD Global apresente o celular ao lado dos novos smartphones da empresa em evento dedicado.
Com a possibilidade do Google entrar no mercado de featurephones com uma versão adaptada do Android, é muito provável que novos celulares da Nokia e de outras fabricantes cheguem ao mercado nos próximos meses.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários