
23 Outubro 2012
A Nokia acaba de divulgar seu resultado financeiro para o terceiro trimestre deste ano, e os números não são nada animadores. As vendas de smartphones Lumia caíram 28% em relação ao trimestre anterior, e a empresa finlandesa amargura um prejuízo operacional que bateu na casa dos US$ 754 milhões - aproximadamente R$ 1.530 bilhão.
No trimestre anterior a Nokia vendeu 4 milhões de smartphones da linha Lumia, ou seja, os aparelhos que contam com sistema operacional Windows Phone. Neste trimestre a soma foi de 2,9 milhões. Para a empresa, esta queda está associada aos novos aparelhos com Windows Phone 8, que ainda não foram lançados.
Sim, esta é a realidade que muitos esperavam: a falta de atualização para o Windows Phone 8 de todos os Windows Phone do mercado - e isso inclui os Lumias - seria um freio de mão nas vendas. Afinal, quem vai querer comprar um smartphone, sabendo que daqui alguns meses ele não estará mais atualizado e nunca mais receberá as novidades bacanas dos aparelhos novos?
No montante geral - agora sim, falando de Symbians + Windows Phone - o cenário é ainda mais negativo. A Nokia vendeu 63% menos smartphones, enquanto a venda de celulares simples - os Nokia lanterninha e todos os dumbphones - caiu em 15%. O estranho é que a divisão de mapas da empresa, muito famosa pela qualidade de seu serviço, também sofreu queda no faturamento de 6%.
O próximo trimestre é quando a Nokia trará os novos Windows Phone 8, e o próprio diretor executivo da marca comentou que ele será tão desafiador quanto foi o terceiro trimestre. Bom, é bom que a Nokia não encontre mais pedras no caminho, já que ela só viu o faturamento cair, e não foi pela primeira vez.
Com informações da Nokia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários