29 Janeiro 2015
Em novembro de 2014 a Microsoft informou que trocaria a loja de aplicativos "Nokia Store" pela solução disponibilizada pela Opera nos aparelhos da linha Nokia X, Asha, e todos os outros que possuam os sistemas Series 40, 60, Symbian ou Asha OS. Confirmando o cronograma, a companhia disponibilizou hoje um comunicado de que a decisão continua de pé, e que a partir do dia 31 de março a loja de aplicativos da Nokia será fechada em definitivo, não podendo mais ser acessada por qualquer dispositivo.
Esta decisão vai de encontro com a nova política da Microsoft, onde a empresa planeja focar todos os seus esforços nos dispositivos com Windows, incluindo modelos que serão lançados para a faixa de preço dos atuais membros da linha Asha, que ainda contam com um publico fiel em determinados países. A companhia inclusive já anunciou o fim dos serviços Nokia Mail, Nokia Chat e Nokia Account, demonstrando que pretende deixar de ocupar seus funcionários com clientes disponibilizados por outras companhias, focando assim em seus próprios serviços.
Além da loja de aplicativos, a Microsoft anunciou ainda a mudança do navegador padrão dos dispositivos já citados para o Opera Mini, assim como a empresa já havia feito com a linha Nokia X há algum tempo. Com isso o cliente Nokia Xpress Browser também deixará de ser utilizado, sendo incluído na lista de serviços descontinuados pela gigante de Redmond.
Nas próximas semanas nós ajudaremos os usuários de celulares clássicos da Nokia a migrarem de maneira suave para a Opera Mobile Store, podendo assim aproveitar os milhares de aplicativos presentes de uma maneira segura e confiável.
Não foram revelados detalhes sobre a descontinuação do Nokia Xpress Browser em outras plataformas, já que ele até mesmo possui uma versão para Windows Phone com a Microsoft sendo dita como desenvolvedora. Conforme o dia 31 de março se aproxima, mais informações devem ser liberadas.
Comentários