LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Doogee T10: primeiro tablet da chinesa aposta em design e preço, mas vale a pena? | Hands-on

25 de dezembro de 2022 5

O mercado de tablets ressuscitou após a pandemia, sendo que isso fez a Doogee resolver se aventurar nesse segmento ao lançar o mais novo Doogee T10.

O tablet é o primeiro dispositivo do gênero produzido pela marca chinesa, que é conhecida por fabricar smartphones robustos.

No entanto, aqui no T10 temos uma proposta interessante de tablet, uma vez que ele deixa de lado aquele design característico da marca para se tornar muito mais "clean".

Quer conhecer o dispositivo? Então rola a página para baixo!

Índice do Hands-On
Design e acessórios

O Doogee T10 é um tablet que se diferencia de tudo o que conhecemos da fabricante chinesa. Isso é algo positivo e mostra que a marca é capaz de produzir muito mais que apenas smartphones robustos.

Contando com corpo construído em liga de alumínio usado em aviação, o tablet é elegante e ultrafino porque tem apenas 7,5 milímetros de espessura.

O aparelho ainda tem display com bordas ok para a categoria, traz um pequeno módulo de câmeras no canto superior da traseira para acomodar os sensores e também um flash LED.

Já os botões de energia e volume ficam localizados na lateral, uma vez que o tablet foi pensado para ser usado horizontalmente. Além disso, temos também porta P2 para fones de ouvido com fio e USB-C.

O Doogee T10 pesa cerca de 430 gramas e na parte inferior há duas saídas de áudio. A Doogee é conhecida por entregar um conjunto completo e aqui não temos "mendigaria".

Na caixa você encontra o tablet, manuais, carregador, cabo de conexão, ferramenta para remover o chip SIM, caneta Stylus e até mesmo um case de proteção.

Você também pode comprar separadamente um acessório de teclado para facilitar a digitação e o uso profissional.

Tela e hardware 

O Doogee T10 é um tablet que tem tela IPS LCD de 10,1 polegadas que traz resolução Full HD Plus e brilho considerado ok para uso em tarefas diárias.

Além disso, esse painel também traz suporte para caneta Stylus para você soltar a criatividade e desenhar em aplicativos do gênero. Outro destaque importante é a certificação TUV Rheinland para garantir o conforto ocular.

Em linhas gerais, não temos muito o que falar do painel, uma vez que ele é competente e garante bons ângulos de visão. Se você costuma ver vídeos no YouTube ou acompanhar séries na Netflix, o Doogee T10 também tem Google Widevine DRM L1 para entregar conteúdo em Full HD nativo e ainda garante o som estéreo.

Por outro lado, o processador desse tablet é o Unisoc T606. Ele trabalha em conjunto com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, sendo que o sistema usa cerca de 9 GB. A fabricante ainda disponibiliza o recurso de RAM virtual.

Nessa modalidade, o tablet pega mais 7 GB de RAM da memória para garantir até 15 GB totais, enquanto que também é possível expandir o armazenamento para até 1 TB com cartão MicroSD.

Em games, apesar do chipset não ser um topo de linha, o Doogee T10 se saiu bem. O CoDi Mobile rodou liso com qualidade gráfica em média e taxa de quadros em alta. Contudo, não foi possível habilitar Anti-aliasing e demais recursos.

Já o PUBG rodou bem com gráficos em HD e taxa de auadros em alta. Anti-aliasing e demais recursos foram habilitados. Em testes brutos de benchmark, o tablet marcou 193.406 pontos no AnTuTu e 305 pontos no teste single-core com 1274 pontos no teste multi-core do Geekbench.

A bateria do Doogee T10 tem capacidade de 8.300 mAh e o tablet ainda traz na caixa um carregador de 18W para encher esse tanque um pouco mais rápido.

Na prática, com 15 minutos de tomada você tem cerca de 5% de carga, 13% em 30 minutos e são necessários cerca de 50 minutos para carregar a bateria até 21%. A recarga total só chega em cerca de 4 horas e 11 minutos.

Ou seja, temos uma recarga um pouco lenta, mas pelo menos a bateria dura cerca de 2 dias de uso. Como exemplo, em reprodução de vídeos no Youtube é possível conseguir uma autonomia entre 10 e 16 horas com brilho e volume de áudio no médio.

Por fim, em outros detalhes que merecem ser mencionados, ainda incluímos aqui o suporte para dois chips SIM, Bluetooth 5.0 e Wi-Fi AC dual-band.

161.1 x 242.3 x 7.5 mm
10.1 polegadas - 1920x1200 px
Ir para página de comparação
  • Tela IPS LCD de 10,1 polegadas com certificação TÜV
  • Plataforma Unisoc T606
  • 8 GB de RAM
  • 128 GB de armazenamento interno
  • Memória expansível com cartão MicroSD
  • Câmera frontal de 8 MP
  • Câmera traseira de 13 MP
  • Conexão 4G, dual-SIM, som estéreo, Bluetooth 5.0 e Wi-Fi em banda dupla
  • Bateria de 8.300 mAh com carregamento de 18W
  • Android 12
Software

O Doogee T10 sai da caixa com Android 12 instalado e a versão presente no tablet é totalmente limpa. Ou seja, temos aqui o sistema do robozinho verde muito próximo do puro.

Isso é um ponto positivo, uma vez que não temos excesso de modificações que podem impactar no desempenho. Além disso, também não há muitos aplicativos pré-instalados, podendo afirmar que a maioria faz parte do ecossistema do Google.

Ou seja, um destaque importante que a Doogee importou dos seus smartphones para o primeiro tablet. E para quem deseja entregar esse tablet nas mãos de uma criança, a Doogee destaca a presença do modo Kids no software.

Com ele, é possível bloquear certos recursos para evitar que os pequenos saiam do ambiente seguro.

Câmeras

Em câmeras, o Doogee T10 chega ao mercado com lente principal de 13 megapixels, enquanto que a frontal é de 8 megapixels.

Como de praxe, câmeras de tablet geralmente são uma espécie de quebra-galho, uma vez que o motivo delas estarem aqui é tirar uma foto ocasional e, principalmente, fazer videochamadas.

Mesmo assim, o software do T10 traz modo panorâmico, ajustes manuais e automático. Na gravação de vídeos é possível ir a até 1080p com 30 quadros por segundo, sendo que também há modo slow motion.

Em fotos, o Doogee T10 apresenta registros ok, mas há aberrações nas cores e algumas fotos podem sair ruins . Em imagens noturnas, temos problemas com a baixa resolução e as luzes acabam saindo estouradas.

Isso sem falar do granulado perceptível em alguns cenários. Na gravação de vídeos, os movimentos podem acabar congelando se você mexer o tablet muito rapidamente, o foco é lento e o resultado são vídeos de baixa qualidade.

A situação piora ainda mais a noite. A câmera de selfies também tem problemas para registrar boas fotos durante o dia e pela noite falta definição, apresentando registros não muito bons.

Como eu disse, câmeras em tablets são apenas um quebra-galho e tudo indica que a Doogee levou isso muito a sério aqui no T10.

Primeiras impressões e preços

O Doogee T10 é o primeiro tablet da fabricante chinesa e ele chegou ao mercado mostrando que é possível oferecer um bom conjunto de entrada com preço atrativo.

Temos aqui uma tela grande e de boa qualidade, um processador de entrada, mas que dá conta do recado e muita RAM com armazenamento interno.

Ou seja, é um tablet ideal para quem estuda ou faz atividades mais leves e não liga muito para as câmeras de baixa qualidade. Por ser bem construído, ele também passa uma sensação de segurança e robustez, algo que falta em muitos tablets de plástico da categoria.

Outro diferencial importante é a presença de som estéreo e o conjunto completo que a Doogee entrega na caixa do dispositivo. Então sim. O Doogee T10 é uma boa escolha para quem precisa de um tablet barato e está com orçamento apertado.

O preço também é altamente atrativo, uma vez que ele custa 200 dólares no exterior (COMPRE CLICANDO AQUI!). Ou seja, R$ 1.062 em conversão direta.

Um bom preço para esse conjunto, mas é claro que você vai precisar recorrer a importação para ter acesso ao Doogee T10, algo que a maioria dos brasileiros já aprendeu a fazer.


5

Comentários

Doogee T10: primeiro tablet da chinesa aposta em design e preço, mas vale a pena? | Hands-on
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2