Lançamentos 14 Jul
Atualização (11/08/2023) - GS
Desde que foi lançado no PC no final de julho, Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão tem recebido uma série de melhorias de desempenho.
Esta semana, os desenvolvedores liberaram um novo patch do jogo, que libera os recursos de ray tracing em GPUs AMD com o AMD Software: Adrenalin Edition 23.10.23.03. Além disso, os requisitos de sistema com as recomendações para GPUs AMD também foram atualizados.
O patch também inclui vários aprimoramentos visuais, correções de bugs, otimizações e melhorias de estabilidade gráfica, com base no feedback e nos dados do sistema de relatórios de falhas. É possível encontrar todos os detalhes do patch abaixo.
- Ray tracing ativado para GPUs AMD compatíveis ao usar o software AMD: Adrenalin Edition 23.10.23.03;
- Melhorias visuais em alguns reflexos e sombras com ray tracing;
- Solução de um travamento que ocorria ao jogar em CPUs desatualizadas, mas que ainda estão em uso;
- Corrigido texto corrompido que poderia aparecer em pontos de passagem;
- Corrupção visual corrigida em telas de interface do usuário que poderia ocorrer em algumas GPUs AMD e Intel;
- Visual corrigido nos modos de renderização Newsprint e Home Move;
- A lista de armaduras não volta mais ao topo depois de selecionar um item de armadura;
- Várias correções de bugs, melhorias de estabilidade e otimizações.
Paralelamente, a NVIDIA também lançou um hotfix para o driver GeForce na versão 537.09, que também conta com melhorias para o jogo.
A descrição da correção diz o seguinte:
- [Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão] Flutuações de desempenho devido a problemas entre o DirectStorage e algumas configurações do jogo.
Um driver GeForce é um software incrivelmente complexo. Com isso, a NVIDIA conta com um time extenso de engenheiros de software constantemente adicionando recursos e corrigindo bugs. O driver GeForce Hotfix é uma maneira de tentar obter algumas dessas correções mais rapidamente. Esses drivers são basicamente os mesmos da versão lançada anteriormente, com um pequeno número de correções específicas adicionais.
Felizmente, a otimização de Ratchet e Clank veio em um estado melhor do que a versão de PC do remake de The Last of Us, o que permite que os desenvolvedores se preocupem com os detalhes menores ao invés de estarem focados em correções grandes de urgência.
Você está jogando Ratchet e Clank no PC?
Atualização (31/07/2023) - GS
Na semana passada, a Sony lançou a aguardada versão de PC para Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão, um dos primeiros exclusivos do PS5.
Embora a versão portada pelo estúdio Nixxes tenha sido elogiada por grande parte dos usuários, testes iniciais com PCs sem SSD mostraram que o desempenho estava sofrível, principalmente nos trechos em que o personagem alterna entre diferentes dimensões.
Nesta segunda (31), a Sony liberou uma nova atualização para o jogo, que promete trazer melhorias no desempenho, várias correções de bugs e de questões relacionadas a streaming de textura que estavam visíveis nos reflexos de água em determinadas configurações.
Comparativa de Ratchet & Clank en PC ya disponible. Algunos resultados, mejoras (y desmejoras) interesantes, como el hecho de que hayan sustituido la interacción del agua y alguna cosa más que podéis ver en el video: https://t.co/c3Xl0Z8PMM pic.twitter.com/xE3gap8oqD
— El Analista De Bits (@analistadebits) July 27, 2023
O patch v1.728.0.0 implementa uma mudança para melhorar a estabilidade do jogo com base nos dados do sistema de relatórios de falhas e relatórios de usuários. Os desenvolvedores afirmam que continuam monitorando e investigando os relatórios e comentários dos usuários e estão trabalhando ativamente para melhorar a estabilidade com atualizações futuras.
Confira a lista com os principais problemas que foram corrigidos na nova atualização:
- Foram resolvidos questões relacionadas ao streaming que, em alguns casos, estavam resultando em certas texturas que permaneciam em baixa resolução;
- Correção de problemas visuais com reflexos de água que ocorriam quando a oclusão do ambiente era definida como algo diferente de SSAO (Screen Space Ambient Occlusion);
- Resolução de um problema que fazia com que o prompt do botão de interação permanecesse visível na tela;
- Corrigido um problema com visualizações de armas ao usar resoluções ultralargas;
- Várias correções de bugs, melhorias de estabilidade e otimizações.
Como está o desempenho do jogo no seu PC?
Texto original - 26/07/2023
Nesta quarta (26), tivemos o lançamento da aguardada versão de PC do aclamado Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão, um dos primeiros exclusivos do PS5. Quando o port foi anunciado, seus requisitos técnicos reacenderam uma antiga discussão sobre a exigência de um SSD, um fator que foi tido como decisivo para que o jogo fosse lançado exclusivamente no console da nova geração.
Ao que parece, os desenvolvedores estavam certos em dizer que o SSD do PS5 foi crucial para o bom funcionamento do jogo.
O Digital Foundry concluiu que, embora a portabilidade de Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão para o PC seja “impressionante no geral” e “um nocaute do ponto de vista visual”, a equipe também sente “algum nível de decepção porque o polimento geral não está exatamente onde deveria estar”.
Portabilidades recentes de PC da Sony, como o remake de The Last of Us Part 1 lançado este ano, foram criticadas por serem lançadas em mau estado. No lançamento, The Last of Us teve críticas "principalmente negativas" no Steam, com um número significativo de jogadores reclamando de problemas de desempenho e travamentos.
Mais adiante em sua análise, a Digital Foundry destaca a discussão em andamento sobre a capacidade do jogo ser executado em máquinas mais lentas sem SSD, quando anteriormente a Insomniac afirmava que o SSD era essencial para sua versão PS5.
A diferença entre a experiência do console e a configuração 'muito baixa' é francamente imensa em termos de transferência de dados… a configuração muito baixa não funciona e o jogo acaba travando.
Um vídeo mostra o jogo rodando na configuração mais baixa possível, mas na primeira tentativa de passar por um dos portais do jogo, ele fica suspenso no ar por vários segundos, congela quase completamente, antes de finalmente forçar a entrada na próxima área.
Our first look at Ratchet on PC! It has a few issues but it's overall in good shape! Infinitely better than TLOUP1 and Jedi Survivor at launch. The funniest bit is when Rich tried running the game off an actual PS4 hard drive on a machine just above min spec! https://t.co/Qt0qkYwzeu pic.twitter.com/hgFrXKVGSG
— John Linneman (@dark1x) July 26, 2023
Para fazer o jogo funcionar no maior número possível de PCs, o Nixxes fez o que a Insomniac não precisava: necessariamente, eles escalaram o jogo introduzindo predefinições de qualidade e em comum com Marvel's Spider-Man Remastered, que inclui fidelidade crescente para sistemas de ponta e reduzindo-a quando necessário.
O Digital Foundry também mencionou no Twitter que, com um HDD mais moderno, o jogo funciona “OK”.
Do bear in mind that this is a 10-year-old 5400rpm laptop HDD. Newer 7200rpm+ desktop HDDs are far, far faster and the game works OK there. On the flip side, cross-gen game developers still need to accommodate this ancient drive.
— Digital Foundry (@digitalfoundry) July 26, 2023
E aí, pretende pegar o jogo no PC?
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