Lançamentos 26 Jan
Tekken 8 foi lançado no fim de janeiro de 2024 para PC, Xbox Series e PlayStation 5 como o novo capítulo de uma franquia que surgiu em 1994 nos Arcades. Nesta nova etapa, a Bandai Namco tenta reinventar a franquia sem perder o legado que marcou gerações.
Será que Tekken 8 tem o suficiente para competir com títulos como Street Fighter 6 e Mortal Kombat 1 nesta geração? Descubra agora nesta análise do TudoCelular.
Em Tekken 8 seguimos Jin Kazama que entra em conflito com seu pai, Kazuya Mishima, que tomou conta da Mishima Zaibatsu após a morte de Heihachi Mishima. Logo início temos uma luta com Kazuya que acaba com o vilão instituindo uma nova ordem mundial com o poder do Devil Gene do Clã Hachijo.
Nesta luta também fica claro que Jin não está pronto para enfrentar Kazuya, pois seu maior inimigo ainda é o demônio interno, literalmente. A única forma de superá-lo é lutar em arenas sem hesitar para evitar uma nova guerra com o torneio mundial.
Caso você não esteja familiarizado com a história da franquia, Tekken 8 traz uma galeria com clipes curtos que resumem os acontecimentos desde o primeiro jogo.
Embora o jogo apele para muitas reviravoltas e acontecimentos absurdos, tudo se encaixa perfeitamente no que Tekken 8 se propõe, tornando a história mais empolgante. O único ponto negativo é que a campanha poderia ser mais longa e mostrar melhor a história de cada personagem.
Apesar disso, a história aborda temas relevantes para a atualidade, como a saúde mental e a valorização da vida, com metáforas e situações que ajudam a desenvolver o lado emocional dos personagens.
Além da campanha principal, Tekken 8 traz o modo Missão Arcade, que indico para novos jogadores, pois nele o jogo apresenta todos os tutoriais para criar combos e aproveitar brechas dos inimigos. Este modo também é um tributo aos fliperamas, onde Tekken nasceu em 1994, e traz uma história própria com o seu personagem.
Tekken 8 traz 32 personagens jogáveis, alguns deles com várias formas que alteram completamente os seus golpes, e histórias próprias que podem ser conferidas no modo Episódios de Personagem. Nele, cada um é apresentado individualmente num torneio que termina com um mini-filme algumas vezes incrível, outras engraçado.
Há também os modos de jogo online que estão funcionando muito bem em Tekken 8, sem nenhum bug como em Tekken 7. Eles também são compatíveis com jogadores em outras plataformas (crossplay) nas quais Tekken 8 também está disponível.
Se você sente saudades, saiba que o modo Tekken Ball voltou em Tekken 8. Nele, o jogador somente consegue causar danos ao oponente usando uma bola que acumula dano conforme é acertada por golpes.
Falando agora da jogabilidade, Tekken 8 traz o conhecido modo de luta 2D com gráficos em 3D, mas em alguns momentos novos estilos também são utilizados para não tornar o estilo cansativo, o que é ótimo.
Outra novidade adicionada é o Heat System, que habilita golpes mais poderosos por tempo limitado. Com eles, o jogador pode causar danos aos inimigos mesmo quando um golpe é bloqueado.
Como Tekken 8 sempre se baseou em combos criados com sequências de botões diferentes para cada personagem, a Bandai adicionou o Special Mode a gameplay para jogadores iniciantes. Para ativá-lo basta apertar L1 durante a luta e todos os golpes mais poderosos ficarão acessíveis com apenas um botão ao invés de combinações.
O Rage Art de Tekken 7 continua presente no novo jogo para ativar um golpe devastador quando a barra de vida do personagem atingir um nível crítico. Cada personagem tem um golpe personalizado com animações que vão de épicas até engraçadas, mas todas são tão satisfatórias quanto os Fatalities de Mortal Kombat.
Tekken 8 aposta em gráficos criados com a Unreal Engine 5 da Epic Games e este é um dos pontos mais fortes do jogo. Desde as cutscenes até os personagens e cenários processados em tempo real brilham aos olhos com visual realista que superam os vistos em Street Fighter 6.
O nível de detalhes é fantástico: roupas e personagens reagem à chuva, vento e iluminação. Objetos e partes do ambiente podem ser destruídos nas lutas. Até o chão pode se partir com certos golpes, enquanto alguns ataques podem gerar faíscas, ondas de choque e outros efeitos fantásticos.
Os personagens podem ser personalizados com diversos acessórios, roupas alternativas e poses, todos podem ser utilizados nos diversos modos de jogo online e offline para expressar a sua identidade.
Com gráficos tão incríveis, seria normal esperar telas de carregamento demoradas, certo? Errado. Tekken 8 é tão otimizado que telas de carregamento duram apenas alguns segundos no PlayStation 5, isto é, quando elas existem, o que é muito raro.
Aqui também destacamos o uso do DualSense no PlayStation 5: é possível sentir cada passo, cada golpe e a vibração do ambiente ao lutar, além de detalhes das cutscenes. É fantástico como Tekken 8 utiliza o sistema de vibração realista de uma forma tão refinada para aumentar a imersão do jogador.
Falando agora do áudio, Tekken 8 continua seguindo a fórmula de entregar vários personagens falando em línguas diferentes que vão desde o japonês ao francês, inglês e italiano. Por isso, não há dublagem em nosso idioma, mas o jogo todo é legendado em português brasileiro e todo o conteúdo é traduzido.
A trilha sonora do jogo é outro destaque com músicas que vão de rock a eletrônico, combinando muito com as lutas e momentos de tensão em Tekken 8.
Além disso, todas as músicas dos jogos anteriores da franquia também estão disponíveis e podem ser combinadas numa única playlist para ouvir durante as batalhas.
Se você é fã de jogos de luta, Tekken 8 tem o potencial para ser o melhor título do gênero em 2024, sendo uma ótima recomendação. Caso você não tenha contato com este estilo, Tekken 8 é uma bela forma de começar.
Obviamente, os valores de R$ 349 na versão para consoles e R$ 269,90 na Steam podem ser altos para a maioria das pessoas, mas o Tekken 8 certamente poderá ser encontrado por valores inferiores preços reduzidos em promoções, sendo um ótimo investimento para o lazer.
Tekken 8 foi lançado em 26 de janeiro de 2024 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
Tekken 8 impressiona ao entregar gráficos incríveis com a Unreal Engine 5.
Os diversos modos permitem que jogadores iniciantes e avançados se divirtam lado a lado. As novas mecânicas de Heat tornam o jogo ainda mais cativante.
A narrativa é empolgante, mas peca ao desenvolver pouco alguns personagens.
Tekken 8 te leva para dentro do combate com gráficos impressionantes e modos de jogabilidade excelentes.
O jogo tem um grande diferencial ao apostar em músicas eletrônicas e oferecer a trilha sonora de todos os jogos anteriores da franquia.
Tekken 8 acerta em cheio ao evidenciar o que há de melhor na franquia, elevando a jogabilidade a um novo nível com os gráficos mais lindos que já vimos em um jogo de luta.
*O TudoCelular agradece a TheoGames e a Bandai Namco Entertainment pela cópia do jogo para PS5 para esta análise.
Comentários