LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm lança Snapdragon 8s Gen 3 para levar mais IA generativa a celulares tops acessíveis

18 de março de 2024 9

Nesta segunda-feira, (18), a Qualcomm apresentou a sua nova plataforma móvel destinada a celulares tops de linha com custos mais acessíveis. O Snapdragon 8s Gen 3 chega para levar mais recursos de IA generativa, fotografia e jogos ao usuário que deseja uma categoria avançada, porém sem os preços tão altos dos flagships atuais.

O chipset se destaca por vir suporte a funcionalidades avançadas de IA generativa, um ISP para sensor sempre ligado e que suporta câmeras de até 200 MP, games mobile hiper-realistas, conectividade de última geração e som de alta definição sem perda.

“Com capacidades que incluem IA generativa no dispositivo e recursos avançados de fotografia, o Snapdragon 8s Gen 3 foi projetado para melhorar as experiências do usuário, fomentando a criatividade e produtividade em suas vidas diárias. Nós nos orgulhamos de apresentar a mais recente adição à nossa série premium Snapdragon 8, nossa oferta móvel mais avançada, trazendo uma série de capacidades excepcionais especialmente selecionadas para mais consumidores.”


Chris Patrick

Vice-presidente sênior e gerente geral de aparelhos móveis da Qualcomm Technologies

IA generativa

No segmento de IA generativa, o Snapdragon 8s Gen 3 se destaca por fornecer os recursos diretamente do dispositivo e com alta velocidade. Ao todo, são até 10 bilhões de parâmetros na categoria.

Os smartphones equipados com a nova plataforma da Qualcomm serão capazes de executar tanto assistentes quanto ferramenta de criação de imagem, que utilize a tecnologia de Inteligência Artificial.

De acordo com a empresa, o chip oferece suporte a uma lista ampla de modelos de IA, inclusive os populares modelos de linguagem grande (LLM). A lista de compatíveis inclui Baichuan-7B, Llama 2 e Gemini Nano.

Câmera

O Snapdragon 8s Gen 3 traz um ISP Cognitivo triplo de 18-bit. Ele permite uma série de funcionalidades para aprimorar a experiência do usuário em fotografia. Entre elas, a utilização da chamada Always-Sensing Camera de forma dupla, ou seja, dá para aproveitar até dois sensores que sempre fica ativo para facilitar reconhecimento facial e outros recursos, sem um grande consumo energético.

Outras possibilidades estão na expansão de fotos e na segmentação semântica, que também aproveitam recursos de IA para o processo. Além disso, há o Snapdragon Low Light Vision (LLV), como uma ferramenta para melhorar as imagens capturadas à noite.

Para completar, existe suporte para gravações em 8K com HDR a 30 fps, além de captura de foto em 64 MP. Também dá para filmar em 4K a 120 fps ou em 720p a 960 fps – este último para câmera lenta.

Gaming

Na parte de jogos, o Snapdragon 8s Gen 3 vem com GPU Adreno com duas principais novidades, em relação ao Snapdragon 8 Gen 3. Uma delas consiste na aceleração de hardware em tempo real para Ray Tracing com iluminação global.

Outra mudança consiste na compatibilidade com os recursos Unreal Engine 5 Lumen Global Illumination e o sistema de reflexos, para tornar as imagens dos games hiper-realistas.

Vale destacar a presença ainda de uma CPU Kryo de oito núcleos, composta por um principal com clock entre 3,0 GHz e 3,4 GHz; quatro de performance entre 2,8 GHz e 3,2 GHz; e três de eficiência entre 2,0 GHz e 2,3 GHz.

A conectividade de ponta também está garantida por meio do modem Snapdragon X70 5G, para rede móvel de quinta geração, e do chip FastConnect 7800, compatível com Wi-Fi 7.

Disponibilidade

O Snapdragon 8s Gen 3 está previsto para chegar a dispositivos comerciais nos próximos meses. O primeiro é esperado para ser anunciado ainda neste mês de março de 2024. As marcas já confirmadas que terão modelos com o hardware incluem Honor, iQOO, realme, Redmi e Xiaomi.

Quais são as suas expectativas para a nova plataforma móvel flagship da Qualcomm? Diga para a gente!


9

Comentários

Qualcomm lança Snapdragon 8s Gen 3 para levar mais IA generativa a celulares tops acessíveis
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista