LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon X Elite melhora em novos testes de benchmark e encosta no Apple M2 Pro

02 de abril de 2024 7

O Snapdragon X Elite chegará em breve para impulsionar o mercado de notebooks com Windows em Arm. O processador ainda não foi lançado oficialmente, portanto, as únicas informações quanto ao seu desempenho foram reveladas através de benchmarks independentes feitos por fabricantes parceiras ou dados oficiais da Qualcomm.

Na segunda-feira (1º), um notebook da Lenovo apareceu em um teste de benchmark do Geekbench 6.2.2. O modelo, de nome desconhecido, chamou atenção por apresentar uma pontuação maior que os resultados de testes anteriores com o Snapdragon X Elite em um modo de energia “Equilibrado”, ficando muito próximo do Apple M2 Pro.

Snapdragon X Elite possui 12 núcleos em sua CPU (Imagem: Captura de tela/Geekbench)

O modo de energia “Equilibrado” reduz a potência do hardware para garantir maior autonomia da bateria. Com essa configuração, o notebook testado alcançou 2.427 pontos em single-core e 14.254 pontos em multi-core.

É possível comparar os novos resultados com um benchmark anterior realizado em um notebook da Lenovo com Snapdragon X Elite, também no modo “Equilibrado”, em que a plataforma atingiu somente 1.628 pontos em single-core e 11.392 pontos em multi-core. Isso significa que houve uma melhoria de até 49% nos novos benchmarks.

Com isso, o Snapdragon X Elite mostra seu potencial em alcançar o desempenho do Apple M2 Pro, utilizado em notebooks lançados pela marca em 2022, que apresenta pontuação média de 2.600 pontos em single-core e 12.000 pontos em multi-core. Esse processador, no entanto, possui apenas 10 núcleos em sua CPU.

Pode haver vários motivos pelos quais o processador apresentou maior desempenho nos testes mais recentes. A melhor hipótese é que o Geekbench 6 agora está mais otimizado para o Snapdragon X Elite. Além disso, o novo notebook de testes pode ter um sistema de resfriamento mais poderoso para manter um bom funcionamento do hardware.

É importante lembrar que plataformas de benchmark como o Geekbench representam apenas uma fração do desempenho de uma CPU. A plataforma não realiza testes sustentados para avaliar o dispositivo em cargas de trabalho contínuas — o que poderia fazer seu desempenho cair na falta de um sistema de resfriamento eficiente.

(Imagem: Qualcomm)

O Snapdragon X Elite deve ser lançado oficialmente no início do segundo semestre de 2024. Além da Lenovo, outras fabricantes de notebooks que podem investir na nova plataforma incluem a Samsung e a Microsoft.

Veja mais!


7

Comentários

Snapdragon X Elite melhora em novos testes de benchmark e encosta no Apple M2 Pro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista