
Curiosidade 24 Set
11 de outubro de 2024 0
A AMD anunciou, na quinta-feira (10), o lançamento de seus novos processadores para notebooks voltados ao uso profissional. A linha é chamada de Ryzen AI PRO 300, ampliando a família de hardware baseada na nova arquitetura Zen 5 com litografia de 4 nanômetros, que garante um salto de desempenho e eficiência sobre a geração anterior.
Três processadores foram anunciados: Ryzen AI 9 HX PRO 375, Ryzen AI 9 HX PRO 370 e Ryzen AI 7 PRO 360. Todos contam com as novas arquiteturas de CPU, GPU e NPU da AMD, portanto, trazem o poder computacional necessário para equipar notebooks com Copilot+, que incluem diversos recursos de inteligência artificial do Windows 11.
De acordo com a fabricante, os novos processadores entregam até 40% mais desempenho e 14% mais agilidade em tarefas de produtividade em comparação com o Intel Core Ultra 7 165U. As placas de vídeo integradas são baseadas em RDNA 3.5, uma pequena revisão da arquitetura que promete melhorar o desempenho em edição gráfica e outras tarefas.
A NPU, baseada em XDNA 2, entrega poder computacional de até 55 TOPS (trilhões de operações por segundo) no Ryzen AI 9 HX PRO 375. Com ela, os notebooks suportarão recursos de inteligência artificial em softwares otimizados para o Ryzen AI.
O Ryzen AI 9 HX PRO 375 é o carro-chefe da linha equipado com 12 núcleos, 24 threads, clock máximo de 5,1 GHz, cache de 36 MB, NPU de 55 TOPS e a GPU integrada Radeon 890M com 16 unidades de computação. O Ryzen AI 9 HX PRO 370 é configurado de forma muito semelhante — sua única diferença é a NPU, que entrega até 50 TOPS.
Há também um modelo intermediário que deve equipar notebooks mais acessíveis. O Ryzen AI 7 PRO 360, apesar de não pertencer à linha “HX”, funciona com o mesmo TDP padrão de 28 W, e pode ser configurado pela fabricante do PC entre 15 W e 54 W. A CPU tem 8 núcleos, 16 threads e clock máximo de 5 GHz, além de uma NPU com 50 TOPS.
Recursos como a Pesquisa Aprimorada do Windows, Recall e Click to Do tornam os computadores mais intuitivos e responsivos. Os aprimoramentos de segurança, incluindo o processador de segurança Microsoft Pluton e a Segurança de Entrada Aprimorada do Windows Hello, ajudam a proteger os dados do cliente com proteção avançada. Estamos orgulhosos de nossa forte história de colaboração com a AMD.
Pavan Davuluri
Presidente Corporativo da Windows+Devices na Microsoft
Assim como em gerações anteriores, os processadores voltados a uso corporativo são equipados com recursos avançados de segurança, como o AMD Secure Processor, um coprocessador dedicado que valida códigos antes que sejam executados, a fim de assegurar a integridade de dados e aplicativos do sistema.
Há também o AMD Shadow Stack, que ajuda a proteger contra ataques de fluxo de controle ao verificar a pilha normal de um programa e compará-la a uma cópia armazenada em hardware. Além disso, o AMD Platform Secure Boot é uma ferramenta que visa a proteger contra ataques que miram o firmware do dispositivo.
A nova linha traz novidades como o Cloud Bare Metal Recovery, permitindo que as equipes de TI recuperem sistemas comprometidos rapidamente por meio da nuvem, garantindo operações contínuas e seguras. Há também o Supply Chain Security, uma nova função de segurança que habilita a rastreabilidade de toda uma cadeia de suprimentos.
Finalmente, há detecção adicional de malware baseada em inteligência artificial, que está disponível por meio de parceiros selecionados da AMD. Esses novos recursos de segurança utilizam a NPU integrada aos processadores para executar cargas de trabalho de segurança baseadas em IA, sem afetar o desempenho no trabalho.
Um dos primeiros notebooks equipados com Ryzen AI PRO 300 é o ThinkPad T14s Gen 6 da Lenovo. A HP também está preparando o lançamento de uma nova geração do EliteBook X com os novos processadores da AMD. Em breve, a disponibilidade das novas plataformas da linha deve expandir por meio de dispositivos de outras marcas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários