LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel lança processadores Core Ultra para notebooks com IA e promete acirrar disputa com Arm

14 de dezembro de 2023 3

A Intel finalmente acabou com o mistério, e nesta quinta-feira (14), introduziu a inédita linha de processadores Core Ultra. A nova geração marca a transição para uma nova arquitetura, litografia e estrutura de núcleos que prometem mais desempenho, eficiência de energia e tecnologias inovadoras para dispositivos portáteis.

Também conhecidos pelo codinome “Meteor Lake”, os novos processadores abandonam a nomenclatura clássica e marcam a estreia da litografia Intel 4 — antes conhecida como “7 nanômetros”. Há um total de 11 modelos que atenderão aos notebooks de alto desempenho com a série “H” e ultrafinos com a série “U”. Confira a seguir.

(Imagem: Divulgação/Intel)

A gigante de hardware destaca o Core Ultra 7 165H, seu novo processador para notebooks de alto desempenho com potência intermediária. Esse modelo promete até 11% mais desempenho em multitarefas em comparação com chips rivais, como o AMD Ryzen 7 7840U, além das plataformas Snapdragon 8cx Gen 3 e Apple M3, baseadas em Arm.

De acordo com a fabricante, o Core Ultra 7 165H consome 25% menos energia que o Core i7-1370P e promete até 79% menos gasto em comparação com o Ryzen 7 7840U na mesma configuração para notebooks ultrafinos com TDP de 28 W.

Apesar da ênfase para o modelo intermediário, o carro-chefe da nova geração é o Core Ultra 9 185H, um processador de 16 núcleos e 22 threads que será lançado somente no primeiro trimestre de 2024, junto ao Core Ultra 7 164U e Core Ultra 5 134U. No momento, os dados de desempenho desses chips são desconhecidos.

Além das versões para notebooks de alto desempenho, a Intel também introduziu processadores de série "U" que alimentarão notebooks ultrafinos com consumo de energia reduzido. Seu design é projetado para garantir que sistemas miniaturizados de dissipação de calor sejam capazes de manter o hardware funcionando sem engasgos.

Os novos produtos chegam com um novo design de chiplets, que separa os núcleos de CPU, GPU, NPU e outras áreas de processamento em diferentes blocos, garantindo maior eficiência de produção graças à tecnologia Foveros 3D.

(Imagem: Divulgação/Intel)

A GPU integrada dos processadores da série “H” é baseada na arquitetura Xe-LPG — a mesma que alimenta as placas de vídeo dedicadas da família Arc. Portanto, essas unidades contam com até 6 núcleos Xe e suportam tecnologias que garantem alto desempenho em jogos e tarefas de produtividade, como Ray Tracing e Xe Super Sampling (XeSS).

O poder gráfico será otimizado também pela NPU, um coprocessador de inteligência artificial que servirá como base para as novas ferramentas de IA nativas do Windows. Essa adição é uma resposta à arquitetura XDNA da AMD, que recentemente chegou aos novos processadores para notebooks da família Ryzen 8040.

Falando em seu suporte de memória, todos os modelos são compatíveis com tecnologias mais rápidas em comparação com a 13ª geração. O Core Ultra suporta até 96 GB de RAM DDR5-5600 ou 64 GB de RAM LPDDR5X-7467 — exceto pelo Core Ultra 7 164U e Core Ultra 5 134U, que ficam limitados à especificação LPDDR5-6400 com até 64 GB.

"A inovação em IA está pronta para elevar o impacto da economia digital para até um terço do produto interno bruto global", disse Pat Gelsinger, CEO da Intel. “A Intel está desenvolvendo tecnologias que capacitam os clientes a integrar perfeitamente e executar efetivamente a IA em todas as suas aplicações — na nuvem e, cada vez mais, localmente no PC e na borda".

Disponibilidade

Notebooks equipados com os novos processadores Core Ultra já estão sendo anunciados pelas fabricantes parceiras da Intel, incluindo Acer, ASUS, MSI, Lenovo e Samsung. Os dispositivos equipados com os chips — exceto pelo Core Ultra 9 185H, Core Ultra 7 164U e Core Ultra 5 134U — estarão disponíveis a partir deste mês.

Veja mais!


3

Comentários

Intel lança processadores Core Ultra para notebooks com IA e promete acirrar disputa com Arm
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista