LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Banda larga apresenta redução em crescimento pelo mundo no último ano

24 de setembro de 2019 5

O crescimento da banda larga no mundo deu uma desacelerada, apesar de se manter em ascensão. Ao menos, é o que indica o relatório da Comissão de Banda Larga da União Internacional de Telecomunicações (UIT), com dados que comparam 2018 com 2017.

Diferente da comparação nos anos anteriores – 2017 houve aumento de 8,9% sobre 2016 –, o ano passado teve encolhimento na expansão principalmente pela redução do ritmo em países menos desenvolvidos e menos conectados.

Nesses locais, o índice de internet inclusiva oscilou de 53,1% para 54,8%. Outra situação tem a ver com o preço da banda larga. Apesar de a queda ter sido, em média, de 27% entre 20115 e 2018, as diminuições são maiores no serviço móvel.

O objetivo da UIT é que os seus integrantes baixem os valores ao consumidor até 2% da renda per capita. Atualmente, a média é de 5% a nível global. A Ásia lidera nesse quesito, com 1,2%; já a África Subsaariana apresenta o maior custo, de 6,8%. A média mantém 2,7% nas Américas – no entanto, não há dados específicos para o Brasil.

Vale lembrar que, no país, números da Anatel já haviam adiantado que o serviço fixo crescia principalmente com a impulsão de operadoras regionais.

Previsões para o futuro

Apesar da desaceleração, os países emergentes deverão captar mais recursos ao longo dos próximos anos. Entre 2019 e 2025, a expectativa é de investimentos por parte das operadoras no valor de US$ 1,3 trilhão em todo o mundo. 75% do total seria referente ao 5G.

Mas o 4G não ficará abandonado nesse tempo. O LTE é esperado para responder por mais da metade da somatória de conexões no mundo, ainda em 2019. Ele é esperado para atingir 62% em 2023.

Além disso, empresas digitais de aplicações seriam as principais investidoras em infraestrutura, com bilhões de dólares aplicados a cada ano em data centers e cabos submarinos.

Quais são as suas expectativas para o futuro da banda larga? Comente conosco!


5

Comentários

Banda larga apresenta redução em crescimento pelo mundo no último ano
  • Troquei a Vivo depois que ela corto minha velocidade de 15 para 5, troquei por uma provedora de bairro, hoje tenho 50 Megas fibra por 100,00, e detalhe ela corto a internet de 35MGs do meu irmão para 15MGs, a pior operadora.

      • No brasil só cresce com as provedoras de bairro

          • Aqui com a oi só ia até 5Mb e no máximo (Raro) 10Mb. No inicio do ano eu tinha trocado por uma provedora (Viaband) que oferece 40Mb por 95 reais, e agora vou trocar novamente por uma nova (Brascom) que oferece internet por fibra de até 300Mb. Eu pedi 90Mb por 60 reais. Espero que bata os 11mbp/s

              • Tá caro aí mas já é um avanço, eu também troquei a vivo (antigo speedy) de 2 Mbps para 150 Mbps por 92,00 de um provedor local por fibra óptica.

                  • Oi ia até 1.2mbp/s e pagava o combo por 135 reais, Viaband variava entre 4,5 e 5mbp/s e pagava 95 reais e agora eu terei uma com 11mbp/s por 60 reias. Isso que é evolução para o meu bolso.

                  Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                  TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                  TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais