
Segurança 19 Abr
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o baixo orçamento da instituição pode impactar o funcionamento do Pix no futuro.
Ele ressaltou que apenas a aprovação da autonomia financeira e administrativa do órgão será capaz de garantir que o BC tenha verba suficiente para manter a rede Pix em pleno funcionamento.
Além disso, Campos Neto também disse que é muito difícil para o BC fazer inovações sem poder controlar o próprio orçamento, uma vez que o valor para investimentos em 2024 foi de R$ 15 milhões.
Isso é um quinto do que foi 5 anos atrás. A gente chega no risco de uma hora falar: como é que a gente vai fazer rodar o Pix?
Campos Neto salientou que a autonomia financeira do BC não é um projeto pessoal, uma vez que, caso seja aprovada pelo Congresso, ela só deve valer para 2025. Ou seja, quando ele já tiver deixado o cargo de presidente.
No caso do Brasil, essa autonomia nem é autonomia, é uma modernização. Do lado dos funcionários, eu tenho uma incapacidade de gestão, que é grave.
Outro ponto comentado pelo presidente do BC é a recente greve de funcionários da autoridade monetária, uma vez que ela tem prejudicado a "agenda de inovações" do banco. Um exemplo citado é o Drex, que é conhecido como o "real digital".
Por fim, Campos Neto revelou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não é contra a autonomia financeira do BC, mas disse que ele defende que é preciso esclarecer alguns pontos do projeto de lei.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários