LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministério Público investiga limite de consumo na banda larga fixa

04 de março de 2016 16

Mês passado vimos uma péssima notícia para quem tem banda larga da Vivo. A Telefônica declarou que começará a criação de franquia de dados para sua internet fixa por par de cobre (ADSL). Ou seja, os novos clientes que contrataram o serviço já estão assinando contratos com os limites. As medidas não afetam os contratos anteriores, mas isso preocupa de forma geral os brasileiros que podem também ser vítimas da mesma prática por demais operadoras.

As mudanças afetam os planos com velocidades entre 200 Kbps a 25 Mbps, em todo o estado de São Paulo. A franquia vai de 10 GB (planos de 200 Kbps a 1 Mbps) a 130 GB (para o de 25 Mbps). A operadora não atualizou os contratos dos novos clientes Vivo Fibra, mas estuda a possibilidade. Segundo eles, este tema ainda está sendo avaliado pela empresa. Anatel até foi a favor, falando que tal medida visa favorecer os clientes que não demandam de grande franquia de dados.

Agora, pela primeira vez, vemos o Ministério Público do Distrito Federal realizar um comunicado através da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) onde um processo de investigação foi iniciado para estudar o impacto que tais limites possam causar na qualidade do serviço prestado pela internet banda larga fixa. Segundo o promotor Paulo Roberto Binicheski, a decisão pode ser prejudicial para grande parte dos consumidores. Segundo ele, serviços como Netflix, Spotify e YouTube, responsáveis por grandes fluxos de dados, “estão amplamente disseminados na cultura atual da internet e torná-los onerosos é retirar um enorme contingente de usuários do livre acesso à rede”.

A bem da verdade, salta aos olhos, a proposta de alteração do sistema de cobrança reflete planos comerciais abusivos, com o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet pelo usuário médio”, complementa o promotor. Para aqueles que tiverem interesse em conferir o documento completo, basta consultar o site oficial do Ministério Público de Brasília.

Temos que lembrar que além da Vivo, Net e Oi contam com cláusulas em seus contratos sobre a redução da velocidade de navegação após o limite de franquia mensal. No entanto, nenhuma das duas vem praticando esta redução. Vivo ainda não se manifestou para comentar sobre o assunto.


16

Comentários

Ministério Público investiga limite de consumo na banda larga fixa
  • Espero q MP não se sobre aos argumentos das operadoras, Essa Anatel os seus dirigentes deveriam ser todos demitidos por atenderem aos interesses das operadoras não dos consumidores... Tem muita coisa errada ainda, vendas casadas, planos mais caros como se vc quer internet sem fixo custa muito caro... Acabar com as assinaturas obrigatória já era para ser implementada ... Os consumidores deveriam precionar mais os deputados para fim de assinaturas em todos os serviços... Baixo assinado já é um bom caminho....

      • Odio de ser br operadoras lixo so servem para meter a faca nos brasileiros .

          • Essa Anatel e esse Governo maldito são uma pida de muito mal gosto mesmo. Como disse antes, eles estão limitando a internet e mantendo os preços que já são abusivos. Enquanto o "ilimitado" mas com variações na velocidade constante, eles vão aumentar e muito. Essas operadoras daqui são muito sacanas, em tudo o que elas quere. Cambada de malditos a Anatel, Governo e operadoras brasileiras. Parece que brasileiro só serve para se ferrar mesmo. Espero que dessa vez, com a entrada do Ministério público, tudo se resolva pata o bem do consumidor.

              • Se fizerem isso, vão mexer com o que não devem...

                  • O país Ta indo pra baixo cada vez mais, limitar internet é o cúmulo.

                      • viva o brasil

                          • Brasil e fod@ ce paga a mais e recebe menos

                              • esse limite é pra fud3r qualquer um, esses dias eu baixei shadow of mordor, já viram o tamanho do game? 40gb, se eu fosse um novo cliente meu download não ia passar dos 50%, minha internet é de 2 MBits da lixo (vivo), e nem isso eu recebo, os downloads na maioria das vezes não passam de 70kb/s, enquanto meu irmão baixando no mesmo site fica em 1300 kb/s, ele tem mais banda, 10 MBits algar, e as vezes a internet dele fica com mais banda do que o contratado, enquanto isso, eu não consigo ver nem um video no youtube, eu ate achei aquela resolução de 144p um piada, mas hoje em dia, ela é mais do que necessária pra mim...

                                  • Brasil é uma vergonha, as empresas aqui fazem o que bem entender, enquanto lá fora existe internet com velocidade de 1 GB ilimitado com custo baixo, aqui querem fazer isso.

                                      • Se for levar em conta qe o lixo da GVT entrega 50 MB no teste e eu baixo arquivos a 160kbps, em vez de 6mb, nunca vou ter internet bloqeada.

                                          • Por enquanto estou recebendo a velocidade contratada dos meus 25mb, as vezes até mais, chegando a ultrapassar os 3mb/s.

                                              • eu recebi a velocidade contratada por 4 meses. Depois disso foi caindo e piorando. O problema é qe o teste da Anatel mostra a velocidade, mas so com VPN eu consigo baixar arquivos com a taxa de transferência real.

                                                  • Eu uso a GVT por anos, desde que chegou na minha cidade. Essa taxa de download que informei de 3mb/s é atingida em torrents (não todos, depende da popularidade do arquivo), de certos servidores como nvidia e adobe, servidores pagos (alguns limitam muito a velocidade de muito download dando a opção free).Comecei com o plano 10MB, depois 15MB e já faz quase um ano que estou com 25mb, e nunca recebi menos que a velocidade contratada.

                                                      • eu usava gvt a um ano e alguns meses e quase nunca entregaram menos de 35 mbps que é a contratada, as vezes a velocidade de upload ate passava do estipulado que era 3 mbps chegava a 4 mbps, mas infelizmente fiz a cagada de depois de um ano por tv junto do plano e devido a quase ninguém em casa usar depois de dois meses resolvi cancelar, ai vieram com história de fidelidade de um ano pra poder cancelar, o resultado é que vou ter que deixar o contrato quebrar por falta de pagamento, esperar meu nome entrar em serasa/spc para depois pagar o que ficou pra trás e me livrar disso, e agora com a gvt se fundindo a vivo é só esperar essa piada de franquia na banda larga ser implementada nela também.

                                                      • Baixa um torrent famoso (Eclipse, Ubuntu...) e aí constate a velocidade.

                                                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais