LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, franquia do professor! Internet móvel ainda é a mais usada nas escolas, segundo pesquisa

01 de outubro de 2016 3

Não é uma novidade que a internet móvel no Brasil de fato sempre deixou a desejar, com constantes problemas relatados pelos usuários de dispositivos portáteis. Contudo, a tecnologia ainda é a mais utilizada pelos professores no âmbito educacional, segundo dados da pesquisa TIC Educação divulgada esta semana pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), através do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) apontando que o número de profissionais que utilizaram o celular para acessar a Internet aumentou significativamente de 66% para 85% de 2014 para 2015.

Isso significa que 39% dos docentes passaram a utilizar os dispositivos móveis para realizar alguma atividade com os alunos. Se for levada em consideração a média por escolas públicas e privadas, o percentual foi de 36% e 46%, respectivamente, sendo que da parte dos estudantes também houve um sutil aumento no uso dos smartphones, com a fatia de 72% passando para 78%.

A nova pesquisa ainda ressalta que 46% dos docentes levaram o próprio laptop para a escola a fim de realizar atividades de gestão escolar e pedagógica, sendo que os tablets foram a minoria na predileção pelos professores, com apenas 14% da escolha pelos entrevistados. Segundo a nota oficial da TIC Educação, 73% dos professores utilizaram a Internet pelo menos em uma das atividades com os alunos (70% entre docentes de escolas públicas e 84% em escolas privadas).

Com base nesses números nas escolas públicas, 35% dos professores usaram a Internet no laboratório de informática, enquanto que 23% utilizaram na sala de aula. Já nas instituições de ensino privadas esse quadro se inverte, com 50% dos docentes utilizando a internet móvel na sala de aula e apenas 29% no laboratório de informática.


No ano de 2015, 93% das escolas públicas em áreas urbanas possuíam acesso à Internet, porém, a conexão só chegava à sala de aula de 43% das instituições de ensino públicas e 72% das privadas. O acesso via Wi-Fi está presente em 84% das escolas públicas e 94% das privadas, mas apenas 22% das públicas permite o uso da rede pelos alunos, enquanto que 62% restringem o acesso. A pesquisa aponta que estes percentuais com relação ao Wi-Fi são de 35% e 58% respectivamente.

Os dados da TIC Educação foram coletados entre os meses de setembro e dezembro de 2015, e foram entrevistados 898 diretores, 861 coordenadores pedagógicos, 1.631 professores e 9.213 alunos de instituições de ensino públicas e privadas do ensino fundamental e médio em áreas urbanas.


3

Comentários

Adeus, franquia do professor! Internet móvel ainda é a mais usada nas escolas, segundo pesquisa

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais