27 Agosto 2024
O TudoCelular já conferiu o que o realme GT 6, conhecido como matador de topo de linha, tem a oferecer e agora vamos analisar a versão 6T, que mira no segmento de intermediários premium. Será que este também se destaca ao bater de frente com os principais rivais? Vamos descobrir.
O realme GT 6T traz os seguintes acessórios em sua embalagem:
- Carregador SuperVOOC de 120W
- Cabo USB tipo-C
- Capa protetora
- Ferramenta de ejeção do cartão SIM
- Guia rápido do usuário
O design do GT 6T é igual ao seu irmão superior, temos um aparelho com visual cheio de curvas na parte da frente e traseira. Ele ostenta uma aparência premium, apesar do seu corpo ser feito de plástico.
A pintura é dividida em dois tipos de finalização: a maior parte da traseira em visual fosco, enquanto na área onde ficam as câmeras há uma pintura mais espelhada. Testamos o modelo na cor cinza, mas há também a opção em verde. Em ambas, temos laterais com acabamento fosco.
O conjunto fotográfico é destacado do restante do corpo por três aros. As duas câmeras vêm em aros individuais maiores, enquanto o terceiro abriga o flash duplo de LED. A traseira é lisa e escorregadia e acumula marcas de dedo com facilidade. Pelo menos a realme manda uma capinha de silicone na caixa.
Há certificação IP65, o que garante uma boa resistência contra água e poeira, apesar de não ser algo tão robusto quanto modelos premium que trazem proteção completa. A tela possui vidro Gorilla Glass Victus 2 para uma boa proteção contra riscos e quebra.
Assim como o modelo mais robusto, este também vem com emissor infravermelho no topo para usar o celular como controle remoto. O leitor biométrico vem integrado à tela e funciona bem. A gaveta para dois chips fica na parte inferior e não traz slot para cartão microSD.
Em conectividade há Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.4, NFC e 5G.
A parte frontal traz bordas finas e um pequeno furo no topo para a câmera de selfies. Temos uma tela AMOLED do tipo LTPO de 6,78 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz e a capacidade de reproduzir mais de 1 bilhão de cores.
O nível de brilho é ótimo para a categoria e a realme alega que ele pode chegar a 6.000 nits com conteúdo HDR, o que o deixa bem acima dos rivais. Sem falar que possui suporte aos principais formatos do mercado como HDR10+ e Dolby Vision.
O software usa IA para monitorar a fadiga ocular e ajustar o nível de brilho para garantir conforto prolongado, especialmente ao usar o celular em ambientes mais escuros. Ele também possui baixa oscilação de brilho comparado a outros intermediários com tela AMOLED.
A taxa de atualização vem no modo automático que alterna entre 60, 90 e 120 Hz a depender da demanda. Você pode travar o painel na velocidade que achar melhor. O sensor de toque pode chegar até 2500 Hz para uma resposta imediata mais ágil, garantindo uma melhor experiência ao jogar.
Há três saídas de som no realme GT 6T. Além do alto-falante de chamadas que atua como canal secundário, também há um pequeno furo no topo que ajuda o som a expandir para vários lados criando uma maior imersão ao ver filmes e jogar.
O volume máximo fica na média do segmento e não apresenta distorção. Há bom equilíbrio entre graves, médios e agudos com som limpo para qualquer tipo de mídia. Há equalizador com vários perfis para turbinar o som, incluindo um dedicado para jogos.
O realme GT 6T vem equipado com o Snapdragon 7+ Gen 3 e neste que testamos há 12 GB de RAM para lidar com o multitarefas. Ele foi bem em nosso teste e conseguiu segurar os aplicativos em segundo plano e não ficou abaixo do modelo superior em velocidade.
Também temos boas pontuações em benchmarks, ficando entre os melhores do segmento. No AnTuTu é possível chegar perto de 1 milhão e meio de pontos. E nos jogos, será que este novo chip da Qualcomm manda bem?
A GPU Adreno 732 não vai te decepcionar e conseguimos jogar Call of Duty na qualidade muito alta e PUBG na opção Ultra HDR com todos os extras ativados. Além disso, há um bom sistema de dissipação térmica que afasta o calor do chipset evitando que o aquecimento comprometa o desempenho ao jogar por muito tempo.
Outro ponto de destaque do intermediário premium da realme é a sua bateria de 5.500 mAh. Ela foi bem em nossos testes e rendeu 36 horas de autonomia em uso moderado com alguns jogos inclusos.
Isso quer dizer que você só vai recarregar o celular a cada dois dias se não jogar muito. O tempo de recarga também agrada, graças ao potente carregador de 120W que vem na caixa que faz a bateria ir de 0 a 100% em pouco mais de meia hora.
O carregador possui a tecnologia SuperVOOC de carregamento acelerado e recupera mais da metade da bateria com apenas 15 minutos na tomada, o que já é suficiente para usar o celular por muitas horas.
O conjunto fotográfico do GT 6T é mais simples que o GT 6. Aqui temos uma câmera de 50 MP com sensor LYT-600 da Sony com estabilização do tipo óptica e uma secundária de 8 MP com lente ultra-wide e sensor IMX 355.
Além da ajuda da IA na edição de fotos, a realme promete melhorias na captura de fotos com sua tecnologia de inteligência artificial, que ajusta as cores e retoca pequenos detalhes sem arruinar a aparência natural das cenas.
Padrão | 50 MP
Na prática temos bons resultados com boa nitidez e cores realistas, apesar do contraste nem sempre ficar no ponto certo. Há ampla faixa dinâmica que evita que a pessoa saia obscurecida ao fotografar no fim de tarde com o sol de fundo.
O software acaba comprimindo quatro pixels em um por padrão, mas você pode usar a resolução máxima para capturar mais detalhes. Em troca terá imagens mais nítidas que acabam ocupando o dobro do espaço do armazenamento. Vale a pena testar para ver se o ganho na qualidade compensa para você.
Principal | Ultra-wide
Como não há uma câmera teleobjetiva nesta versão, ficamos limitados à aproximação feita via software. O aplicativo corta a borda da imagem capturada em 50 MP e entrega um resultado satisfatório com zoom em 2x. Ir além disso terá uma imagem suavizada e de baixa qualidade.
Zoom
A câmera ultra-wide apresenta nitidez inferior por conta do sensor antigo e mais limitado. Você vai capturar imagens mais amplas sem sair mais escuras em locais com pouca luz. Por ter foco fixo, terá que usar a principal para macros que até que faz boas fotos de objetos próximos.
É bom ver que o realme GT 6T não decepciona ao capturar fotos à noite. Não há muitos ruídos aparentes e as cores ainda agradam. O zoom digital também não apresenta queda acentuada na qualidade em locais com pouca luz.
Noturno
Na parte frontal há uma câmera de 32 MP com sensor também da Sony, o IMX 615. Ele é capaz de fazer selfies decentes, que não impressionam na nitidez mesmo com tamanha resolução, mas agradam nas cores e tom de pele. O desfoque é eficiente e não interfere na nitidez em locais com pouca luz.
Selfies
A filmadora grava na resolução máxima 4K a 60 fps com a traseira e na mesma resolução, mas apenas a 30 fps com a frontal. A qualidade das filmagens agrada com bom nível de detalhes e cores. A estabilização lida bem com boa parte dos tremidos, enquanto o foco é ágil e a captura de som apresenta muitos detalhes.
O GT 6T sai da caixa com Android 14 modificado pela interface Realme UI 5.0. A fabricante promete até três atualizações do robozinho com quatro anos de updates de segurança, mas sem se comprometer com os patches mensalmente.
A interface flui bem e ainda traz um modo GT para turbinar o desempenho em troca de menor duração de bateria. O medidor de batimentos cardíacos presente no modelo superior também está neste aqui.
Entre os recursos temos a Esfera de Assistência que ativa uma bolha flutuante com suporte a gestos de navegação para facilitar o manuseio com uma mão. É possível usar a câmera frontal para reconhecer seus movimentos e assim controlar o celular sem precisar tocar na tela.
Também temos a Barra Lateral Inteligente que reúne seus apps favoritos e atalhos em um menu flutuante no canto da tela. Existe um utilitário que surge ao abrir algum jogo, ele reúne ferramentas úteis para informação de fps e uso do hardware. É possível reservar parte da RAM para ter melhor desempenho com jogos.
O software também vem recheado de inteligência artificial para facilitar o seu dia a dia, como ao editar uma foto. Você pode remover facilmente algum objeto indesejado que o software preenche automaticamente a área.
O intermediário da realme é melhor que as opções da Samsung e Xiaomi?
O Galaxy A55 traz certificação IP67 para uma maior resistência à água. Ele perde em tela, seja em tamanho ou nível máximo de brilho, mas compete bem na parte sonora. O GT 6T foi mais ágil no desempenho multitarefas, sua bateria dura mais e recarrega mais rápido. Em câmeras, temos um conjunto mais completo no Galaxy que registra melhores fotos.
O Poco X6 Pro também é um forte rival e tem resistência contra água mais limitada, enquanto sua tela exibe mais cores, apesar de perder no nível máximo de brilho. Em som temos potência similar com boa qualidade sonora. O desempenho fica abaixo por conta do gerenciamento de RAM mal otimizado e a bateria dura menos e demora mais para recarregar. A qualidade fotográfica dos dois é similar com a vantagem para o realme na câmera frontal.
Pontos fortes
- Tela avançada com brilho forte
- Som potente e de qualidade
- Ótimo para jogos
- Bateria rende bem e recarrega rápido
- Faz boas selfies
Pontos fracos
- Faltou câmera para zoom
- Câmera ultra-wide defasada
- Filmadora limitada à noite
Tem tudo para entregar um bom custo-benefício a depender do preço nacional
Embalagem traz carregador potente e capinha de proteção
O realme GT 6T é um celular grande e escorregadio, mas vem com capinha na caixa para proteção
Interface da realme lembra bastante o Android padrão e vem com extras bacanas
Tela grande com brilho alto, ótimas cores e som potente garantem excelente experiência multimídia
O realme GT 6T tem tudo para ser um celular intermediário de sucesso ao acertar em pontos importantes
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o realme GT 6T