
Samsung 03 Abr
O lançamento oficial da próxima geração de placas de vídeo da Nvidia para uso doméstico só deverá acontecer no segundo semestre, mas enquanto isso, começam a surgir indícios do poder de fogo da substituta da GTX 1080, e as notícias são ótimas.
Isso porque a GTX 1180 poderá contar com a nova geração de memórias GDDR6, que conseguem atingir velocidades ainda maiores que a GDDR5X da 1080. Como consequência, a nova placa poderia oferecer até 16 gb/s, enquanto o limite do modelo anterior era de 10 gb/s.
A arquitetura também seria diferente: Turing ao invés da Pascal, e seria fabricada com litografia de 12 nanômetros ao invés de 16 da antecessora. Ou seja, tão otimizada nesse quesito como a profissional e caríssima Quadro GV100, anunciada no mês passado.
A placa rodaria, ainda, em 1.6GHz, chegando a 1.8Ghz em overclock. Mais uma diferença entre as gerações apontada pelo rumor é que o modelo top de linha de 2018 poderia trazer uma versão de 16 GB da GPU, além de uma versão "básica" com 8 GB. Tá bom, né?
Parece irônico, mas conforme as placas de vídeo evoluem, ao mesmo passo há uma tendência de consumo menor de energia, e isso não seria diferente na GTX 1180, que seria alimentada com 170w - chegando a 200w em trabalhos mais intensos - contra 180w da sua antecessora.
Finalizando, o pequeno monstro da linha GTX 1100 teria performance de até 13 teraflops por segundo, e poderia custar US$ 100 a mais que a top de linha de 2016, chegando ao mercado por US$699. Seria esse aumento motivado pela alta procura de placas de vídeo para uso de mineração digital?
A Nvidia está preparando sua próxima geração de GPUs domésticas para o segundo semestre, mas nesse já mostrou a Quadro GV100, voltada para profissionais de vídeo, além de ter oferecido uma degustação da sua inteligência artificial capaz de restaurar fotografias danificadas instantaneamente.
Com a robustez dos novos produtos e soluções da empresa, infelizmente o suporte a sistemas 32-bit está sendo descontinuado, e mesmo as novas placas não receberão atualizações caso não sejam instaladas em SOs de 64-bit.
A empresa, porém, promete que problemas críticos de segurança - quando houver grave exposição da máquina do usuário - serão corrigidos até janeiro de 2019. Depois disso, apenas migrando para um sistema compatível.
O que achou das possíveis configurações da GTX 1180? Conte para a gente as suas primeiras impressões!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários