LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais rápido que WiFi: patente da Oppo indica desenvolvimento de celular com conexão LiFi

11 de agosto de 2020 2

O 5G é uma conexão que está caminhando a passos largos quando o assunto é velocidade de conexão, já temos diversos aparelhos por aí com ele e a Nokia inclusive deve lançar aparelhos básicos com essa tecnologia em breve. Entretanto uma outra conexão pode substituir até o Wi-Fi: o LiFi, que promete ser muito mais rápido e deve chegar primeiro aos celulares da chinesa Oppo.

Primeiro é preciso entender como o LiFi funciona, afinal ele não utiliza ondas de rápido como o Wi-Fi, mas sim a luz para transmitir dados por meio de uma lâmpada LED. De acordo com o Let'sGoDigital a fabricante está realmente interessada em aplicar a tecnologia em seus celulares, visto que uma patente encontrada pelo site indica que um celular com LiFi está sendo desenvolvido desde 2019.


A patente tem diversas imagens mas a que chama mais atenção é essa, onde sensores quadrados aparecem na área superior e traseira do celular e são destinados a recepção do sinal LiFi pela luz.

Além dessa, outra patente registrada na Organização Mundial da Propriedade Intelectual 3 dias após o arquivamento dessa primeira indica como a tecnologia funciona. De acordo com o documento, o LiFi apresenta uma latência menor e ainda permite taxas de velocidade até 100 vezes maiores que o Wi-Fi atual.

Wi-Fi e LiFi juntos?

Segundo a patente o LiFi é ideal para aumentar as velocidades de download, que são muito limitadas pelo Wi-Fi atualmente, dessa forma ele pode ser responsável pela velocidade de download enquanto a outra conexão se encarregaria do upload, visto que ambas podem ser utilizadas ao mesmo tempo.


Outra grande vantagem é que o LiFi consome menos energia e proporciona mais privacidade, visto que a luz utilizada por ele não se expande como as ondas de rádio, podendo ficar restrita a um cômodo ou local, evitando o acesso de hackers. Segundo testes realizados foi possível atingir até 10Gbps ou ainda 15Gbps utilizando lâmpadas personalizadas.

De qualquer forma, uma patente não indica exatamente que a Oppo deve lançar um celular com LiFi em breve, mas é interessante ver que ela está pesquisando e se esforçando para trazer algo novo.

Qual das conexões você prefere? LiFi ou Wi-Fi? Conte nos comentários!


2

Comentários

Mais rápido que WiFi: patente da Oppo indica desenvolvimento de celular com conexão LiFi
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista