LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nvidia GeForce RTX 3080 tem primeiros overclocks vazados; memórias atingem os 20Gbps

14 de setembro de 2020 2

A Nvidia tem sido o assunto do momento, não apenas pela recém-anunciada compra da ARM, com implicações gigantescas no mercado de smartphones e no mundo da tecnologia como um todo, como também pela nova família de GPUs GeForce RTX 3000. Equipadas com a arquitetura Ampere, a RTX 3070, a RTX 3080 e a RTX 3090 oferecem níveis de desempenho de cair o queixo, atingindo gameplay na resolução 8K a 60 FPS e superando com folga a linha RTX 2000 e suas rivais.

Com lançamento marcado para o próximo dia 17 de setembro, a GeForce RTX 3080 irá encabeçar a família de placas, prometendo ser capaz de manter jogos de peso rodando em 4K e média de 100FPS. No entanto, os testes reais feitos pela imprensa, que devem comprovar os números da fabricante, ainda estão sob embargo, devendo ser divulgados apenas no dia 16. Apesar disso, como cortesia do site VideoCardz, temos acesso aos primeiros detalhes sobre a capacidade de overclocking da nova GPU.

Curiosamente, as fabricantes têm enviado apenas modelos mais simples para testes, como a ASUS, que limitou o acesso de veículos à variante TUF Gaming, mais modesta que sua ROG Strix. Diante disso, a Founder's Edition da Nvidia pode se mostrar mais promissora do que as placas customizadas as quais já se tem acesso, devido a seu TDP mais alto: enquanto a GPU da própria Nvidia atinge os 370W, os modelos de parceiras se limitam aos 350W.

A RTX 3080 Founder's Edition (à esquerda) é capaz de atingir os 370W, enquanto modelos customizados já disponíveis se limitam a 350W.

Mesmo assim, os testes realizados ainda trazem excelentes resultados. O modelo customizado analisado pelas fontes do VideoCardz foi capaz de atingir respeitáveis 20,7Gbps na memória, contra os 19Gbps padrão, em um aumento de +70MHz na GPU e +850MHz na memória GDDR6X, anunciada pela Micron com capacidade de atingir os 21Gbps. Na prática, durante testes de estabilidade no TimeSpy Extreme, reproduzido por 8 minutos, é possível presenciar ganhos de cerca de 18% na taxa de quadros, indo de 86 FPS para 102 FPS.

O overclock (à direita) mostra ganhos de cerca de 18% na taxa de quadros, com as memórias rodando a impressionantes 10.352MHz.

Ainda é cedo para confirmar toda a capacidade da nova GPU, que só deve ter seu poder demonstrado no próximo dia 16, mas de toda forma já é possível termos uma noção do que esperar. Será interessante ainda ver como a família Ampere se posicionará contra as recém-confirmadas GPUs Radeon RX 6000 da AMD, que já tiveram um de seus modelos vazados com 16GB de memória GDDR6.


2

Comentários

Nvidia GeForce RTX 3080 tem primeiros overclocks vazados; memórias atingem os 20Gbps
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista